Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Câncer de Pele de Células de Merkel:Tratamento Cirúrgico do

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 28/08/2015 - Data de atualização: 28/08/2015
A cirurgia é o principal tipo de tratamento para a maioria dos cânceres de pele de células de Merkel.
Biópsia Inicial de Pele
Em muitos casos, uma biópsia da pele é realizada para remover um local suspeito antes mesmo do médico desconfiar que poderia ser câncer de pele de células de Merkel. Entretanto, esse procedimento não é considerado um tratamento para o câncer de pele de células de Merkel. Se a doença é diagnosticada a partir da biópsia, uma excisão ampla é realizada para remover uma área maior da pele e outros tecidos.
Biópsia do Linfonodo Sentinela
A biópsia do linfonodo sentinela é uma parte essencial para determinar o estadiamento da doença.
Sempre que possível, é importante que a biópsia do linfonodo sentinela seja realizada antes da excisão ampla. Isto assegura maior precisão dos resultados do procedimento.
Se o resultado da biópsia do linfonodo sentinela for negativo, finaliza-se a cirurgia, porque é muito improvável que o câncer tenha se disseminado além deste linfonodo.
Se células cancerígenas são encontradas no linfonodo sentinela, os gânglios linfáticos restantes nessa área são também retirados e enviados para análise. Esse procedimento é denominado dissecção do linfonodo. Após, pode ser realizada a radioterapia na área cirúrgica.
Excisão Ampla
Quando o diagnóstico do câncer de pele de células de Merkel é feito por biópsia, provavelmente será necessário ampliar as margens cirúrgicas em torno da lesão, para assegurar que não permaneceram células cancerosas na pele. O tamanho da margem dependerá do tamanho do tumor.
A excisão é realizada com anestesia local e deixa uma pequena cicatriz. A amostra retirada é analisada sob um microscópio para verificar e existência de células cancerosas nas bordas da pele.
A excisão ampla difere da biópsia excisional. As margens são maiores, uma vez que o diagnóstico já é conhecido. As margens recomendadas variam dependendo do tamanho do tumor. Tumores maiores exigem margens maiores.
Por exemplo, se o tumor está localizado em um dedo, o tratamento pode requerer a amputação da totalidade do membro afetado pela doença.
Cirurgia de Mohs
A cirurgia de Mohs é realizada quando o objetivo é preservar o máximo possível de pele saudável, por exemplo quando um tumor está localizado em torno do olho.
Nesta técnica, a pele é removida em camadas muito finas, que são analisadas sob um microscópio para verificar a presença (ou não) de células cancerígenas. Se existirem células cancerígenas, uma nova camada é retirada e assim prossegue até que uma das camadas não mostre mais células com a doença. Essa técnica permite que apenas a doença seja ressecada, poupando o máximo possível de tecido normal.
Dissecção dos Linfonodos
Muitas vezes, o câncer de pele de células de Merkel se dissemina para os linfonodos próximos. Se a doença é diagnosticada nos gânglios linfáticos próximos, normalmente, é realizada a dissecção dos linfonodos.
Neste procedimento, o cirurgião remove todos os gânglios linfáticos da região próxima ao tumor primário.
Essa cirurgia é realizada em centro cirúrgico com o paciente sob anestesia geral. Como qualquer procedimento cirúrgico de grande porte, as complicações podem incluir reações à anestesia, hemorragia, coágulos sanguíneos e infecções. A maioria dos pacientes sentirão dor por algum tempo após a cirurgia. Mas, isso, geralmente pode ser aliviado, se necessário, com medicamentos.
A dissecção completa dos linfonodos também pode provocar alguns efeitos colaterais a longo prazo. O efeito mais importante e preocupante é o linfedema. Os gânglios linfáticos da virilha ou da axila normalmente drenam o líquido para os membros. Se eles forem removidos, o líquido pode se acumular, provocando inchaço permanente nos membros.
Enxerto de Pele e Cirurgia de Reconstrução
Após a remoção de grandes áreas da pele, pode não haver pele suficiente para fechar a cicatriz cirúrgica. Nestes casos, pele saudável de outras partes do corpo pode ser enxertada sobre a cicatriz para melhorar a aparência da cirurgia. Em alguns casos, podem ser realizados outros procedimentos cirúrgicos reconstrutivos.

Fonte: American Cancer Society (24/04/2015)
Fonte: American Cancer Society (27/04/2015)



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#CâncerDePele #DezembroLaranja #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #Sol #exposição solar #peleclara #albinos #idade #sexo #sardas #verão 
#Google#novaspintasoualteraçõesnacoreformatodasjáexistentes 
#Internet Explorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #melanoma
#carcinoma basocelular #cãncerdepelebasocelulareespinocelular 
#carcinomas espinocelulares #Queratoacantoma #Tabagismo
#carcinomasdecélulasescamosas #Vírusdopapilom humano (HPV)
#CâncerdePeledeCélulasdeMerkel #SarcomadeKaposi #Linfomadepele
#Tumoresanexiaisdepele #protetoressolares #tumoresbenignosdepele
#Queratosesseborreicas #Hemangiomas #Lipomas #Verrugas
#radiaçãoultravioletaB(UVB) #radiaçãoultravioletaA(UVA)
#pintasdisplásicasouatípicas #HistóricoFamiliareIndividual #Imunossupressão #peleseca #Síndrome de Gorlin 
#ProtegerasCriançasdoSol#sombra #AutoexamedaPele
#DoençadeBowen#Queratose Actínica#ExposiçãoaProdutosQuímicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla