Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SAMU | Conheça como funciona o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

SAMU | Conheça como funciona o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi criado no Brasil em 2004 como política nacional e está presente em 2.538 municípios de todos os estados do País. Atualmente, o SAMU atende mais de 137 milhões de pessoas, o que representa uma cobertura de cerca de 70,9% da população (IBGE 2012).
O socorro começa com a chamada gratuita feita para o número 192, que são recebidas por centrais de regulação e encaminhadas para os mais de 180 pontos de atendimento em todo o país. Porém, muitas dessas ligações são trotes.
No Distrito Federal, por exemplo, durante o mês de agosto, o SAMU-DF recebeu mais de 15 mil trotes, o que representa 18% do número total de ligações recebidas. Cada vez que uma equipe do SAMU é mobilizada para atender uma chamada falsa, além de atrapalhar o atendimento de alguém que realmente precisa, são gastos tempo e dinheiro sem necessidade. O número de telefone, 192, é para atender a situações de emergência, pessoas que realmente estejam precisando de atendimento imediato.
Samuzinho do DF conscientiza crianças sobre riscos dos trotes
Samuzinho – O Ministério da Saúde alerta que para combater os trotes ao SAMU 192 é necessário educar a população sobre o serviço. Por isso, o SAMU também se preocupa com a educação. O serviço possui um núcleo de educação permanente que leva o projeto Samuzinho às escolas das redes pública e privada.
O objetivo é conscientizar as crianças da importância do SAMU e com isso reduzir o número de trotes passados ao telefone 192. As equipes do Samuzinho utilizam vídeos, desenhos e teatro para mostrar para as crianças como é o trabalho do SAMU.
Conheça a Turma do Samuzinho, criada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para conscientizar as crianças sobre a importância do serviço.
Como utilizar o Samu 192 – Veja algumas orientações às pessoas que acionam o serviço em casos de emergência:
  • Manter-se próximo à vítima;
  • Tentar manter a calma;
  • Informar ao telefonista o endereço, ponto de referência, nome e idade do paciente;
  • Descrever com clareza o que aconteceu, o que o paciente está sentindo e responder às perguntas do médico;
  • Seguir as orientações passadas pelo médico.
Confira o vídeo do Canal Saúde sobre o funcionamento do SAMU:




obs. conteudo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.blog.saude.gov.br/samu-conheca-como-funciona-o-servico-de-atendimento-movel-de-urgencia/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=samu-conheca-como-funciona-o-servico-de-atendimento-movel-de-urgencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla