Powered By Blogger

terça-feira, 16 de maio de 2017

Descoberto fator que desencadeia Doenças Autoimunes

Segunda, 15 de Maio de 2017


https://www.bancodasaude.com/cdn/press/


Fonte de imagem: New Scientist

Uma equipa de investigadores descobriu um fator que desencadeia as doenças autoimunes como a doença de Crohn, esclerose múltipla e lúpus.

O achado efetuado no âmbito de um estudo conduzido pela organização Saúde Nacional Judaica, EUA, ajuda também a perceber porque é que aquele tipo de doenças afeta mais as mulheres do que os homens e poderá conduzir a um alvo terapêutico para prevenir as doenças autoimunes nos humanos. 

A equipa de investigação daquela instituição tinha anteriormente efetuado um estudo, liderado por Philippa Marrack, diretora de Ciências Biomédicas, em que identificou um subtipo de células B (as células B desempenham um papel nas doenças autoimunes) que se acumulam em pacientes autoimunes, em ratinhos fêmea idosas e autoimunes. 

A equipa denominou este subtipo de células de Células B Associadas ao Envelhecimento ou ABC. Estudos subsequentes demonstraram que o fator de transcrição T-bet desempenha um papel fundamental no surgimento das células ABC. 

Os fatores de transcrição ligam-se ao ADN dentro das células e causam a expressão de um ou mais genes. Os investigadores consideram que o T-bet aparece dentro das células quando uma combinação de recetores na superfície das células B – TLR7, interferon gama e o recetor da célula B – são estimulados. 

No novo estudo “os nossos achados confirmam que as Células B Associadas ao Envelhecimento (ABC) desencadeiam a doença imunitária”, avançou Kira Rubtsova, instrutora de Ciências Biomédicas na Saúde Nacional Judaica. 

“Demonstrámos que o fator de transcrição T-bet expresso por células B faz com que as ABC se desenvolvam. Quando suprimimos o T-bet expresso por células B, os ratinhos com propensão para desenvolverem doença autoimune continuaram saudáveis. Pensamos que o mesmo processo se verifica em humanos com doença autoimune, mais frequentemente em mulheres idosas”. 

“Os nossos achados demonstram pela primeira vez que as ABC não só estão associadas com a doença autoimune, mas também a causam”, conclui.

 Autor
Alert Life SciencesReferência
Estudo publicado na revista “Journal of Clinical Investigation”

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.bancodasaude.com/noticias/descoberto-fator-que-desencadeia-doencas-autoimunes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla