segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A doença de Berger

A doença de Berger (se pronuncia “berjê”) é uma doença renal de origem imunológica que pode levar à insuficiência renal terminal. A doença é causada por um mal funcionamento dos anticorpos, chamados de imunoglobulina A, que são produzido para defender as mucosas dos trato respiratório e gastrointestinal contra germes do exterior, por motivos ainda desconhecido, passam a se depositar nos rins, causando lesão nos mesmos. Como é uma doença causada por um mal funcionamento do sistema imunológico, ela é pode ser considerada uma espécie de doença autoimune, apesar de não haver a produção de um anticorpo diretamente contra o rim.

A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas entre 20 e 40 anos, é duas vezes mais comum em homens que em mulheres e se apresenta mais em pessoas de pele brancas e origem asiática, sendo rara em pessoas negras.
Pode ser originada por outras doenças como Cirrose, AIDS, a doença Celíaca, Purpura de Henoch-Schonlein e a Granulomatose de Wegener.

O sintoma, em pelo menos 50% dos casos, é a presença de sangue na urina, que ocorrem sempre após uma infecção das vias respiratórias, como amigdalites, faringites ou rinossinusites.

Em 40% dos casos, o paciente apresenta uma perda de sangue e de proteínas na urina, em pequenas quantidades, não sendo possível ser detectada ao olho nu. Em 10 % se apresenta como uma nefrite mais grave, com grandes perdas de proteínas na urina, chamada de proteinúria, podendo causar síndrome nefrótica. O aumento da pressão arterial é um sintoma comum na doença de Berger.

Os casos mais leves da doença podem até apresentar cura espontânea. Nos mais graves, o paciente acaba por desenvolver insuficiência renal crônica avançada, necessitando de hemodiálise. Na maioria dos casos, a doença de Berger costuma ser uma doença de progressão muito lenta. Em 20 anos, menos de 30% dos pacientes vão precisar entrar em hemodiálise.

Porém a não resposta ao tratamento indica que o paciente provavelmente evoluirá com perda irreversível da função renal e necessidade de hemodiálise, a curto prazo doença
de berger 


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: www.mdsaude.com

Descrição da imagem : Foto das costas de uma mulher com os rins destacados por uma ilustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla