1 Sujeito chamado Alzheimer
A fonoaudiologia para idosos é fundamental para prevenir, amenizar ou reverter a perda da audição, dependendo do tipo e da gravidade. Além disso, ela pode corrigir e fortalecer os músculos da deglutição, que também sofrem alterações com o avanço da idade.
Independentemente de uma alteração na saúde ter surgido por um processo natural de envelhecimento ou por uma patologia, o fonoaudiólogo pode ser a chave para a solução do problema e a melhoria da qualidade de vida do paciente.
Benefícios da fonoaudiologia para os idosos
A fonoaudiologia é uma área da ciência da saúde que estuda e pesquisa a comunicação humana. O fonoaudiólogo é o profissional que irá trabalhar com os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) e com as funções responsáveis pela deglutição (engolir), respiração e mastigação.
Além de, desenvolver atividades voltadas à promoção e prevenção de saúde, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia. Atua também em ensino, pesquisa e consultoria.
Nesse sentido, ele é o profissional capacitado para diagnosticar, precocemente, diversas patologias relacionadas à comunicação, bem como iniciar um tratamento adequado para cada caso ou indicar um médico ou profissional especialista.
A perda auditiva, ocasionada pelo envelhecimento, por hereditariedade ou causada por lesões, leva o paciente a uma série de transtornos, como insegurança, isolamento, medo e incapacidade de interação. Dessa forma, a pessoa começa a duvidar das suas próprias habilidades, podendo desenvolver até uma depressão.
A fonoaudiologia auxilia na reabilitação auditiva, objetivando o desenvolvimento e/ou estimulação das habilidades de audição, por meio de treinos de discriminação, detecção, compreensão e reconhecimento de estímulos sonoros, com ou sem o auxílio de aparelhos que amplificam os sons.
Dessa forma, o fonoaudiólogo facilita o processo de reabilitação da comunicação.
Outros benefícios que a fonoaudiologia proporciona aos idosos:
1. Tratamento de problemas com deglutição
2. Fortalecimento das cordas vocais
3. Auxílio em doenças degenerativas
4. Terapia para pessoas que sofreram AVC
Alterações na capacidade de comunicação dos idosos
Os distúrbios na comunicação podem, muitas vezes, sinalizar para a existência de outros problemas mais graves, como os relacionados ao funcionamento anormal dos sistemas neurológico, psicológico, funcional e físico do idoso.
Em geral, essas alterações provocam dificuldades na fala, mastigação, sucção e deglutição. Esses podem ser sintomas de Alzheimer, Parkinson, AVC, câncer e paralisia cerebral. Dessa forma, é imprescindível um acompanhamento profissional para exames e o correto diagnóstico.
Nesse sentido, é fundamental saber identificar os principais transtornos que o envelhecimento natural pode causar na capacidade de comunicação e buscar ajuda, aos primeiros sinais, como os que seguem:
dificuldade ou incapacidade de distinguir ou escutar sons;
tosse após engolir e engasgos frequentes;
refluxo gastroesofágico;
rigidez nas articulações envolvendo a face e a boca;
tremores na voz;
variação no tom, na altura e no timbre da voz, ao falar.
Esses primeiros sintomas podem se agravar e gerar diversos distúrbios na voz, na fala e na capacidade de comunicação, em geral. Veja, a seguir, as alterações mais comuns!
Presbiofonia (envelhecimento da voz)
O envelhecimento afeta o sistema respiratório e provoca tensões e/ou flacidez musculares que podem gerar alteração vocal e impedir a emissão de uma voz natural.
Tais alterações podem ser facilmente solucionadas por meio de exercícios vocais, aliados a um estilo de vida saudável e a uma boa nutrição. Entretanto, o tratamento é mais eficiente quanto mais cedo for iniciado, sendo essenciais o acompanhamento de um médico e a realização de exames regulares para que os distúrbios na fala ou na audição sejam percebidos e tratados precocemente.
Disfagia (dificuldade para engolir alimentos)
Outro distúrbio que pode surgir com o avanço da idade se refere à deglutição. A dificuldade para engolir alimentos é afetada pelo sistema digestivo, podendo ser um sintoma do início de doenças mais graves, como Parkinson, Alzheimer, derrame, câncer e paralisia cerebral.
As pessoas com disfagia também podem apresentar complicações pulmonares, que ocorrem quando um alimento é desviado para o pulmão. Essa alteração pode gerar outras doenças e distúrbios, como:
asfixia;
desidratação;
desnutrição;
engasgo;
pneumonia;
sensação de alimento parado na garganta.
Distúrbios da motricidade oral
A motricidade oral se refere às funções dos músculos da face e da boca. Algumas mudanças funcionais ou anatômicas podem provocar anomalias, como atrofia dos músculos, ausência de dentes e prótese dentária mal ajustada, afetando assim, a fala, a mastigação e a deglutição.
Nesse caso, o tratamento fonoaudiológico pode ser realizado com o acompanhamento de um dentista, para auxiliar na reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais das regiões facial e bucal.
Como foi possível verificar ao longo deste artigo, a fonoaudiologia para idosos é imprescindível, por meio dela é possível detectar e prevenir diversos distúrbios, como a perda da audição e deficiências na comunicação. Nesse sentido, é muito importante buscar ajuda profissional aos primeiros sintomas para garantir um envelhecimento saudável, com uma melhor qualidade de vida.
https://web.facebook.com/groups/356844134420305/user/100092170643767/?__cft__[0]=AZW6fDwH39rS-3adH2REfhB5-MyfdvJmC9EhdmoMLNFOyPY2qxNgdIFGpQ10G7FjQx-2fXjYYdrTZk2qpZh1MdL6uynCcb33KUFAtPcfyP5WrVtRwG9r5zhObCpFcxYO2Pmm93nDpFlF61hLLlNB0pYQlxORQYJyBsNqVJ3v2OASA9rQfQrRrRp84Y0_ys1I4vcZ13w77dfS5ZvpftDCPbUuSGa0p-MqMmOXEKFxw82Zn2e2fTrxU6h_Ny4Vo5FLgT0&__tn__=-UC%2CP-R
FONTE: https://web.facebook.com/groups/356844134420305/search/?q=ABUSO%20A%20PESSOA%20IDOSA&_rdc=2&_rdr
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla