Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Abordagem dos Exames para Câncer de Sítio Primário Desconhecido



Com base na classificação e localização do câncer metastático, o médico decide quais exames devem ser realizados. Por exemplo, uma neoplasia maligna pouco diferenciada pode ser estudada para tentar classificá-la mais precisamente como um melanoma, linfoma, sarcoma, carcinoma de pequenas células, tumor de células germinativas, etc. A classificação e localização também ajudará o médico a decidir que outros exames de imagem poderão ser úteis na procura do sítio primário.


Algumas das formas mais comuns em que o câncer de sítio primário desconhecido pode manifestar-se são:


  • Câncer nos Gânglios Linfáticos no Pescoço

O tumor que se espalhou para os gânglios do pescoço geralmente vem de cânceres de boca, garganta, seios paranasais, glândulas salivares, laringe, tireoide ou pulmão. Os exames serão feitos para avaliar detalhadamente sinais nessas áreas que indiquem onde o câncer pode ter se iniciado.


A maioria dos cânceres de boca, garganta e laringe são carcinomas de células escamosas. O câncer de pulmão e dos seios paranasais podem ser carcinomas de células escamosas ou adenocarcinomas. O câncer de glândulas salivares é muitas vezes um tipo de adenocarcinoma. O câncer de tireoide pode se espalhar para os linfonodos do pescoço, quando se tem um aspecto semelhante ao tecido tireoidiano normal, é fácil saber onde ele começou.

A base da língua, da garganta e da laringe não é visualizada facilmente. A faringoscopia e laringoscopia indireta usam pequenos espelhos para visualizar essas áreas. Um laringoscópio de fibra óptica pode também ser usado para visualizar essas áreas, inclusive regiões mais profundas na garganta, se necessário.

Se o câncer se iniciou na região da cabeça e pescoço, boca, garganta, laringe, esôfago, traqueia ou brônquios será realizada uma panendoscopia, com o paciente sob anestesia geral.

Os exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou PETscan dos seios da face e pescoço podem ser realizados para procurar pequenos tumores que se espalharam para os linfonodos do pescoço.

A tomografia computadorizada de tórax e broncoscopia são utilizadas para diagnosticar uma suspeita de câncer de pulmão. O ultrassom ou tomografia computadorizada podem ser realizados para detectar câncer de tireoide.


  • Adenocarcinoma em Linfonodos da Axila


Como a maioria dos tipos de câncer que se dissemina para os linfonodos axilares em mulheres são de câncer de mama, um exame físico completo da mama sempre é realizado. Em seguida, são solicitados exames de imagem, como mamografia e ultrassom. Se não for encontrado nenhum tumor, pode ser solicitada uma ressonância magnética.

Os exames de laboratório das células tumorais podem determinar se elas têm receptores de estrogênio e/ou progesterona. Esses receptores são encontrados frequentemente no câncer de mama, e podem confirmam o diagnóstico de câncer de mama.

Se o diagnóstico de câncer de mama não for confirmado, os exames serão direcionados para o câncer de pulmão, que é a causa mais comum da disseminação da doença para os linfonodos axilares, tanto para homens como para mulheres.


  • Câncer nos Gânglios Linfáticos da Virilha



Os locais mais prováveis desses cânceres são a vulva, vagina, colo do útero, pénis, pele das pernas, ânus, reto ou bexiga. 


  1. Em mulheres: exame de Papanicolaou e exame pélvico - Verificar se os ovários estão aumentados. CA-125 e exame de sangue podem ser feitos para ver se o câncer de ovário está presente.
  2. Em homens: exame físico do pênis e escroto. E exame de sangue e antígeno específico da próstata (PSA) para verificar se o câncer de próstata pode estar presente.
  3. Em homens e mulheres: proctoscopia, exame de pele, exame microscópico de urina, e tomografia computadorizada abdominal e pélvica podem ser realizados. Se houver sintomas urinários ou vestígio de sangue na urina, pode ser realizada uma cistoscopia.

  • Câncer na Cavidade Pélvica


Os ovários e trompas de falópio são a origem mais provável de um câncer que se disseminou para essa região, mas o câncer de mama, pulmão ou do trato digestivo também podem se disseminar para a cavidade pélvica. O exame CA-125 pode ajudar a determinar o tumor primário. Exames de imagem, como a tomografia computadorizada do abdome e pelve também são úteis.

A maioria dos cânceres que começa no peritônio parece e se comporta como um câncer de ovário, inclusive aumentando o nível do CA-125. Estes cânceres são chamados de carcinoma peritoneal primário e tratados como câncer de ovário.


  • Câncer no Retroperitônio ou Mediastino



Os tumores de células germinativas são um dos tipos de câncer que podem se iniciar nestes locais, especialmente em pessoas mais jovens. A maioria dos tumores de células germinativas se desenvolve a partir de células germinativas das gônadas, mas às vezes, se iniciam em outras partes do corpo, incluindo o mediastino.

Os resultados das análises de sangue e das células cancerígenas para alfa-fetoproteína (AFP) e gonadotrofina coriônica humana (HCG) podem ser positivas em tumores de células germinativas. Os estudos citogenéticos ou moleculares podem também encontrar alterações cromossômicas com diagnóstico de tumor de células germinativas.

Em homens mais jovens, com níveis anormais de AFP e/ou HCG, pode ser realizado um ultrassom do testículo para verificar a possibilidade do câncer ter começado nesse local. 

Tomografias de tórax, abdome e pelve são normalmente realizadas para tentar excluir outros tipos de cânceres, como o câncer de pulmão. Nas mulheres, os exames podem ser feitos para ver se a doença começou na mama ou nos ovários.

É importante identificar os tumores de células germinativas, porque muitas vezes eles respondem bem a certas combinações de drogas quimioterápicas com bons resultados, inclusive com casos de cura.


  • Melanoma nos Linfonodos

Um exame minucioso da pele, unhas e outras superfícies do corpo, como o olho e o interior da boca são necessários para avaliar o melanoma primário. Alguns melanomas primários que já se espalharam podem ser muito pequenos ou parecerem pintas normais para um médico inexperiente.

O tratamento depende se o melanoma se espalhou só para os gânglios linfáticos ou também para órgãos internos. Radiografias de tórax e tomografia computadorizada da cabeça, tórax e abdome e exames de sangue geralmente são realizados para verificar se a doença pode ser encontrada em outros locais corpo.


  • Câncer em Outros Locais



O principal objetivo de determinar a origem de um câncer de sítio primário desconhecido é saber o tipo de câncer para determinar assim seu tratamento. Alguns dos tipos de câncer mais importantes para identificar incluem tireoide, mama e próstata:


  1. Tireoglobulina - Pode identificar muitos tipos de câncer da tireoide, que são tratados de forma eficaz com injeções de iodo radioativo.
  2. Receptores de estrogênio e progesterona - Podem ajudar a identificar o câncer de mama que contêm esses receptores, podem ser tratados com terapia hormonal.
  3. Antígeno específico da próstata (PSA) - Pode identificar o câncer de próstata, que pode ser tratado com terapia hormonal.


Os cânceres neuroendócrinos bem diferenciados algumas vezes podem aparecer como metástases hepáticas. A origem pode ser o pâncreas, o trato gastrointestinal ou raramente os pulmões. Esses cânceres tendem a ser de crescimento lento e podem responder ao tratamento com medicamentos.

Um tipo de neoplasia maligna pouco diferenciada chamado carcinoma de pequenas células ou carcinoma neuroendócrino pouco diferenciado pode se desenvolver nos pulmões e com menos frequência, em outros órgãos. Alguns destes tumores geralmente respondem a certas combinações de quimioterapia, embora sejam susceptíveis de recidiva.


p.s:Câncer nos Gânglios Linfáticos no Pescoço o que tive foi este. Amanhã é o DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/abordagem-dos-exames-para-cancer-de-sitio-primario-desconhecido/5046/679/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla