Powered By Blogger

sábado, 22 de dezembro de 2018

Fim de Ano e Diabetes: 16 dicas para aproveitar as festas

Mônica Amaral Lenzi

As comemorações de fim de ano (Natal e Ano Novo) são um verdadeiro convite para passar um pouquinho da conta nas refeições e bebidas, não é mesmo?
Nesta época de festas é complicado manter a mesma alimentação saudável do dia a dia. Sabemos que evitar as armadilhas da mesa farta na companhia de amigos e familiares, repleta de delícias salgadas e doces, é um verdadeiro desafio.
Mas o excesso nas festas de fim de ano pode causar sensação de mal-estar por muito tempo!
Se você passou além da conta no fim do ano passado e quer fazer a diferença ainda em 2018, veja abaixo algumas orientações para ter uma ceia tranquila e manter a qualidade de vida:
Evite os doces e chocolates Diet’s – Além de onerarem o seu bolso devido ao preço mais elevado, quando consumidos em excesso, podem provocar diarreia.
Prefira as frutas e verduras – Elas são ricas em vitaminas e minerais necessários para o funcionamento adequado do organismo. Como sugestão, coma hoje 2 frutas para sentir os benefícios.
Prefira os alimentos assados e grelhados – Evite as frituras, são mais saudáveis, te ajudam a perder peso ou na manutenção dele, evitam o aumento do colesterol e assim diminuem o seu risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Escolha receitas que vão te dar mais qualidade de vida. Clique aqui e conheça receitas para melhorar ainda mais a sua vida com o diabetes.
Não esqueça da hidratação do seu corpo – Ela é fundamental para uma pele saudável e funções do corpo. Além disso, no verão é necessário cuidar em dobro da hidratação. O adequado é ingerir 2 litros de água por dia, o que vale em torno de 8 copos.
Presenteie seu fígado com verduras escuras – Os vegetais verde-escuros ajudam no adequado funcionamento do fígado. Aproveite o almoço de hoje para escolher opções escuras e saudáveis.
Não tenha pressa na hora de comer – Quando nos alimentamos mais lentamente, temos a oportunidade de comer menos, dessa maneira, ingerimos menos carboidratos e assim, a glicemia será menos impactada.
Cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas – Nesta época do ano é mais acentuada e dificulta na manutenção ou perda de peso. Bebidas alcoólicas são ricas em calorias, mas não tem nutrientes, é o que chamamos de calorias vazias.
Nunca beba de estômago vazio – Faça um lanche antes de dormir após a ingestão de bebida alcoólica, dessa maneira você evita uma crise de hipoglicemia.
Modere a ingestão de sucos também – Apesar de muitas frutas serem ricas em proteínas e fibras, algumas também são carregadas de açúcares, e é preciso tomar cuidado com a quantidade. Modere a ingestão de laranja, manga, uva, melancia e caqui, que são ricas em nutrientes, mas também podem aumentar os níveis glicêmicos.
Cuidado com as proteínas – Também é preciso estar atento à quantidade de proteína animal consumida nesta época. As doses de proteína podem se transformar em açúcar no sangue e aumentar as taxas de glicose. A proteína piora a insuficiência renal, que é um quadro comum para o diabético nessa época.
Procure fazer alguma atividade física após as refeições – Ao invés de se sentar no sofá na frente da televisão ou com o celular nas mãos postando os vídeos e fotos da ceia, pratique atividades físicas. Lave a louça, ajude na limpeza e organização do local da festa, faça uma caminhada… Se você tem diabetes do tipo 1 ou tipo 2, atividade física vai te ajudar a manter os níveis de glicose.
Deixe de lado o mal-estar antes de dormir – As oleaginosas como nozes, castanhas, macadâmia, amêndoas, pistache e avelã estão super em alta nesta época do ano e são ótimas opções para sua ceia. Que tal comer uma castanha do Pará antes de dormir?
Tenha uma boa noite de sono – Não esqueça de fazer uma refeição após o jantar, a chamada “ceia” evita as oscilações de glicemia noturna. O ideal é fazer a ceia aproximadamente 30 minutos antes de dormir, isto auxilia no início da digestão antes de deitar. Uma excelente dica para quem tem problemas com gastrite, úlceras e refluxo.
Meça sua glicemia antes de dormir – Embora a rotina se altere nesta época do ano, é importante sempre medir as taxas de glicose no sangue, antes e depois de comer, controlando a ingestão de gorduras e açúcares para aproveitar as festas de forma saudável e com qualidade.
O chá verde, chá branco e chá preto auxiliam na perda de peso – Eles aumentam as funções metabólicas. P.S. Quando aumentamos o metabolismo, nosso corpo não relaxa para termos uma boa noite de sono, portanto evite na parte da noite.
Aproveite o ano novo para começar uma atividade física – Consulte seu médico antes de iniciar uma atividade física. Entender como ela vai afetar sua glicemia é fundamental. Quer uma sugestão? Vá de bike! Os efeitos de uma atividade física, para quem tem diabetes, é muito imediato. Você pode conferir no medidor de glicose.
Festejar é muito bom, mas cuidar da saúde é melhor ainda! Siga essas 16 dicas e comece o ano com o pé direito! 😉
Dica Extra
Uma alimentação balanceada durante todo o ano garante equilíbrio e saúde nas festas de fim de ano. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. E uma das principais perguntas é “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.
Por isso, te digo que sei exatamente o que você pode comer para manter seus níveis de glicose controlados e ainda festejar de forma tranquila. Sim, esqueça o mito de que comida para quem tem diabetes deve ser sem graça e sabor, isto está ULTRAPASSADO.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.diabetesevoce.com.br/blog/bebida-alcoolica-e-diabetes/
#Diabetes #Bebidas #Natal #bebidaalcoólica  #açúcar  #glicose #níveisdeglicosenosangue  #pressãoarterial #Efeitosdabebidaalcoólicasobreodiabetes #alimentação#controleglicêmico  #Festasefinaisdesemana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla