Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de abril de 2014

A Equipe Multidisciplinar no Serviço de Radioterapia

A radioterapia é administrada por uma equipe multidisciplinar, composta por diversos especialistas altamente qualificados, cada um responsável por diferentes cuidados e demandas de cada paciente. Alguns dos membros típicos dessa equipe são listados abaixo, mas, dependendo das necessidades de tratamento de cada paciente, outros especialistas podem ser convidados a se juntar à equipe:
  • Médico Oncologista

É o médico que irá ajudá-lo a decidir o rumo de seu tratamento. Ele solicitará os exames necessários para analisar a atual situação da doença, as condições do tratamento e sua resposta e a evolução do seu caso.  Se determinada terapia não se aplicar mais ao seu caso, o oncologista irá discutir com você quais as melhores opções para continuar o tratamento.

É de extrema importância que você informe o seu oncologista se está tendo novos sintomas ou algum efeito colateral em decorrência do tratamento, assim como de todas as medicações, suplementos ou tratamentos complementares que você está recebendo.

Caso você necessite de radioterapia, ele o encaminhará ao radioterapeuta. Mas, você também poderá ser acompanhado pelo oncologista clinico durante o tratamento radioterápico, principalmente, se estiver realizando quimioterapia simultaneamente.

  • Radioterapeuta

É o médico que se especializa no uso da radiação para o tratamento do câncer. O radioterapeuta é quem prescreve, planeja e direciona o tratamento radioterápico.  Ele é o responsável em decidir qual o tipo de feixe de radiação, técnica de tratamento a ser utilizada e dose de radiação a ser administrada a cada paciente.

  • Físico Médico

O físico médico trabalha estreitamente em colaboração com o radioterapeuta no planejamento do tratamento radioterápico de cada paciente. Ele é o responsável pela determinação dos melhores ângulos de incidência dos feixes de radiação, pela exata localização do volume alvo do tumor a ser irradiado, pelas confecção das curvas de distribuição de dose, pela execução dos cálculos da dose determinada pelo radioterapeuta, e pela determinação do tempo de cada tratamento.

É o físico também que  executa as medidas de segurança nos equipamentos e determina a taxa de dose absorvida de cada equipamento radioterápico, bem como todos os parâmetros dosimétricos necessários para o cálculo da dose de cada paciente, assegurando a dose correta no volume alvo do tumor, minimizando os efeitos da radiação sobre os tecidos normais adjacentes.

O físico médico também tem uma relação estreita com o dosimetrista, orientando-o quanto ao posicionamento diário do paciente, bem como o uso de acessórios especiais de cada paciente.

O físico médico também executa verificações diárias de controle de garantia da qualidade de todos os equipamentos disponíveis no serviço de radioterapia, garantindo o bom e correto funcionamento do serviço.

Você nunca terá contato com o físico, pois ele sempre trabalha nos bastidores.

  • Dosimetrista

O dosimetrista trabalha em estreita colaboração com o oncologista e com o físico médico no planejamento do tratamento de cada paciente. Ele é o elo entre o setor de planejamento, a sala de moldes e o técnico que executa o tratamento no dia a dia. O dosimetrista é o responsável por levar tudo que foi cuidadosamente planejado ao técnico, permitindo o sucesso do tratamento.

  • Técnico de Radioterapia

O técnico de radioterapia é aquele que executa o tratamento, orientado pelo dosimetrista. Eles tem papel importante no tratamento radioterápico, pois são eles que operam os equipamentos de radioterapia. Ele que posiciona diariamente o paciente a cada tratamento garantindo o sucesso do tratamento planejado. Semanalmente ele realiza imagens de verificação para confirmar o posicionamento, que são visualizadas pelo radioterapeuta. Sempre que necessário ele conta também com a orientação do físico médico.

  • Enfermeiro Oncológico

O enfermeiro oncológico é um profissional especializado em atendimento de pacientes com câncer. Ele pode ter vários papéis, mas, na maioria das vezes, é o profissional que administra os medicamentos de suporte e cuidado.

Algumas clínicas de radioterapia têm enfermeiros que dão informações sobre os efeitos do tratamento e os possíveis efeitos colaterais. Eles também podem dar conselhos sobre cuidados da pele e medicamentos para controlar os efeitos colaterais .

Assim como você relata ao seu médico, é importante relatar também ao enfermeiro oncológico sobre os novos sintomas e efeitos colaterais das medicações que recebe.

  • Radiologista

O radiologista é o médico especialista na interpretação dos exames de imagem. Eles analisam os scans junto com o oncologista clínico e discutem com o radioterapeuta o planejamento do tratamento.

  • Técnico de Radiologia

Os técnicos de radiologia operam os equipamentos do setor de radiologia e tem um papel importante no tratamento radioterápico, pois trabalham em estreita colaboração com os radiologistas e muitas vezes com o físico médico.

Eles operam as máquinas de diagnóstico por imagem e posicionam os pacientes para os exames de diagnóstico, utilizados no planejamento do tratamento.

  • Pessoal da Sala de Moldes

Estes podem ser técnicos em radiologia especialmente treinados. Eles fazem moldes e máscaras, que às vezes são necessários para ajudar uma pessoa a ficar imobilizada durante o tratamento radioterápico. Os moldes e máscaras são geralmente confeccionados em uma sala de moldes.

  • Nutricionista

A nutrição é um aspecto importante a ser considerado durante o tratamento do câncer. Uma alimentação saudável ajuda a manter uma boa qualidade de vida e alivia os sintomas que o tratamento pode causar em alguns pacientes. É função do nutricionista participar desse processo junto com a equipe multiprofissional para otimizar o tratamento do paciente com câncer.

  • Fonoaudiólogo

Se a radioterapia está sendo administrada na região da boca e/ou pescoço, pode afetar temporariamente a fala. Um fonoaudiólogo estará envolvido na sua recuperação e poderá lhe dar conselhos e apoio, se você tiver problemas de fala ou de deglutição.

  • Assistente Social

Os assistentes sociais podem dar orientações sobre os problemas não médicos, como apoio prático e ajuda financeira. Você pode pedir para ver uma assistente social, se você acha que isso seria útil.

  • Fisioterapeuta

Alguns pacientes podem precisar do acompanhamento de um fisioterapeuta durante o tratamento radioterápico. Às vezes são necessários a realização de exercícios para ajudar a prevenir a rigidez muscular e articular ou mesmo prevenir um linfedema.

  • Psicólogos

Suporte psicológico ajuda muito na recuperação de um paciente de câncer. Tristeza e angústia são reações normais nesse tipo de pacientes, mas, não só os pacientes senão também seus familiares experimentam diferentes níveis de estresse e de perturbação emocional.

O importante é encontrar caminhos que permitam enfrentar o problema da melhor maneira possível, isto é, com segurança, confiança, vontade de vencer e paciência. O psicólogo está preparado para realizar essa função.

  • Odontologista

Os pacientes que receberão tratamento contra o câncer devem visitar o dentista a fim de eliminar possíveis focos de infecção, prevenindo assim complicações durante o tratamento. É muito importante que, além das consultas regulares, você converse com seu dentista caso perceba qualquer alteração em sua boca como, por exemplo, feridas, inchaço, ou qualquer anormalidade, para determinar a real causa do problema e assim poder iniciar tratamento, se necessário.

  • Equipe de Cuidados Paliativos

As equipes de cuidados paliativos muitas vezes apoiam os pacientes que estão em tratamento para controlar o câncer, em vez de curá-lo. Eles podem ajudar a controlar os sintomas, decorrentes dos efeitos colaterais do tratamento ou da doença.
 
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/equipe-multidisciplinar/4618/698/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla