Será Natal???

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua
atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você. Há uma correria generalizada...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Que familiares e pessoas que  se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação se reconciliem.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
Natal é fraternidade...
Mas o Natal também é união...
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...
Gratidão!!!
abs.fraternos
Carla




terça-feira, 23 de maio de 2017

Nutrição e Alimentação



Uma alimentação adequada deve ser completa, variada e equilibrada, respeitando as recomendações para uma alimentação saudável. Saber como comer permite ao indivíduo fazer as melhores opções, de modo a melhorar o seu estado de saúde, prevenindo ou tratando doenças.
 NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO

Conhecer a constituição dos alimentos é um fator de máxima importância. Estes são constituídos pelos seguintes Macro-nutrientes: Hidratos de Carbono, Lípidos, Proteínas e Micro-nutrientes.



As Proteínas são responsáveis pelo crescimento, manutenção e reparação dos órgãos, tecidos e células do organismo. As Proteínas constituídas por aminoácidos essenciais, são as mais bem aproveitadas pelo organismo, e denominam-se proteínas de alto valor biológico. Estas proteínas, existem essencialmente nos alimentos de origem animal, particularmente no leite, carne, pescado e ovos. Os alimentos de origem vegetal são uma boa fonte proteica, no entanto são constituídos por proteínas de baixo valor biológico, como é o caso das leguminosas. Cada grama de proteína fornece 4 Kcal.

Os Lípidos são grandes fornecedores de energia, uma vez que 1g de lípidos fornece 9 Kcal. Uma alimentação rica em gorduras deve ser evitada já que contribui para a intolerância à glicose, excesso de peso, aumento de colesterol, aterosclerose, todos eles, fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Os Hidratos de Carbono (HC) constituem a principal fonte de energia para o organismo, sob a forma de glicose. A glicose é o açúcar que funciona como combustível principal para todas as células do organismo. Cada grama de HC fornece 4 Kcal. Existem dois tipos de Hidratos de Carbono: Simples e Complexos. Os Hidratos de Carbono Simples ou de absorção rápida são constituídos por uma ou duas unidades e, por isso, são absorvidos rapidamente, principalmente quando consumidos isoladamente, provocando subidas bruscas do açúcar no sangue. 

Os Hidratos de Carbono Complexos são, no geral, absorvidos lentamente pois são constituídos por várias unidades de carbono e demoram algum tempo para serem divididos em unidades simples que possam ser absorvidos pelo organismo. O consumo de alimentos ricos em Hidratos de Carbono Complexos deve ser uma prioridade. O amido é o hidrato de carbono complexo mais comum, existindo nos cereais, pão, massa, batata e leguminosas.

Existem ainda os HC complexos que não são digeridos pelo organismo, como as fibras alimentares, presentes nos alimentos de origem vegetal tais como cereais e seus derivados pouco processados, fruta, hortícolas e leguminosas. As fibras alimentares não fornecem energia, mas são ricas em água, vitaminas e minerais, e têm funções importantes para regular e promover o bom estado de saúde.

Publicado: portaldadialise | 2016-07-10 14:15
Última atualização: 2016-07-10 14:15
Imagem: © Stocksnap

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.portaldadialise.com/portal/nutricao-e-alimentacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla