Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Câncer de Pele Melanoma > Taxa de Sobrevida para Câncer de Pele Melanoma por Estágio

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 15/08/2015 - Data de atualização: 26/12/2016

As taxas de sobrevida são utilizadas pelos médicos como uma forma padronizada de discussão do prognóstico de um paciente.
A taxa de sobrevida em 5 e 10 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos esse mesmo tempo após o diagnóstico da doença. Não obstante, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 ou 10 anos e muitos são curados.
As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande número de pessoas que tiveram a doença, mas não se pode prever o que vai acontecer no caso específico de um paciente. Existe uma série de limitações que se deve ter em mente, como:
Os números abaixo são os mais atuais disponíveis. Mas para obter taxas de sobrevida em 5 ou 10 anos, os médicos avaliam os pacientes tratados há pelo menos 5 anos ou 10 atrás. Entretanto, melhorias recentes nas técnicas de tratamento podem resultar em um prognóstico mais favorável para os pacientes que estão sendo agora diagnosticados e tratados para câncer de pele melanoma.
Estas estatísticas estão baseadas no estágio do câncer no momento do diagnostico.
O prognóstico para pacientes com câncer de pele melanoma varia de acordo com o estágio da doença em geral. Em geral as taxas de sobrevida são maiores para pacientes com câncer em estágio inicial. Muitos outros fatores também podem afetar o prognóstico de um paciente, como idade e estado de saúde do paciente, tratamento recebido e resposta da doença ao tratamento. Mesmo levando esses outros fatores em conta, as taxas de sobrevida são estimativas aproximadas.
Apenas seu médico, que está familiarizado com seu caso, poderá lhe dizer como esses números se aplicam ao seu caso.
As taxas de sobrevida da tabela abaixo estão baseadas em cerca de 60.000 pacientes que fizeram parte do banco de dados do sistema de estadiamento da AJCC, de 2008, para melanoma. Esses dados incluem pessoas diagnosticadas com melanoma que podem ter morrido devido a outras causas, como doenças cardíacas. Portanto, a porcentagem de pessoas que sobrevivem ao melanoma pode ser maior. 
Estágio
Taxa de Sobrevida em 5 anos
Taxa de Sobrevida em 10 anos
IA
97%
95%
IB
92%
86%
IIA
81%
67%
IIB
70%
57%
IIC
53%
40%
IIIA
78%
68%
IIIB
59%
43%
IIIC
40%
24%
IV
15 a 20%
10 a 15%
Lembre-se, essas taxas de sobrevida são apenas estimativas – elas não podem prever o que vai acontecer com qualquer pessoa individualmente. Entendemos que essas estatísticas podem ser confusas e você pode ter muitas perguntas. Converse com seu médico para entender melhor sua situação específica.
Fatores que influenciam a Sobrevida
Outros fatores, além do estadiamento da doença, também pode influenciar a sobrevida do paciente, como, por exemplo:
Pessoas mais velhas têm, geralmente, menor tempo de sobrevida, independentemente do estadiamento da doença. A maior queda na taxa de sobrevida começa aos 70 anos.
O melanoma é raro entre as pessoas de raça negra, mas quando isso ocorre, o tempo de sobrevida tende a ser menor do que para as pessoas de raça branca. Alguns estudos já mostraram que o melanoma tem um pior prognóstico se ocorrer na planta do pé ou palma da mão.
Pessoas com melanoma com qualquer deficiência no sistema imunológico, como aquelas que fizeram transplantes de órgãos ou que estão infectadas pelo vírus do HIV, também têm um risco aumentado de morrer da doença.
Fonte: American Cancer Society (20/05/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#CâncerDePele #DezembroLaranja #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #Sol #exposição solar #peleclara #albinos #idade #sexo #sardas #verão
#Google#novaspintasoualteraçõesnacoreformatodasjáexistentes
#Internet Explorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #melanoma
#carcinoma basocelular #cãncerdepelebasocelulareespinocelular
#carcinomas espinocelulares #Queratoacantoma #Tabagismo
#carcinomasdecélulasescamosas #Vírusdopapilom humano (HPV)
#CâncerdePeledeCélulasdeMerkel #SarcomadeKaposi #Linfomadepele
#Tumoresanexiaisdepele #protetoressolares #tumoresbenignosdepele
#Queratosesseborreicas #Hemangiomas #Lipomas #Verrugas
#radiaçãoultravioletaB(UVB) #radiaçãoultravioletaA(UVA)
#pintasdisplásicasouatípicas #HistóricoFamiliareIndividual #Imunossupressão #peleseca #Síndrome de Gorlin
#ProtegerasCriançasdoSol#sombra #AutoexamedaPele
#DoençadeBowen#Queratose Actínica#ExposiçãoaProdutosQuímicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla