Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Você sabe como é realizada a Radioterapia?

O tratamento radioterápico é geralmente administrado como uma série de tratamentos individuais, liberando uma pequena dose de radiação por dia ao longo de várias semanas.

A maioria dos pacientes fazem cinco tratamentos por semana, ou seja, um tratamento por dia , de segunda a sexta-feira, com uma pausa no fim de semana. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode ser administrado mais do que uma vez por dia ou durante o fim de semana. Geralmente, o tratamento dura entre uma e sete semanas.

As doses individuais de radioterapia são frequentemente denominadas de frações. No entanto, o termo sessões pode ser utilizado para indicar o número de vezes que será necessário ir ao serviço de radioterapia para a realização do tratamento. Muitas vezes esse termo é mais utilizado, porque é possível ter várias frações de tratamento numa única ida ao hospital.

O número de frações ou idas ao serviço de radioterapia dependerá do tipo de tumor a ser tratado e do objetivo do tratamento. Se a radioterapia é realizada para aliviar os sintomas, ao invés de curar o câncer, geralmente são necessárias menos sessões.

A radiação é liberada por um equipamento chamado acelerador linear. A maioria dos aceleradores lineares tem um gantry, que é a cabeça do equipamento. Esse gantry tem um dispositivo denominado colimador, que dá forma ao feixe de radiação, de modo que ele se adapte à forma do tumor a partir de um determinado ângulo. Durante o tratamento, o gantry se moverá em torno de você para liberar a dose de radiação prescrita no volume alvo. O feixe de radiação não é visível a olho nu, você não o verá quando ele sair do gantry.

O primeiro tratamento poderá demorar um pouco mais, pois será acompanhado pelo dosimetrista e algumas vezes pelo físico médico, que acompanharão o técnico de radioterapia no seu posicionamento, comparando com imagens realizadas durante o planejamento de tratamento se tudo está exatamente conforme o planejado. No entanto, os tratamentos subsequentes, serão mais rápidos.








 p.s: eu sendo posicionada na mesa para ser irradiada.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-tratamento/4624/698/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla