Powered By Blogger

sábado, 8 de dezembro de 2018

Câncer de Pele Basocelular e Espinocelular > Tratamento Local para

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 07/09/2015 - Data de atualização: 07/09/2015
Várias outras técnicas, que não utilizam bisturi, podem ser utilizadas para tratar o câncer de pele basocelular e espinocelular que não se espalhou para os gânglios linfáticos ou outros órgãos.
Criocirurgia (Crioterapia)
A criocirurgia é utilizada mais frequentemente para condições pré-cancerosas, como queratose actínica e pequenos carcinomas basocelulares e espinocelulares.
Consiste no uso de nitrogênio líquido que é aplicado no tumor para congelar e matar as células anormais. Após o tratamento, o local apresenta bolhas e forma uma casca, levando algumas semanas para cicatrizar. A área da pele pode ficar descolorida após a terapia.
Terapia Fotodinâmica
Este tratamento funciona por meio de uma reação fotoquímica, em que o laser atinge uma região da pele onde se encontra a lesão e é aplicado um corante específico. Essa combinação é absorvida pelas células cancerosas e pré-cancerosas, que as destrói seletivamente por meio de um processo de oxidação celular, preservando a pele normal.
A terapia fotodinâmica pode ser utilizada para tratar queratoses actínicas múltiplas, mas, é principalmente usada no tratamento do câncer de pele basocelular e espinocelular.
Quimioterapia Tópica
A quimioterapia usa medicamentos que destroem as células cancerosas. A quimioterapia tópica significa que um medicamento anticâncer é aplicado diretamente sobre a pele, na forma de creme ou pomada, em vez de ser administrada por via oral ou injetada.
5-fluorouracil - É o medicamento mais utilizado no tratamento tópico de cânceres de pele basocelulares e espinocelulares. É aplicado à pele uma ou duas vezes por dia durante várias semanas.
Quando aplicado diretamente sobre a pele sob a forma de um creme, o 5-FU atinge as células cancerosas da superfície, mas não consegue atingir as células cancerosas mais profundas ou que se disseminaram para outros órgãos. Por esta razão, o tratamento com 5-FU é, usado apenas para lesões pré-cancerosas, como queratoses actínicas e alguns tipos de câncer de pele superficiais.
Como só é aplicado à pele, o medicamento não causa os mesmos efeitos colaterais que podem ocorrer com a quimioterapia sistêmica. Mas pode tornar a pele tratada vermelha e muito sensível por algumas semanas, o que pode ser bastante incômodo para alguns pacientes. O fluorouracil também aumenta a sensibilidade da pele à luz solar, por este motivo a área tratada deve ser protegida por algumas semanas, para prevenir queimaduras solares.
Diclofenaco - Um gel contendo o medicamento diclofenaco é às vezes utilizado para tratar queratoses actínicas. Este medicamento pertence aos antiinflamatórios não esteroides, do grupo de analgésicos, como a ácido acetil salicílico e o ibuprofeno. É geralmente aplicado duas vezes por dia durante 2 ou 3 meses. Pode provocar reações na pele menos graves do que o 5-FU.
Ingenol mebutate - É um gel mais recentemente usado no tratamento da queratose actínica. O ingenol mebutate, pode agir mais rapidamente do que outros géis tópicos. Ele é aplicado à pele durante 2 ou 3 dias. Esse gel pode causar reações cutâneas incômodas, mas que tendem a desaparecer após uma semana do início do tratamento.
Modificadores da Resposta Imunológica
Certos medicamentos podem aumentar a resposta do sistema imunológico contra o câncer, fazendo com que o tumor se contraia e desapareça.
Imiquimod - É um creme que pode ser aplicado sobre a queratose actínica e alguns cânceres de células basais. Este medicamento faz com que o sistema imunológico reaja à lesão da pele e provoque sua destruição.
Interferon - É o modificador da resposta biológico mais conhecido e mais amplamente utilizado. Quase todas as células humanas produzem interferon de forma natural, mas ele também pode ser produzido por meio de técnicas biológicas moleculares recombinantes. Ele pode ser injetado diretamente no tumor para estimular a resposta imune contra ele. Pode ser usado ocasionalmente quando a cirurgia não é possível, mas pode não ser tão eficaz como outros tratamentos.
Cirurgia a Laser
O tratamento a laser geralmente oferece resultados mais rápidos e efetivos se comparado a terapias convencionais. Sua grande vantagem é agir especificamente em cima de um alvo, preservando os tecidos ao redor da área tratada. Entretanto, ainda não se sabe se este tipo de terapia é tão eficaz quanto os métodos padrão de tratamento, por isso não é amplamente utilizada.
Peeling Químico
Nesta técnica, aplica-se uma pequena quantidade de ácido tricloroacético ou uma substância química similar ao tumor, destruindo as células cancerosas em alguns dias. Esta abordagem é às vezes usada no tratamento da queratose actínica.
Fonte: American Cancer Society (03/04/2015)



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#CâncerDePele #DezembroLaranja #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #Sol #exposição solar #peleclara #albinos #idade #sexo #sardas #verão #
#novaspintasoualteraçõesnacoreformatodasjáexistentes #melanoma
#carcinoma basocelular #cãncerdepelebasocelulareespinocelular 
#carcinomas espinocelulares #Queratoacantoma #Tabagismo
#carcinomasdecélulasescamosas #Vírusdopapilom humano (HPV)
#CâncerdePeledeCélulasdeMerkel #SarcomadeKaposi #Linfomadepele
#Tumoresanexiaisdepele #protetoressolares #tumoresbenignosdepele
#Queratosesseborreicas #Hemangiomas #Lipomas #Verrugas
#radiaçãoultravioletaB(UVB) #radiaçãoultravioletaA(UVA)
#pintasdisplásicasouatípicas #HistóricoFamiliareIndividual #Imunossupressão #peleseca #Síndrome de Gorlin 
#ProtegerasCriançasdoSol#sombra #AutoexamedaPele
#ExposiçãoaProdutosQuímicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla