quinta-feira, 3 de abril de 2014

Marcadores Tumorais Séricos para Diagnóstico do Câncer de Sítio Primário Desconhecido


Alguns tipos de tumores liberam certas substâncias na corrente sanguínea, que são conhecidas como marcadores tumorais. Existem muitos marcadores tumorais, mas apenas alguns deles são úteis para diagnosticar a origem de um câncer, como:


  • Antígeno Específico da Próstata (PSA) - Um alto nível de PSA em homens sugere que o câncer tenha se iniciado na glândula.

  • CA-125 - Um alto nível desse marcador sugere um câncer primário de ovário, trompas de Falópio ou de peritônio.

  • Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG) - Altos níveis de HCG sugerem um tumor de células germinativas, um tipo de câncer que pode começar nos testículos, ovários, mediastino ou retroperitônio.

  • Alfa-fetoproteína (AFP) – Esta substância é produzida por alguns tumores de células germinativas, assim como de alguns cânceres que começam no fígado.

  • Cromogranina A (CgA) - Os níveis da CgA podem aumentar na presença do câncer neuroendócrino.

  • CA 19-9 - Altos níveis desse marcador tumoral sugerem que o câncer começou nos dutos pancreáticos ou das vias biliares.


Há muitos outros marcadores tumorais, mas eles são menos úteis em pacientes com câncer de sítio primário desconhecido porque seus níveis se alteram para diferentes neoplasias. Por exemplo, o antígeno carcinoembrionário (CEA) pode aumentar na presença de um adenocarcinoma de qualquer tipo de câncer. Câncer de cólon, pulmão, ovário, pâncreas, estômago e muitos outros podem ser adenocarcinomas e fazer com que o nível de do marcador aumente.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/marcadores-tumorais-sericos-para-diagnostico-do-cancer-de-sitio-primario-desconhecido/5043/679/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla