Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Câncer de Pele de Células de Merkel: Como se Prevenir do

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 28/08/2015 - Data de atualização: 28/08/2015
O risco de câncer de pele de células de Merkel é baixo, mas algumas ações que podem reduzir esse risco:
Limitar a Exposição à Radiação Ultravioleta
A forma mais importante para reduzir o risco do câncer de pele de células de Merkel é proteger-se da radiação ultravioleta. Proteja-se do sol quando estiver ao ar livre.
Procurar uma sombra - Uma forma de limitar a exposição à radiação ultravioleta é evitar a exposição prolongada ao ar livre, diretamente sob a luz solar, especialmente entre às 10 h e 16 h, quando a luz UV é mais intensa.
Usar roupas adequadas - As roupas fornecem diferentes níveis de proteção à radiação ultravioleta (UV), por exemplo, camisas de mangas compridas, calças compridas ou saias longas oferecem mais proteção, as cores escuras também protegem mais do que as cores claras. Tecidos firmes protegem melhor do que o vestuário entrelaçado. Tecido seco é geralmente mais protetor que o molhado. Entretanto é importante estar ciente que apenas se cobrir não bloqueia toda a radiação ultravioleta, se a luz passa através de um tecido, a radiação UV também passará.
Usar chapéu - Chapéu com aba é o ideal, porque protege áreas muitas vezes expostas ao sol intenso, como orelhas, olhos, nariz, couro cabeludo e testa. O boné protege o rosto e a cabeça, mas não o pescoço ou as orelhas, onde, normalmente, os cânceres de pele começam a se desenvolver. Os chapéus de palha não são tão protetores quanto os confeccionados com tecido mais grosso.
Usar protetor solar - Use protetores solares e labiais em áreas de pele expostas ao sol, especialmente entre às 10 h e 16 h e de preferência com fatores de proteção solar (FPS) 30 ou mais. O uso do protetor solar é recomendado, inclusive em dias nublados ou encobertos, pois a radiação UV está presente. Entretanto, para garantir a proteção contínua, os filtros solares devem ser reaplicados, de acordo com as instruções da embalagem.
Usar óculos de sol - Óculos com capacidade de bloquear a radiação UV, de pelo menos 99% oferecem a melhor proteção para os olhos e a área da pele ao redor dos olhos.
Evitar o Bronzeamento Artificial
Muitas pessoas acreditam que os raios UV das câmaras de bronzeamento são inofensivos, mas isso não é uma verdade. As lâmpadas de bronzeamento que fornecem os raios ultravioleta podem, a longo prazo, provocar danos à pele e ainda contribuir para o desenvolvimento de um câncer de pele.
A maioria dos dermatologistas e dos membros de organizações de saúde não recomenda o uso de câmaras de bronzeamento e lâmpadas ultravioletas. No Brasil está proibida sua utilização desde 2009.
Proteger as Crianças do Sol
As crianças precisam de atenção especial, pois tendem a passar mais tempo ao ar livre e podem se queimar mais facilmente. Os pais devem proteger as crianças à exposição ao sol em excesso, seguindo as recomendações mencionadas acima. As crianças mais velhas precisam ser alertadas sobre a exposição ao sol uma vez que se tornam mais independentes.
Evitar o enfraquecimento do Sistema Imunológico
Ter um sistema imunológico enfraquecido aumenta o risco de câncer de pele de células de Merkel.
Algumas pessoas usam medicamentos para suprimir o sistema imunológico. Isto inclui aquelas que fizeram transplantes de órgãos e com doenças autoimunes. Pacientes com câncer, também às vezes usam medicamentos, como os quimioterápicos, que podem reduzir a função imunológica. Para esses pacientes, o benefício de tomar estes medicamentos, provavelmente, supera em muito o pequeno risco de câncer de pele de células de Merkel.
A infecção com o HIV, vírus que causa a AIDS, pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentando o risco de câncer de pele de células de Merkel e alguns outros tipos de câncer. Evitar os fatores de risco conhecidos para a infecção por HIV, como injeção intravenosa, uso de drogas e sexo sem camisinha, também pode diminuir o risco de câncer de pele de células de Merkel e muitos outros tipos de câncer
Fonte: American Cancer Society (27/04/2015)



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#CâncerDePele #DezembroLaranja #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #Sol #exposição solar #peleclara #albinos #idade #sexo #sardas #verão 
#Google#novaspintasoualteraçõesnacoreformatodasjáexistentes 
#Internet Explorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #melanoma
#carcinoma basocelular #cãncerdepelebasocelulareespinocelular 
#carcinomas espinocelulares #Queratoacantoma #Tabagismo
#carcinomasdecélulasescamosas #Vírusdopapilom humano (HPV)
#CâncerdePeledeCélulasdeMerkel #SarcomadeKaposi #Linfomadepele
#Tumoresanexiaisdepele #protetoressolares #tumoresbenignosdepele
#Queratosesseborreicas #Hemangiomas #Lipomas #Verrugas
#radiaçãoultravioletaB(UVB) #radiaçãoultravioletaA(UVA)
#pintasdisplásicasouatípicas #HistóricoFamiliareIndividual #Imunossupressão #peleseca #Síndrome de Gorlin 
#ProtegerasCriançasdoSol#sombra #AutoexamedaPele
#DoençadeBowen#Queratose Actínica#ExposiçãoaProdutosQuímicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla