segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

SUA VIDA COMO CUIDADORA DE PESSOAS IDOSAS

Por definição, cuidar de idosos deveria ser muito fácil de explicar. Porém, muitas cuidadoras familiares nem sempre reconhecem como trabalho, como função, cuidar de seus idosos ou como isso pode afetar suas vidas. Não percebem como ficam mais cansadas e vulneráveis ao estresse e, o que é pior, não recebem qualquer recompensa ou distinção e não entendem como é importante o que fazem.

Cuidar é algo que você faz para melhorar a qualidade de vida dos idosos mais dependentes, acompanhando-os e auxiliando-os em todas as atividades diárias. Se você é uma pessoa que cuida de um idoso querido 24 horas por dia e sete dias por semana, você é um cuidador familiar. Você já deve saber dos desafios que o cuidado integral a um idoso acarreta e como isso afeta sua vida. Você também a satisfação de ajudar seu pai, sua mãe, seu marido ou esposa, sua avó ou avô, sua tia ou tio. É um prazer e uma obrigação moral.

Cuidar, entretanto, engloba muitas responsabilidades. Até adolescentes e jovens, que são chamados com regularidade para dar apoio emocional, poderiam ser considerados cuidadores. Se você está encarregada em comprar os medicamentos ou fica responsável em levar o idoso ao médico, você é um cuidadora. Se você acompanha o idoso nos finais de semana ou ajuda a pagar suas contas e vai ao supermercado, você pode adicionar o título de cuidadora ao seu currículo.

Esta tarefa de cuidar, de um idoso, contudo, é diferente de qualquer outra coisa que tenha feito antes. Muitas vezes, o cuidador familiar assume a tarefa de cuidar sem ser consultado se queria ou não e sem qualquer planejamento. Uma queda com fratura do colo de fêmur de sua mãe, um derrame grave de seu pai, uma súbita doença de sua avó (mas ela estava tão bem aos 90 anos!), faz você cair de cabeça num território totalmente desconhecido, onde os papéis ficam invertidos: os pais viram filhos e os filhos viram pais!

Outro aspecto interessante é a questão do gênero no cuidado com os idosos: deveríamos sempre falar em cuidadoras e não em cuidador. Afinal, as mulheres são a maioria esmagadora também desse aspecto de cuidar. Cuidam da família, dos filhos e agora cuidam de seus idosos. Além de estarem sobrecarregada com a casa, com a família e com o trabalho (sim, elas estão trabalhando fora também!), elas agora encaram o que será talvez a mais difícil tarefa de suas vidas: cuidar de seus idosos.

Há muitos benefícios em cuidar dos idosos. É uma oportunidade para reexaminar seus valores e observar a forma como você vive sua vida. E, muitas vezes, fornece o tempo para curar relacionamentos, rever mágoas ressentidas e dar afeto e atenção a alguém que dedicou tanto a você. Ou, em um grande ato de altruísmo e grandeza (no bom sentido), cuidar de alguém que pouco ou nada fez por você e por sua família. De qualquer forma, cuidar de um idoso, conseqüentemente, traz à tona em nós as melhores qualidades de paciência e generosidade de espírito.

Cuidar de idosos na família também pode ser o caminho para uma carreira nova e emocionante de cuidadora profissional. Você ganha habilidades e experiências como cuidadora familiar. E quando tiver terminado a tarefa de cuidar de seu idoso, você poderá entrar no promissor mercado de trabalho de cuidar de idosos. Por que não considerar essa idéia? Outras famílias que precisam de cuidadores profissionais poderão se beneficiar de sua vocação e daquele jeitinho que só você tem para auxiliar os idosos!

Costumo afirmar que cuidar de idosos é uma tarefa especial, direcionada para pessoas especiais (os idosos) e realizada por pessoas mais especiais ainda: as nossas cuidadoras familiares ou profissionais!


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

p.s: cuidei do meu pai que tinha diabetes que o levou a hemodiálise o me motivou a fazer o blog. E hoje cuido de mim que estou vencendo um câncer e da minha mãe que tem alzheimer.

abs,
Carla

Dr. Márcio Borges - geriatra
Aconselhamento para famílias de idosos de alta dependência
extraído:https://www.facebook.com/cuidardeidosos?hc_location=timeline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla