Powered By Blogger

terça-feira, 16 de maio de 2017

Prevenir e tratar a Osteoporose em cinco passos

Segunda, 15 de Maio de 2017 |

https://www.bancodasaude.com/cdn/press/

Fonte de imagem: Medicsupply

Estes cinco aspetos são fundamentais para tratar da saúde dos ossos.

A osteoporose é uma doença óssea sistémica, por vezes silenciosa, mas quase sempre com um impacto direto e negativo na qualidade de vida das pessoas que afeta.

A prevenção é a palavra de ordem e os cuidados devem começar cedo, mesmo quando a saúde dos ossos não é ainda uma preocupação. Porém, independentemente da idade – mas especialmente quando os primeiros sinais começam a surgir – existem cinco fatores a ter em conta para prevenir e até mesmo tratar a doença, diz o site Food Matters.

Um desses aspetos diz respeito às hormonas. Embora pouco ou nada se possa fazer no que diz respeito ao sistema hormonal (uma vez que depende de um sem número de fatores), é importante manter os níveis equilibrados, visto que as flutuações de estrogénio afetam a quantidade de cálcio nos ossos, ‘expulsado-o’. Alguns tratamentos à base de estrogénio podem ser a solução mais eficaz, mas somente após uma avaliação médica é possível saber se é ou não a terapia mais indicada, pois existem alguns riscos associados como o aparecimento de cancro da mama e/ou ovário.

Por desempenhar um papel determinante no depósito de cálcio que o organismo tem, a vitamina D é um outro fator a ter em conta na hora de prevenir ou tratar a doença, sendo, por isso, importante manter a exposição solar diária (desde que protegida) e também a ingestão de alimentos ricos neste micronutriente, como é o caso dos ovos ou peixes gordos. A toma de suplementos pode ser também um alternativa, mas, mais uma vez, é importante procurar um aconselhamento médico.

E por falar em alimentos, a dieta é um outro aspeto determinante. Como não poderia deixar de ser, a alimentação saudável é uma das aliadas da boa saúde dos ossos, devendo-se apostar em alimentos ricos em cálcio, vitamina D, ácidos gordos ómega 3 e numa alimentação variada e equilibrada, de forma a que o peso se mantenha saudável. Sim, o excesso de peso é um dos maiores inimigos dos ossos.

De acordo com a publicação, a atividade física é um dos aspetos mais importantes para a boa saúde dos ossos, incluindo-se aqui os exercícios de elevado impacto, como a corrida. Porém, é importante salientar que o exercício faz bem aos ossos quando existe uma preocupação com a saúde muscular, pois só quando o músculo está tonificado é que o ossos está devidamente protegido.

O contacto e ingestão de toxinas também potencia a má saúde óssea, podendo mesmo agravar a osteoporose.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.bancodasaude.com/noticias/prevenir-e-tratar-a-osteoporose-em-cinco-passos/

Autor
Notícias ao MinutoReferência

Daniela Costa Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla