Será Natal???

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua
atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você. Há uma correria generalizada...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Que familiares e pessoas que  se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação se reconciliem.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
Natal é fraternidade...
Mas o Natal também é união...
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...
Gratidão!!!
abs.fraternos
Carla




quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Venda da Golden Cross para a Unimed Rio: saiba seus direitos

A partir de 1º de outubro, 160 mil clientes de todo Brasil serão atendidos pela nova operadora

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou na segunda-feira (23/9), a venda da carteira (grupo de consumidores) dos planos individuais/ familiares da Golden Cross para a Unimed Rio. Para o consumidor, isso significa que os serviços prestados pela Golden Cross, a partir de 1º de outubro, serão prestados pela Unimed Rio, mantendo os mesmos moldes do primeiro contrato. Segundo a ANS, essa era a condição para que transação fosse aprovada. 
 
Para o Idec, a possibilidade de livre negociação de carteiras de planos de saúde de operadoras “saudáveis”, sem que o consumidor seja consultado, é um desrespeito ao consumidor. Afinal, se o consumidor quisesse contratar outra operadora de plano de saúde que não a Golden Cross, teria feito desde o início, pois o consumidor também escolhe os serviços que contrata com base na confiança que ele tem no fornecedor. Todavia, a ilegalidade da prática de alienação de carteira não é um entendimento unânime entre advogados e juízes, havendo decisões em sentido contrário.
 
Em nota, a ANS esclareceu que o sistema Unimed é composto por cooperativas médicas independentes. Em caso de necessidade de utilização da rede de prestadores em outros estados, as operadoras podem optar por fazer intercâmbio com demais cooperativas do sistema ou podem fazer a contratação dos prestadores diretamente.
 
Contudo, a advogada do Idec Joana Cruz orienta que os clientes que não quiserem ser atendidos pela Unimed Rio podem, se preencherem os requisitos para tanto, pedir a portabilidade do planos de saúde. Para saber as regras e o caminho, acesse este Dicas e Direitos.  
 
Se você é cliente Golden Cross e não tiver seus direitos respeitados durante a migração, denuncie.(http://www.ans.gov.br/aans/central-de-atendimento/formulario-de-atendimento)
 
Consumidor, conheça as obrigações das operadoras de saúde que passam a atender os clientes de outra:
 
- Manter integralmente as condições vigentes dos contratos sem qualquer restrição de direitos ou prejuízo aos beneficiários;
- Não impor carências adicionais;
- Não alterar cláusulas de reajuste ou data do aniversário dos contratos;
- Manter a rede credenciada e, havendo alteração da rede credenciada ou referenciada, respeitar o que dispõe a Lei de Planos de Saúde (Lei nº 9656/98, art. 17): enviar carta aos consumidores com 30 dias de antecedência e substituir o prestador por outro equivalente;
- Não interromper a prestação do serviço de assistência médica hospitalar, principalmente para casos de internação ou tratamento continuado;
- Enviar correspondência aos consumidores comunicando a transferência da carteira.
 
Os contratos devem permanecer os mesmos, mudando apenas a empresa contratada, o restante deve permanecer igual: data e índice de reajuste, rede credenciada, regras de reembolso (se houver), etc. Assim, caso o consumidor tenha contrato antigo (anterior a janeiro de 1999, quando entrou em vigor a Lei 9.656/98), por exemplo, seu contrato assim permanece.
 
extraído: http://www.idec.org.br/em-acao/em-foco/venda-da-golden-cross-para-a-unimed-rio-para-os-clientes-nada-muda

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