Será Natal???

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua
atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você. Há uma correria generalizada...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Que familiares e pessoas que  se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação se reconciliem.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
Natal é fraternidade...
Mas o Natal também é união...
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...
Gratidão!!!
abs.fraternos
Carla




terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia Nacional do Idoso | Cuidados para envelhecer bem e com saúde


Dia Nacional do Idoso | Cuidados para envelhecer bem e com saúde

Quem não gosta de sentar e escutar uma história bem antiga dos seus avós? Com o intuito de que os idosos vivam cada vez mais, alguns cuidados são necessários para envelhecer bem e com saúde, pois, a partir dos 50 anos de idade, o corpo humano já sofre mudanças no sistema imunológico, deixando o organismo menos resistente a algumas doenças.

O Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, foi instituído por meio da Lei nº11.433 em 2006. O objetivo da data é a promoção de eventos e ações que valorizem o idoso no Brasil. E engana-se quem pensa que envelhecer significa tédio. São incentivados aos idosos, cada vez mais, cuidados com a alimentação e hábitos saudáveis, como a prática de esportes, caminhadas e atividades artísticas.

A aposentada Mareline Costa, 62 anos, cuida da saúde e toma diversos cuidados na hora da alimentação. Para ela, a idade não é sinal de fraqueza. “Eu sou como o vento, adoro balançar. Vou a festas e bailes, gosto de dançar, de estar sempre em movimento e antenada com o mundo”, afirma. A aposentada se diverte também fazendo palavras cruzadas, navegando na internet e trabalhando em campanhas solidárias com crianças carentes, feitas por um grupo de mulheres em sua cidade.

A pedagoga modificou sua alimentação. Quando trabalhava o dia inteiro, não tinha hora certa para comer e nem conseguia se alimentar de forma saudável. “Hoje sou mais disciplinada. Dá para separar melhor os alimentos e preparar um bom café da manhã e almoço”, explica ela, que ensina os hábitos de alimentação saudável para os netos Isabela, de 7 anos, e Luis Eduardo, 2 anos. “Já diminui bastante a quantidade de café, refrigerantes, gorduras e de sal. Sempre gostei de saladas de verduras e legumes, então apenas aumentei a frequência desses alimentos durante meu dia”, afirma.

Ela realiza atividades físicas semanalmente. “Faço hidroginástica e aeróbica duas vezes por semana. Quando possível faço caminhada com o meu marido, que tem 72 anos. Controlo minha alimentação, pois ainda tenho muito que viver, aprender e participar”, afirma Mareline. As atividades físicas auxiliam no aumento do HDL (colesterol bom) e previnem o excesso de peso e diminuir o nível de gordura no sangue.

Cuidado com idosos – Existe um material de ajuda para quem não sabe cuidar de idosos e tem muitas dúvidas e também para os profissionais, que já têm experiência na área. O Guia Prático do Cuidador é um manual que traz noções práticas de cuidados com idosos para profissionais e também para leigos. Essa cartilha é distribuída desde 2008 pelo Ministério da Saúde em coordenações estaduais de saúde do idoso em todas as cidades brasileiras, escolas técnicas em saúde do SUS e ONGs. Confira nele algumas dicas de como agir em casos de crises, convulsões, quedas e outros.

O Ministério e a Saúde do Idoso – A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa foi criada em 2006, através da Portaria n° 2528, e direciona medidas coletivas e individuais de saúde para população idosa trabalhando em parceria com o Sistema Único de Saúde. Um dos objetivos é promover a recuperação e independência dos idosos.

Com o intuito de estimular hábitos de vida saudáveis, o Ministério da Saúde criou o Programa Academia da Saúde. O objetivo do programa é criar espaços adequados para a prática de atividade física, oficinas de artes cênicas, danças, palestras, práticas artísticas e culturais, orientação nutricional e outras ações que promovam qualidade de vida e também a prevenção e detecção precoce de doenças crônicas não transmissíveis.
Das causas de mortalidade de idosos no Brasil, estão em evidência as doenças infecciosas e parasitárias, doenças endócrinas nutricionais e metabólicas, doenças do sistema digestivo, do aparelho respiratório e do aparelho circulatório. O país enfrenta novos desafios, como o aumento da demanda de serviços de atenção à saúde básica em resposta ao crescente envelhecimento da população.

Vida Saudável – O Ministério do Esporte também se preocupa com a saúde do idoso. Por isso, criou o programa Vida Saudável, que visa à melhoria da qualidade de vida da população da terceira idade, sem abrir mão do atendimento a pessoas com deficiência ou necessidades especiais. O programa tem atividades sistemáticas de oficinas de esporte, dança, ginástica, teatro, música, orientação à caminhada, capoeira e outras dimensões da cultura regional. O objetivo do Vida Saudável é democratizar o lazer e o esporte recreativo para promover a saúde e o envelhecimento bem sucedido.

Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde

obs. conteúdo meramente informativo consulte seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.blog.saude.gov.br/dia-nacional-do-idoso-cuidados-para-envelhecer-bem-e-com-saude/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+gov%2Fsaude+%28Blog+da+Sa%C3%BAde%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla