terça-feira, 30 de maio de 2017

Diabetes: Não vive sem arroz branco? Conheça os riscos

Sábado, 20 de Maio de 2017

https://www.bancodasaude.com/cdn/press/

Fonte de imagem: The Vegan RD
Vários estudos apontam que existe uma forte relação entre este cereal e a diabetes.
Segundo vários estudos, os asiáticos têm um maior risco de desenvolver diabetes em comparação com a população europeia.
Este fenómeno torna-se surpreendente quando verificamos que as percentagens de excesso de peso (fator intimamente relacionado com o risco de desenvolver diabetes tipo 2) são consideravelmente inferiores no continente asiático, mas que em países como Singapura 11,3% da população tem diabetes tipo 2, ocupando o segundo lugar do ranking mundial, abaixo apenas dos Estados Unidos, como reporta o El Confidencial.
Perante estes dados, vários especialistas e investigadores têm apontado o arroz branco, muito comum na cultura asiática, como o culpado mais provável.
Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, por exemplo, concluiu que é inquestionável que comer arroz branco diariamente pode aumentar o risco de sofrer de diabetes tipo 2. Apesar de não se saber ao certo a causa desta relação, especula-se que o índice glicémico do arroz poderá provocar picos de açúcar que farão o pâncreas trabalhar em excesso.
Outros especialistas apontam que a culpa não só do arroz, mas que a situação – o maior risco de desenvolver diabetes - poderá resultar da combinação do consumo de arroz com outros aspetos da vida moderna, como praticar menos exercício físico.
Recentemente o Ministério da Saúde de Singapura lançou uma campanha para consciencializar os cidadãos sobre o consumo deste alimento. Os responsáveis chegaram até a dizer que a dose de arroz que atualmente se ingere contém duas vez mais hidratos de carbono do que os refrigerantes, pondo o arroz branco quase ao nível da ‘junk food’.
Se quer evitar os riscos, mas sem deixar de comer arroz, poderá apostar em variedades consideradas mais saudáveis, como o arroz integral ou o basmati, com um índice glicémico mais baixo, e, claro, praticar mais exercício físico.

Autor
Notícias ao MinutoReferência
Vânia Marinho

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.bancodasaude.com/noticias/nao-vive-sem-arroz-branco-conheca-os-riscos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla