Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Conheça nossos 5 Tipos de Memórias e Sua Relação com o Alzheimer -

tipos de memórias e sua relação com o alzheimer


Sempre falamos na memória como se ela fosse uma só, não é mesmo? Mas você sabia que existem 5 tipos diferentes de memórias? Elas variam de acordo com o tipo de recordação ou funções que ajudam nosso cérebro a exercer.

Confira abaixo quais são todos esses tipos e qual a relação deles com a Doença de Alzheimer:

1 – Curto prazo

Só pelo nome já é possível saber que se trata de fatos que aconteceram recentemente, certo? Imagine que você procure um número telefônico na lista, memoriza, e vai fazer a ligação. Quem entra em ação nesse caso é a memória recente, e é provável que você esqueça essa informação depois – algo que é normal, não tendo relação com o Alzheimer.

2 – Periódica

A memória periódica está relacionada a algum período específico de nossas vidas. Mesmo depois de muito tempo, somos capazes de nos lembrar de detalhes de algum acontecimento marcante. Isso acontece porque você guardou esse período por causa de sua importância.



3 – Operativa

É a memória conhecida como “automática”. Ela é responsável, por exemplo, por você não se esquecer de como andar de bicicleta. As informações ficam armazenadas no cérebro e permitem inclusive que façamos duas coisas ao mesmo tempo, como conversar e dirigir. Pode ser afetada com o avanço do Alzheimer.

4 – Semântica

É a memória relativa aos significados. Quando você vê uma maçã, automaticamente sabe que trata-se de uma fruta e que se chama maçã. O Alzheimer afeta esse tipo de memória. Portanto, caso algum familiar ou amigo mostre dificuldades em se lembrar de nomes de objetos comuns, é uma boa ideia procurar a ajuda de um médico.

5 – Prospectiva

Esta é a memória ligada a eventos futuros. Se você tem um compromisso e não anota na agenda, significa que estará usando sua memória prospectiva para lembrar dele. Essa memória é considerada frágil, portanto, não se lembrar de um evento futuro pode ser um simples esquecimento sem relações com o Alzheimer.

Antigamente, achava-se que não era possível treinar o cérebro para ter uma boa memória. Hoje, sabe-se que isso é muito válido e importante. Além de ajudar nas suas atividades diárias, fazer “ginástica” com o cérebro é um fator de proteção contra o Alzheimer.

Na plataforma de ensino do Alzheimer360 você encontra dezenas de dicas sobre estimulação do cérebro para prevenir e frear o avanço do Alzheimer. Conheça e faça parte dessa comunidade que cresce a cada dia!

 Os artigos publicados pelo Alzheimer360 têm o intuito de divulgar informações sobre os avanços de estudos relacionados ao Alzheimer pelo mundo. Este artigo apresenta pesquisas e testes preliminares que ainda não tiveram sua eficácia comprovada no tratamento/prevenção da doença.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://alzheimer360.com/5-tipos-de-memoria-alzheimer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla