Powered By Blogger

sábado, 29 de dezembro de 2018

Câncer de Pele Melanoma > Terapia Alvo para

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 15/08/2015 - Data de atualização: 26/12/2016

Nos últimos tempos, novas terapias alvo para partes específicas das células cancerígenas têm se tornado uma opção de tratamento padrão para muitos pacientes com câncer. Estes medicamentos alvo funcionam de forma diferente dos quimioterápicos padrões e têm efeitos colaterais diferentes.
Medicamentos Alvo para o Gene BRAF
Cerca da metade dos casos de câncer de pele melanoma têm mutações no gene BRAF. Estas alterações fazem com que o gene produza uma alteração na proteína BRAF que faz com que as células do melanoma cresçam e se dividam rapidamente.
Pacientes com melanoma avançado devem fazer uma biópsia para determinar se têm uma mutação no gene BRAF. Os medicamentos que têm como alvo a proteína BRAF não são susceptíveis de agir em pacientes com o gene BRAF normal.
Inibidores BRAF
O vemurafenibe e o dabrafenib são medicamentos que tem como alvo as células de melanoma com a proteína BRAF.
Estes medicamentos reduzem ou retardam o crescimento de tumores em alguns pacientes cujo melanoma metastático tem uma alteração no gene BRAF. Eles também aumentam o tempo livre da doença, ou seja, antes do tumor voltar a se desenvolver novamente e aumentam a expectativa de vida de alguns pacientes.
Estes medicamentos são administrados por via oral, duas vezes ao dia. Os efeitos colaterais mais comuns são dor nas articulações, fadiga, perda de cabelo, erupção cutânea, prurido, sensibilidade ao sol, dor de cabeça, febre e náuseas. Efeitos colaterais menos comuns, porém mais severos, são problemas cardíacos, problemas no fígado, insuficiência renal, reações alérgicas, problemas na pele, problemas oculares e aumento dos níveis de açúcar no sangue.
Alguns pacientes tratados com esses medicamentos desenvolvem carcinoma de células escamosas. Estes tumores normalmente não menos graves e podem ser tratados cirurgicamente. Ainda assim, o médico deverá acompanhar as condições da pele do paciente com frequência durante e após o tratamento. Caso seja detectado qualquer novo crescimento ou áreas anormais na pele você deve procurar o médico imediatamente.
Inibidores de MEK
O gene MEK está na mesma via de sinalização no interior das células que o gene BRAF, de modo que os medicamentos que bloqueiam a proteína MEK também ajudam no tratamento de melanomas com alterações no gene BRAF.
Os inibidores de MEK trametinib e cobimetinib reduzem melanomas com alterações no gene BRAF. São administrados por via oral, uma vez por dia. Os efeitos colaterais comuns podem incluir erupções cutâneas, náuseas, diarreia, inchaço e sensibilidade à luz solar. Os efeitos colaterais raros, mas importantes, podem incluir problemas cardíacos, hemorragia, perda de visão, problemas pulmonares e infecções de pele.
Quando usado isoladamente, este medicamento não parece reduzir muitos melanomas como os inibidores de BRAF. Outra abordagem é combinar o inibidor MEK com um inibidor de BRAF, na esperança de reduzir os tumores por períodos de tempo maiores, do que utilizando qualquer tipo de medicamento sozinho. Alguns efeitos colaterais, como o desenvolvimento de outros tipos de câncer de pele, são realmente menos comuns com a combinação.
Medicamentos que têm como Alvo Células com alterações no Gene C-KIT
Alguns melanomas têm alterações no gene C-KIT, que os ajuda a crescer. Estas alterações genéticas são mais comuns em melanomas que começam em determinadas partes do corpo:
Nas palmas das mãos, plantas dos pés ou sob as unhas.
Dentro da boca ou de outras áreas de mucosas.
Áreas que recebem radiação solar crônica.
Alguns medicamentos alvo, como o imatinibe e o nilotinibe, podem afetar as células com alterações no C-KIT. Se você tem um melanoma que começou em um desses lugares, seu médico pode solicitar testes para alterações no gene C-KIT, para saber se um desses medicamentos será útil.
Os medicamentos que tem como alvo alterações genéticas diferentes estão sendo avaliados em estudos clínicos.
Fonte: American Cancer Society (20/05/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#CâncerDePele #DezembroLaranja #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #Sol #exposição solar #peleclara #albinos #idade #sexo #sardas #verão
#Google#novaspintasoualteraçõesnacoreformatodasjáexistentes
#Internet Explorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #melanoma
#carcinoma basocelular #cãncerdepelebasocelulareespinocelular
#carcinomas espinocelulares #Queratoacantoma #Tabagismo
#carcinomasdecélulasescamosas #Vírusdopapilom humano (HPV)
#CâncerdePeledeCélulasdeMerkel #SarcomadeKaposi #Linfomadepele
#Tumoresanexiaisdepele #protetoressolares #tumoresbenignosdepele
#Queratosesseborreicas #Hemangiomas #Lipomas #Verrugas
#radiaçãoultravioletaB(UVB) #radiaçãoultravioletaA(UVA)
#pintasdisplásicasouatípicas #HistóricoFamiliareIndividual #Imunossupressão #peleseca #Síndrome de Gorlin
#ProtegerasCriançasdoSol#sombra #AutoexamedaPele
#DoençadeBowen#Queratose Actínica#ExposiçãoaProdutosQuímicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla