Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Câncer de Peritônio


O peritônio é uma membrana que reveste a parte interna da cavidade abdominal e recobre órgãos como o estômago e os intestinos. Toda essa camada é rica em vasos do sistema linfático, que funcionam como sistema de defesa do organismo.


Tipos de Câncer de Peritônio


- Primário: O câncer primário, ou seja, que começa no próprio peritônio é considerado raro, acometendo algo em torno de quatro ou cinco pessoas numa população de 100 mil. Ele se forma na própria membrana e se apresenta como dois tipos: o mesotelioma, um pouco mais comum; e o carcinoma primário do peritônio, mais raro.


- Secundário: É mais frequente que o tipo primário, se inicia em algum outro órgão - sobretudo intestino, ovário, útero, estômago, pâncreas – e posteriormente se implanta no peritônio, como metástases. Ele é conhecido como carcinomatose peritoneal.
 Diagnóstico

Ao se deparar com um caso de carcinomatose peritoneal, é preciso iniciar uma ampla investigação para tentar identificar onde a doença teve início, já que a grande maioria dos casos de tumores no peritônio são metástases de outros órgãos.


Caso não seja identificado o foco inicial da doença e havendo suspeita de um câncer primário do peritônio, então é realizado um método mais invasivo de diagnóstico, a laparoscopia com biópsia (retirada de fragmentos para exame com auxílio de uma câmera introduzida pelo umbigo).


Principais sintomas: Os sintomas da doença podem incluir dor abdominal, massa abdominal, aumento da circunferência abdominal, distensão do abdômen, ascite (líquido livre no abdômen), febre, perda de peso, fadiga, anemia e distúrbios digestivos.
 


A carcinomatose peritoneal é tratada, habitualmente, com quimioterapia por via venosa. Nos casos de implantes peritoniais de tumor mucinoso de apêndice ou ovário (Pseudomyxoma peritonei) e mesotelioma, a melhor forma de tratamento é a cirurgia citorredutora que consiste na retirada de tudo aquilo que é visível e na lavagem da cavidade abdominal por uma hora e trinta minutos com uma solução contendo quimioterápicos aquecida até 42ºC.


Essa modalidade de tratamento também pode ser usada para casos de carcinoma primário do peritônio, câncer no ovário e intestino grosso, na maioria das vezes, após quimioterapia venosa.


O Hospital A.C.Camargo é pioneiro na cirurgia citorredutora, associada à quimioterapia intraperitoneal hipertérmica. Iniciou esses procedimentos em 2001 tendo hoje, aproximadamente, 150 casos tratados com resultados iguais aos dos melhores centros de tratamento do mundo.


  • Fatores de Risco
  •   É difícil identificar fatores de risco em doenças raras. Mesmo assim, os carcinomas primários do peritônio costumam acometer mais mulheres em idade avançada.



    Em razão da raridade, não existe estratégia eficaz de prevenção.






    extraído:http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/peritonio/54/
    obs.conteúdo meramente informativo procure seu médico
    abs,
    Carla

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
    bjs, Carla