Powered By Blogger

terça-feira, 9 de maio de 2017

Neuropatia Diabética é uma doença nos nervos causada pelo Diabetes

http://www.diabetesevoce.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/11/

Neuropatia diabética é uma doença nos nervos causada pelo diabetes
Os sintomas da neuropatia incluem adormecimento e às vezes dor nas mãos, pés, ou pernas. Os danos nos nervos causados pelo diabetes também podem conduzir a problemas com órgãos internos, tais como o trato digestivo, coração, e órgãos sexuais, causando indigestão, diarreia ou constipação, vertigem, infecções na bexiga, e impotência.

Em alguns casos, neuropatias podem causar queimações e também provocar perda de peso. Pode acontecer também depressão.

Enquanto alguns tratamentos são pesquisados, ainda é preciso entender como o diabetes afeta os nervos e achar tratamentos mais eficazes para esta complicações.

Prevenção da Neuropatia Diabética

Um estudo clínico que envolveu 1.441 voluntários com diabete insulino-dependente (DMID) pelo National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases – EUA. Este estudo provou que mantendo níveis de açúcar no sangue o mais próximo do normal quanto possível, reduz-se a progressão de doenças nos nervos causadas pelo diabetes.

O Diabetes Control and Complications Trial (DCCT) estudou dois grupos de voluntários: os que seguiram uma rotina de controle do diabetes padrão e os que controlaram intensamente seu diabetes.

As pessoas do grupo de controle intensivo se submeteram a injeções múltiplas de insulina diariamente ou usaram uma bomba de insulina, monitorando a glicose no sangue pelo menos quatro vezes por dia, mantendo, assim, suas glicemias o mais próximo do normal possível.

Depois de 5 anos, foram feitos testes da função neurológica que mostraram que o risco de danos nos nervos foi reduzido em 60 por cento no grupo de controle intensivo.

As pessoas com tratamento padrão, cujos níveis de glicose no sangue eram mais altos, tiveram taxas mais altas de neuropatia.

Pessoas com diabetes podem desenvolver problemas nos nervos a qualquer hora. A neuropatia pode desenvolver-se nos primeiros 10 anos depois de diagnosticada o diabetes e o risco de Neuropatia em desenvolvimento aumenta ao longo do tempo de diabetes.

Alguns estudos recentes mostram que:

60 % dos pacientes com diabetes têm alguma forma de Neuropatia, mas na maioria dos casos (30 a 40 %), não há nenhum sintoma.

30 a 40 % dos pacientes com diabetes têm sintomas que sugerem Neuropatia, comparados com 10 por cento das pessoas sem diabetes.

Neuropatia diabética parece ser mais comum em fumantes, pessoas com mais de 40 anos de idade, e os que tiveram problemas em controlar os níveis de glicose no sangue.

Causas da Neuropatia Diabética

Os cientistas não sabem as causas da Neuropatia diabética, mas é provável que vários fatores contribuam: Glicose alta, ou uma condição associada a diabetes, que causa mudanças químicas nos nervos.

Estas mudanças prejudicam a habilidade dos nervos para transmitir sinais.

Glicose alta também danifica vasos sanguíneos que levam oxigênio e nutrientes aos nervos. Além disso, fatores herdados, provavelmente sem conexão com o diabetes, podem fazer com que algumas pessoas se tornem mais suscetíveis a doença nos nervos que outras.

Como a glicose alta conduz a danos nos nervos, é um assunto de intensa pesquisa. O mecanismo completo ainda não é conhecido.

Os pesquisadores descobriram que níveis altos de glicose afetam muitos caminhos metabólicos nos nervos, enquanto conduzem a um acúmulo de um açúcar chamado sorbitol e diminuição de uma substância chamada mioinositol.

Porém, estudos em humanos não mostraram convincentemente que estas mudanças são o mecanismo que causa danos nos nervos.

Os pesquisadores relacionaram, também, os efeitos do metabolismo de glicose em excesso com a quantidade de óxido de nitrogênio nos nervos. Óxido de Nitrogenio dilata os vasos sanguíneos.

Em uma pessoa com diabetes, baixos níveis de óxido de nitrogênio podem conduzir a constrição dos vasos sanguíneos que nutrem o nervo, contribuindo para os danos nos nervos. Outra área de estudos promissora dos centros de pesquisa é o efeito da glicose alta que retém as proteínas, enquanto altera sua estrutura e sua função, afetando também a função vascular.

Cientistas estão estudando como estas mudanças acontecem, como elas causam danos nos nervos, como prevenir e como tratar estes danos .

Sintomas de Neuropatia Diabética

Os sintomas da Neuropatia diabética variam. Adormecimentos e formigamento nos pés são freqüentemente o primeiro sinal.

Algumas pessoas não notam nenhum sintoma, enquanto outras são severamente incomodadas. A Neuropatia pode causar dor e insensibilidade na mesma pessoa. Freqüentemente, no princípio os sintomas são leves e acontecem em um período longo de tempo.

Casos moderados podem passar despercebidos por muito tempo. Em algumas pessoas, principalmente nas atingidas por Neuropatia local, o começo da dor pode ser súbito e severo.

Tipos de Neuropatia

Os sintomas de Neuropatia também dependem de quais nervos e quais partes do corpo são afetadas. A Neuropatia pode ser difusa, enquanto afeta muitas partes do corpo, ou local, afetando um único nervo e parte do corpo.

Neuropatia difusa

As duas categorias de Neuropatia difusa são a Neuropatia periférica, que afeta os pés e mãos e a Neuropatia Autonômica, que afeta os órgãos internos.

Neuropatia periférica

O tipo mais comum de Neuropatia periférica danifica os nervos dos membros, inferiores, especialmente dos pés. Nervos de ambos os lados do corpo são afetados. Sintomas comuns deste tipo de Neuropatia são:

Adormecimento ou insensibilidade à temperatura
Formigamento, queimação, ou “agulhadas”
Dores agudas ou caimbras
Sensibilidade extrema para tocar, até mesmo toques leves,
Perda de equilíbrio e coordenação.
Estes sintomas são freqüentemente piores à noite.

Os danos nos nervos resultam da perda de reflexos e fraqueza nos músculos. O pé fica mais largo e mais curto, o andar muda. Por causa da perda de sensação, feridas podem passar despercebidas e podem infectar. Se os pés não são tratados a tempo, a infecção pode envolver o osso e pode requerer amputação.

Porém, normalmente estes problemas podem ser evitados se são tratados a tempo. Pode-se evitar problemas usando-se sapatos largos e examinando os pés diariamente, prevenindo-se, assim, amputações.

Neuropatia Autonômica

Também chamada Neuropatia visceral, a neuropatia Autonômica é outra forma de neuropatia difusa. Afeta os nervos do coração e órgãos internos e produzem mudanças em muitos processos e sistemas.

Micção e resposta sexual

A Neuropatia Autonômica afeta freqüentemente os órgãos que controlam a micção e a função sexual. Danos nos nervos podem impedir a bexiga de esvaziar completamente, assim bactérias crescem mais facilmente na área urinária (bexiga e rins). Quando os nervos da bexiga forem danificados, uma pessoa pode ter dificuldades para saber quando a bexiga está cheia ou controlar isto, resultando em incontinência urinária. O dano nos nervos e problemas circulatórios causados pela diabetes também podem conduzir a uma perda gradual da resposta sexual em homens e mulheres, embora o desejo sexual esteja inalterado. Um homem pode não ter ereções ou alcançar o orgasmo sem ejacular.

Digestão

A Neuropatia Autonômica pode afetar a digestão. Danos nos nervos podem fazer o estômago esvaziar muito lentamente, uma desordem chamada estase gástrica. Quando a condição é severa (gastroparesia), uma pessoa pode ter náuseas, inchaço, e perda de apetite. Níveis de glicose no sangue tendem a flutuar acentuadamente nesta condição. Se nervos no esôfago são envolvidos, engolir pode ser difícil. Danos nos nervos dos intestinos podem causar constipação ou diarreias freqüentes, especialmente à noite. Problemas com o sistema digestivo conduzem freqüentemente a perda de peso.

Sistema cardiovascular

A Neuropatia Autonômica pode afetar o sistema cardiovascular que controla a circulação do sangue ao longo do corpo.

Danos neste sistema interferem com os impulsos dos nervos de várias partes do corpo que sinalizam a necessidade de sangue e regulam a pressão sanguínea e as batidas do coração. Como resultado, a pressão sanguínea pode abaixar subitamente, depois de sentar-se ou estar de pé, fazendo uma pessoa sentir-se atordoada, ou até mesmo desmaiar (hipotensão ortostática).  A Neuropatia que afeta o sistema cardiovascular também pode afetar a percepção às dores no coração.  As pessoas podem não experimentar angina como um sinal de advertência de doenças no coração ou podem sofrer ataques no coração indolores. Também pode aumentar o risco de um ataque do coração durante uma anestesia geral.

Hipoglicemia

A Neuropatia Autonômica pode impedir a resposta normal do corpo ao baixo nível de açúcar no sangue, ou hipoglicemia

Suor

A Neuropatia Autonômica pode afetar os nervos que controlam o suor. interferindo na atividade das glândulas de suor, tornando difícil para o corpo regular a temperatura. Por outro lado o resultado pode ser suores noturnos, ou durante as refeições (suor gustativo).

Neuropatia local (inclusive Neuropatia múltipla)

Ocasionalmente, A Neuropatia diabética aparece de repente e afeta nervos específicos, no dorso, perna, ou cabeça. Neuropatia local podem causar:

Dor na parte frontal da coxa
Dor severa na parte mais baixa de trás ou pélvis
Dor no tórax, estômago, ou flanco
Tórax ou dor abdominal às vezes equivocadas para angina, ataque de coração, ou apendicites
Dores atrás de um olho
Inabilidade para focalizar o olho · Visão em dobro
Paralisia em um lado da face (a paralisia de Sino)
Problemas de audição.
Este tipo de Neuropatia é imprevisível e acontece freqüentemente em pessoas mais velhas que têm diabete moderada. Embora a Neuropatia local possa ser dolorosa, tende a melhorar por si só depois de um período de semanas ou meses sem causar danos a longo prazo.

Pessoas com diabetes também são propensas a neuropatias de compressão em desenvolvimento. A forma mais comum de Neuropatia de compressão é a síndrome de Túnel Carpal.

A Síndrome de Túnel Carpal assintomática acontece em 20 a 30 por cento das pessoas com diabetes, e a Síndrome de Túnel Carpal sintomática acontece em 6 a 11 por cento. Entorpecimento e formigando da mão são os sintomas mais comuns. Fraqueza de músculos também podem ocorrer.

Neuropatia diabética pode Afetar Virtualmente Toda Parte do corpo

Difusa (Periférica) Neuropatia

Pernas
Pés
Braços
Mãos

Difusa (Autonômica) Neuropatia

Coração
Sistema digestivo
Órgãos sexuais
Área urinária
Glândulas de suor

Neuropatia local

Olhos
Músculos faciais
Ouvido
Pélvis e mais baixo atrás
Coxa
Diagnostico da Neuropatia Diabética

O médico faz o diagnostico da Neuropatia baseado em sintomas e no exame físico. Durante o exame, o médico pode conferir a força do músculo, reflexos, e sensibilidade a posição, vibração, temperatura, e toque . Às vezes testes especiais também podem ajudar a determinar a causa dos sintomas e determinar o tratamento. Um simples teste de blindagem, para conferir a sensibilidade na ponto nos pés pode, ser feito no consultório do médico.

Estudo da condução do nervo verifica o fluxo da corrente elétrica por um nervo. Com este teste, uma imagem do impulso é projetada em uma tela. Impulsos que parecem mais lentos, ou mais fracos, que o habitual indicam um possível dano no nervo. Este teste permite ao médico avaliar a condição de todos os nervos nos braços e pernas.

Eletromiografia (o EMG) é usado para ver como os músculos respondem a impulsos elétricos transmitidos pelos nervos periféricos. A atividade elétrica do músculo é exibida em uma tela. Uma resposta que é mais lenta ou mais fraca que habitual sugestiona dano ao nervo ou músculo.

Ultra-som emprega ondas sonoras. As ondas sonoras são muito altas de ouvir, mas elas produzem uma imagem que mostra como está a bexiga e como outras partes da área urinária estão funcionando.

Biópsia do nervo é removida uma amostra de tecido do nervo para exame. Este teste é freqüentemente usado em pesquisas Se seu médico suspeitar de Neuropatia autonômica, você também pode procurar um médico gastroenterologista para testes adicionais.

Cuidados com os pés são importantes para Pessoas com Neuropatia Diabética

Pessoas com diabetes precisam ter cuidados especiais com os pés . A Neuropatia e doenças dos vasos sanguíneos ambos aumentam o risco de úlceras no pé.

Os nervos dos pés são os mais longos do corpo, e são freqüentemente afetados pela Neuropatia. Por causa da perda de sensibilidade causada pela Neuropatia, feridas ou danos aos pés podem não ser notados e podem ser ulcerados. Pelo menos 15 por cento de todas as pessoas com diabetes têm um pé eventualmente úlcerado, e 6 entre cada 1000 pessoas com diabetes têm uma amputação. Porém, estimativa dos médicos é de que quase três quartos de todas as amputações foram causadas por Neuropatia e circulação pobre e poderiam ser prevenidas com cuidados nos pés.

Siga estas regras para cuidar dos pés :

Confira seus pés e dedos do pé diariamente para notar qualquer corte, feridas, contusões, inchaços, ou infecções usando um espelho se necessário.

Lave seus pés diariamente,com água morna (não quente) e um sabão neutro.

Se você tiver Neuropatia, você deverá testar a temperatura da água com seu pulso antes de pôr seus pés na água.

Os médicos não aconselham banhar seus pés durante períodos longos, você pode perder calos protetores.

Seque seus pés cuidadosamente com uma toalha macia, especialmente entre os dedos do pé.

Hidrate seus pés (com exceção da pele entre os dedos do pé) com uma loção que contém lanolina, ou hidratantes antes de vestir sapatos e meias. Em pessoas com diabetes, os pés tendem a suar menos que normal. Os hidratantes previnem pele rachada.

Use meias grossas, macias e evite usar meia-calças escorregadias, meia-calças reparadas, ou meia-calças com costuras.

Sapatos de uso diário que se ajustem bem em seus pés e permitam que seus dedos do pé se movam .

Utilize sapatos novos gradualmente, no princípio só durante uma hora.

Depois de anos de Neuropatia, como os reflexos estão perdidos, os pés provavelmente se tornarão mais largos e mais aplainados. Se você tiver dificuldades em achar sapatos que se ajustarem, peça para seu médico que indique um especialista.

Examine seus sapatos antes de calça-los para ter certeza se eles não têm nenhuma pedra, extremidades afiadas, ou objetos, isso poderia prejudicar seus pés.

Nunca vá descalço, especialmente na praia, areia quente, ou pedras.
Corte suas unhas dos dedos do pé tomando cuidado para não deixar qualquer canto afiado.

Use uma tábua de esmeril ou pedra-pome para remover peles mortas, mas não remova calos que agem como acolchoando protetor.

Não tente cortar qualquer crescimento, e evite usar substâncias químicas severas como removedor de calos ou verrugas em seus pés.

Teste a temperatura de água com seu cotovelo antes de tomar banho
Se seus pés estão à noite frios use meias (Não use aquecimento acolchoados ou bolsas de água quentes).

Evite sentar com suas pernas cruzadas. Cruzar as pernas pode reduzir o fluxo de sangue aos pés.

Peça para seu médico que confira seus pés na consulta, e chame seu médico se você notar que uma ferida não cicatriza.

Se você não puder cuidar de seus próprios pés, peça para seu médico que recomende um podólogo (especialista no cuidado e tratamento dos pés).

Tratamento para Neuropatia Diabética

Basicamente o tratamento da Neuropatia Diabética se resume em :

1. Controle da glicemia.

2. Tentativa de controle metabólico.

3. Tratamento sintomático da dor

4. Tratamento da neuropatia autonômica.

Recomendações Gerais :

Peça para seu médico que indique uma rotina de exercícios próprios para você. Muitas pessoas que se exercitam regularmente acham a dor da Neuropatia menos severa

Alcance e mantenha um peso saudável, exercícios também melhoram o uso da insulina pelo corpo, ajudam a melhorar a circulação, e fortalecem os músculos.

Pergunte a seu médico, se pode antes de começar exercícios como corrida ou aeróbica.

Se você fuma, tente parar porque fumar traz problemas circulatórios e aumento o risco de Neuropatia e doenças do coração.

Reduza a quantidade de álcool que você bebe. Recentes pesquisas indicaram que o uso de álcool mais que quatro vezes por semana pode piorar a Neuropatia.

Tenha cuidado com seus pés.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla

Autor: Mônica Amaral Lenzi 

http://www.diabetesevoce.com.br/blog/o-que-e-neuropatia-diabetica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla