Powered By Blogger

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia Nacional do Idoso | Cuidados para envelhecer bem e com saúde


Dia Nacional do Idoso | Cuidados para envelhecer bem e com saúde

Quem não gosta de sentar e escutar uma história bem antiga dos seus avós? Com o intuito de que os idosos vivam cada vez mais, alguns cuidados são necessários para envelhecer bem e com saúde, pois, a partir dos 50 anos de idade, o corpo humano já sofre mudanças no sistema imunológico, deixando o organismo menos resistente a algumas doenças.

O Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, foi instituído por meio da Lei nº11.433 em 2006. O objetivo da data é a promoção de eventos e ações que valorizem o idoso no Brasil. E engana-se quem pensa que envelhecer significa tédio. São incentivados aos idosos, cada vez mais, cuidados com a alimentação e hábitos saudáveis, como a prática de esportes, caminhadas e atividades artísticas.

A aposentada Mareline Costa, 62 anos, cuida da saúde e toma diversos cuidados na hora da alimentação. Para ela, a idade não é sinal de fraqueza. “Eu sou como o vento, adoro balançar. Vou a festas e bailes, gosto de dançar, de estar sempre em movimento e antenada com o mundo”, afirma. A aposentada se diverte também fazendo palavras cruzadas, navegando na internet e trabalhando em campanhas solidárias com crianças carentes, feitas por um grupo de mulheres em sua cidade.

A pedagoga modificou sua alimentação. Quando trabalhava o dia inteiro, não tinha hora certa para comer e nem conseguia se alimentar de forma saudável. “Hoje sou mais disciplinada. Dá para separar melhor os alimentos e preparar um bom café da manhã e almoço”, explica ela, que ensina os hábitos de alimentação saudável para os netos Isabela, de 7 anos, e Luis Eduardo, 2 anos. “Já diminui bastante a quantidade de café, refrigerantes, gorduras e de sal. Sempre gostei de saladas de verduras e legumes, então apenas aumentei a frequência desses alimentos durante meu dia”, afirma.

Ela realiza atividades físicas semanalmente. “Faço hidroginástica e aeróbica duas vezes por semana. Quando possível faço caminhada com o meu marido, que tem 72 anos. Controlo minha alimentação, pois ainda tenho muito que viver, aprender e participar”, afirma Mareline. As atividades físicas auxiliam no aumento do HDL (colesterol bom) e previnem o excesso de peso e diminuir o nível de gordura no sangue.

Cuidado com idosos – Existe um material de ajuda para quem não sabe cuidar de idosos e tem muitas dúvidas e também para os profissionais, que já têm experiência na área. O Guia Prático do Cuidador é um manual que traz noções práticas de cuidados com idosos para profissionais e também para leigos. Essa cartilha é distribuída desde 2008 pelo Ministério da Saúde em coordenações estaduais de saúde do idoso em todas as cidades brasileiras, escolas técnicas em saúde do SUS e ONGs. Confira nele algumas dicas de como agir em casos de crises, convulsões, quedas e outros.

O Ministério e a Saúde do Idoso – A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa foi criada em 2006, através da Portaria n° 2528, e direciona medidas coletivas e individuais de saúde para população idosa trabalhando em parceria com o Sistema Único de Saúde. Um dos objetivos é promover a recuperação e independência dos idosos.

Com o intuito de estimular hábitos de vida saudáveis, o Ministério da Saúde criou o Programa Academia da Saúde. O objetivo do programa é criar espaços adequados para a prática de atividade física, oficinas de artes cênicas, danças, palestras, práticas artísticas e culturais, orientação nutricional e outras ações que promovam qualidade de vida e também a prevenção e detecção precoce de doenças crônicas não transmissíveis.
Das causas de mortalidade de idosos no Brasil, estão em evidência as doenças infecciosas e parasitárias, doenças endócrinas nutricionais e metabólicas, doenças do sistema digestivo, do aparelho respiratório e do aparelho circulatório. O país enfrenta novos desafios, como o aumento da demanda de serviços de atenção à saúde básica em resposta ao crescente envelhecimento da população.

Vida Saudável – O Ministério do Esporte também se preocupa com a saúde do idoso. Por isso, criou o programa Vida Saudável, que visa à melhoria da qualidade de vida da população da terceira idade, sem abrir mão do atendimento a pessoas com deficiência ou necessidades especiais. O programa tem atividades sistemáticas de oficinas de esporte, dança, ginástica, teatro, música, orientação à caminhada, capoeira e outras dimensões da cultura regional. O objetivo do Vida Saudável é democratizar o lazer e o esporte recreativo para promover a saúde e o envelhecimento bem sucedido.

Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde

obs. conteúdo meramente informativo consulte seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.blog.saude.gov.br/dia-nacional-do-idoso-cuidados-para-envelhecer-bem-e-com-saude/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+gov%2Fsaude+%28Blog+da+Sa%C3%BAde%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla