Berna Almeida II
06/03/2020
Quando a pessoa idosa não conseguir mais ser continente ou sua dificuldade em chegar ao banheiro a tempo for muito acentuada apesar de todas as adaptações, converse com a família sobre a possibilidade do uso de fraldas. Essa não deve ser, no entanto, a primeira medida do cuidador. Tente as outras já explicitadas.
A pessoa idosa com DA pode ter dificuldade inicial de aceitar a fralda.
Não a apresente como tal, diga-lhe que é uma nova peça do
vestuário, mais moderna e mais fácil de usar. Auxilie-o a colocar com naturalidade sem dar muita ênfase ou explicações. As justificativas não serão compreendidas, e falar muito sobre o assunto pode despertar uma atenção desnecessária no momento. Agir com naturalidade
como faz com outras peças do vestuário não despertará a atenção do idoso, que passará a incorporá-la com mais facilidade.
Fraldas com calça plástica são melhores porque fornecem uma proteção maior. Também já existem fraldas adequadas à incontinência urinária masculina, que são menos volumosas e causam menor estranhamento.
Há várias no mercado. Converse com a família, avalie o
custo e a adequação à pessoa de quem cuida.
As fraldas devem ser trocadas sempre que molhadas ou sujas, para evitar desconforto, assaduras, lesões na pele e odores desagradáveis.
Realizar higiene íntima nas trocas é importante para eliminar resíduos de fezes e urina. Lembre-se de que, nas mulheres, a higiene deve sempre ser feita no sentido vagina-ânus, para diminuir o risco de infecções.
A incontinência fecal é mais rara e ocorre nas fases mais avançadas da doença. A obstipação intestinal, ou prisão de ventre, é mais comum nas pessoas idosas em geral. Isso pode ser melhorado com a adoção de hábitos alimentares mais adequados. O cuidador deverá conhecer os hábitos intestinais do idoso de quem cuida, qual sua regularidade intestinal e utilizá-la como referência. Nunca
use laxantes sem falar previamente com o médico.
Alterações no hábito, consistência, odor e coloração das
fezes podem indicar outros problemas de saúde que deverão
ser investigados. Avise os familiares e o médico do
idoso se isso for observado.
FONTE: https://web.facebook.com/groups/356844134420305/search/?q=ABUSO%20A%20PESSOA%20IDOSA&_rdc=2&_rdr
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla