Powered By Blogger

sábado, 29 de dezembro de 2018

Câncer de Pele Melanoma > Vivendo com

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 14/08/2015 - Data de atualização: 26/12/2016
Para alguns pacientes com melanoma, o tratamento pode remover ou destruir o câncer, mas chegar ao fim do tratamento pode ser estressante. Ao mesmo tempo em que o paciente se sente aliviado com o término do tratamento, fica a preocupação de uma recidiva ou metástase. Este é um sentimento muito comum para a maioria dos pacientes que tiveram câncer de pele melanoma.
Em outros pacientes, o câncer pode não desaparecer completamente. Esses pacientes continuarão realizando tratamentos regulares com quimioterapia, radioterapia ou outras terapias para tentar manter a doença sob controle.
Cuidados no Acompanhamento
Quando o tratamento termina, os médicos irão acompanhá-la de perto por alguns anos. Por isso é muito importante comparecer a todas as consultas de acompanhamento. Nestas consultas o médico sempre o examinará, conversará sobre qualquer sintoma que tenha apresentado, poderá pedir alguns exames complementares para determinar a existência da doença ou aparecimento de um novo melanoma.
Uma consideração importante após o diagnóstico e tratamento do melanoma é o ajuste do estilo de vida da pessoa e a adoção de medidas de proteção do sol.
A proteção solar é essencial na prevenção de um segundo câncer de pele (melanoma ou não melanoma). A maioria das pessoas tratadas de melanoma leva um estilo de vida ativo ao ar livre, mas é essencial que sejam tomadas as medidas necessárias para proteger a pele contra danos adicionais. Participar de atividades ao ar livre antes das 10 h ou após as 16 h, usando mangas e calças compridas, protetor solar e chapéu é fundamental para a proteção da pele.
Recomenda-se aos pacientes em recuperação do tratamento de melanoma que mantenham os cuidados essenciais com a saúde, como manter um peso saudável, não fumar e ter uma dieta equilibrada.
Registros Médicos
Eventualmente em algum momento após o diagnóstico e tratamento do melanoma, você pode consultar outro médico, que desconheça totalmente seu histórico clínico. É importante que você seja capaz de informar ao novo médico os detalhes do diagnóstico e do tratamento. Verifique se você tem a seu alcance, informações como:
Cópia do laudo de patologia e de qualquer biópsia ou cirurgia.
Cópia do relatório de alta hospitalar.
Cópia do relatório do tratamento radioterápico.
Cópia do relatório quimioterápico, incluindo medicamentos utilizados, doses, e tempo do tratamento.
Exames de imagem.
O médico pode querer manter cópias dessas informações, não se esqueça de sempre manter cópias de tudo com você!
Acompanhamento Clínico e Exames após Melanoma
Em pessoas sem sinais de câncer remanescentes, muitos médicos recomendam visitas de acompanhamento e exames de tomografia computadorizada a cada 6 - 12 meses nos primeiros 2 anos após o tratamento, e visitas anuais e tomografias após esta, embora as visitas ao médico possam ser mais frequentes no início.
Também é importante para os ex-pacientes de melanoma os autoexames regulares da pele e dos linfonodos mensalmente. A maioria dos médicos recomenda isso pelo menos uma vez por mês. Você deve consultar seu médico imediatamente se encontrar qualquer novo caroço ou alteração em sua pele. Você também deve relatar quaisquer novos sintomas, como, por exemplo, dor, tosse, fadiga, perda de apetite, que não desaparecem. O melanoma às vezes pode recidivar muitos anos após ter sido tratado pela primeira vez.
As pessoas com melanoma nas quais a doença não desapareceu completamente com o tratamento terão um calendário de acompanhamento que deve estar baseado em sua condição específica.
Como diminuir o Risco do Câncer avançar ou recidivar?
Permanecer tão saudável quanto possível é mais importante do que nunca após o tratamento do melanoma. Se você tem (ou teve) um melanoma, provavelmente quer saber se existem coisas que você possa fazer para diminuir o risco de uma recidiva ou de ter um novo câncer de pele.
Sabe-se que as pessoas que tiveram melanoma têm um risco aumentado de desenvolver outro melanoma ou outro tipo de câncer de pele. Por isso, é muito importante limitar a exposição aos raios ultravioleta e fazer o autoexame da pele mensalmente para possíveis sinais do melanoma ou novos cânceres de pele. Os cânceres diagnosticados precocemente são muito mais fáceis de serem tratados.
Adotar comportamentos de vida saudáveis, como não fumar, comer bem e de forma equilibrada, ser ativo e manter um peso adequado também pode ajudar. No entanto, sabemos que estes tipos de alterações nos seus hábitos podem ter efeitos positivos sobre a saúde que podem ir além do risco de melanoma ou outros tipos de câncer.
Se o Câncer Voltar?
Se o melanoma recidivar em algum momento, suas opções de tratamento dependerão da localização da recidiva, de quais tratamentos já foram realizados e de seu estado de saúde geral. Algumas de suas opções de tratamento são cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo, imunoterapia, ou alguma destas combinações.
Posso ter um Segundo Câncer após o Tratamento do Melanoma?
Os pacientes que tiveram melanoma podem ter outros tipos de câncer. De fato, os ex-pacientes de melanoma têm um risco maior risco de desenvolver outros tipos de câncer.
Suporte Emocional
O tratamento do melanoma é, na maioria das vezes, extremamente estressante. O paciente pode muitas vezes pensar na morte, ou no impacto da doença em sua família, amigos e vida profissional. O paciente acaba revendo seus relacionamentos e coisas aparentemente sem importância começam a ter valor.
Uma das coisas que ajuda muito o paciente com melanoma a enfrentar a doença é o apoio e a força que ele recebe. Independente de como, o importante é que você encontre em algo ou alguém essa ajuda, seja nos familiares, nos amigos, em ex-pacientes, em sites sobre a doença, ou até em sua própria fé. Você não precisa passar por tudo isso sozinho, seus familiares e amigos podem e querem ajudar você. Não se feche na doença, esteja disposto a ouvir o que os outros têm a lhe dizer.
Fonte: American Cancer Society (20/05/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#CâncerDePele #DezembroLaranja #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #Sol #exposição solar #peleclara #albinos #idade #sexo #sardas #verão
#Google#novaspintasoualteraçõesnacoreformatodasjáexistentes
#Internet Explorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #melanoma
#carcinoma basocelular #cãncerdepelebasocelulareespinocelular
#carcinomas espinocelulares #Queratoacantoma #Tabagismo
#carcinomasdecélulasescamosas #Vírusdopapilom humano (HPV)
#CâncerdePeledeCélulasdeMerkel #SarcomadeKaposi #Linfomadepele
#Tumoresanexiaisdepele #protetoressolares #tumoresbenignosdepele
#Queratosesseborreicas #Hemangiomas #Lipomas #Verrugas
#radiaçãoultravioletaB(UVB) #radiaçãoultravioletaA(UVA)
#pintasdisplásicasouatípicas #HistóricoFamiliareIndividual #Imunossupressão #peleseca #Síndrome de Gorlin
#ProtegerasCriançasdoSol#sombra #AutoexamedaPele
#DoençadeBowen#Queratose Actínica#ExposiçãoaProdutosQuímicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla