Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Extrato de tomate previne e trata Cancro do Estômago?

Quinta, 18 de Maio de 2017
 
Fonte de imagem: StyleCraze
 
Uma equipa de investigadores descobriu que o extrato de tomate inteiro oferece o potencial de tratar e prevenir o cancro do estômago.

Num estudo efetuado por uma equipa de investigadores de várias instituições norte-americanas e italianas, foi observado que as variedades de tomate San Marzano e Corbarino conseguiram inibir o crescimento de células cancerígenas do estômago, bem como as suas características malignas.

Apesar de inúmeros estudos terem já sugerido que os tomates possuem compostos com características anticancerígenas, Antonio Giordano, diretor do Instituto Sbarro para Medicina Molecular, da Universidade Temple, EUA e coautor deste estudo, e colegas ressalvaram que existe muito pouca investigação sobre aqueles efeitos nos tomates inteiros.

Para o estudo, os investigadores testaram o efeito exercido por extratos inteiros de tomates San Marzano e Corbarino em linhas celulares de cancro do estômago.

Como resultado, a equipa descobriu que cada extrato não só travava o crescimento das células de cancro do estômago, como também interferiu com a migração celular, ou seja, quando as células tumorais invadem tecidos adjacentes, tendo conduzido à morte das células cancerígenas.

Foi apurado que o efeito anticancerígeno do extrato de tomate não se devia a um composto em particular. “O seu efeito antitumoral não pareceu relacionado com componentes específicos, como o licopeno, mas sugere em vez disso que os tomates devem ser considerados na sua totalidade”, avançou Daniela Barone Centro de Investigação Oncológica de Mercogliano, Itália, e coautora do estudo.

“Os nossos resultados justificam uma maior avaliação do uso potencial dos nutrientes específicos não só no contexto da prevenção do cancro, mas também como uma estratégia de suporte aos tratamentos convencionais”, acrescentou Antonio Giordano.

A equipa disse, no entanto, que certas variedades de tomates podem exercer efeitos diferentes nas células tumorais, algo a investigar em futuros estudos. 
 
 
Referência
Estudo publicado “Journal of Cellular Physiology”
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
 
ps. eu, particularmente não atenderia ao estudo por causa do conservantes, nitrato etc existente. Postei por que veio de fonte segura. Mas....
 
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla