Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Fadiga no tratamento do câncer


O tratamento do câncer tem por finalidade a cura ou alívio dos sintomas da doença. Os tratamentos com medicamentos (quimioterapia, terapia alvo, hormonioterapia), cirúrgicos e radioterápicos podem provocar efeitos colaterais que variam de paciente para paciente dependendo de múltiplos fatores, podendo ser diferentes quanto a intensidade e duração. Alguns pacientes poderão apresentar efeitos colaterais mais severos, outros mais leves ou mesmo não apresentar qualquer efeito colateral. Em caso de você apresentar algum efeito colateral devido ao tratamento que está realizando procure imediatamente seu médico para receber as orientações necessárias para seu caso.


A fadiga relacionada ao câncer é uma sensação persistente de cansaço ou exaustão. Pessoas que sentem cansaço durante o tratamento, muitas vezes, dizem que até um pequeno esforço, como andar dentro de casa, pode ser muito difícil. A fadiga pode afetar seriamente as atividades diárias do paciente, incluindo sua capacidade de trabalho e relacionamento com os seus familiares e amigos ou de socializar-se. A fadiga pode levar as pessoas a evitar ou ignorar etapas do tratamento e até mesmo afetar o desejo de viver.

A fadiga pode surgir após o tratamento nas seguintes circunstâncias:
  • Poucos dias após o tratamento quimioterápico.
  • Poucas semanas após o início do tratamento radioterápico.
  • Após o tratamento com imunoterapia.
Às vezes, outras condições podem contribuir para a fadiga, incluindo dor, depressão ou insônia.
Diagnóstico
É importante informar ao médico se você estiver sentindo fadiga. Ele solicitará um exame de sangue para determinar a presença de anemia ou outro problema que possa estar causando o sintoma.
Manejo da Fadiga
  • Exercite-se regularmente.
  • Conserve a sua energia.
  • Faça tratamento para depressão, dor, distúrbios do sono, ou outras condições que possam estar associadas à fadiga.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fadiga/1329/109/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla