Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de junho de 2016

DOENTE RENAL - MEDICAMENTOS CASA E VIAGEM

Medicamentos Casa e Viagem
 
O uso apropriado do medicamento pressupõe particular atenção quanto ao modo de conservação como quanto à utilização abusiva ou inadequada do mesmo. Como tal, há regras que devem ser adotadas para garantir o uso seguro do medicamento.

 

MEDICAMENTOS EM CASA


Os medicamentos devem ser armazenados ao abrigo da luz, da humidade e de temperaturas elevadas (evite locais como a cozinha e a casa de banho), preferencialmente num local alto e fechado à chave, inacessível às crianças. Contudo, deverá existir iluminação pontual pois a má visibilidade pode ocasionar enganos no momento da escolha do medicamento. Alguns medicamentos requerem cuidados de conservação adicionais, devendo ser armazenados no frigorífico (insulina, vacinas, alguns antibióticos, eritropoetinas).


Conserve a embalagem original dos medicamentos pois esta constitui uma forma de identificação e proteção. O folheto contido no seu interior é dirigido ao utente e contém informação fidedigna e útil para o decurso do tratamento.


Ainda que os sintomas apresentados sejam os mesmos de situações anteriores aconselhe-se junto de um profissional de saúde, antes de adquirir o medicamento habitual, pois podem ter ocorrido alterações no estado de saúde ou o tratamento poderá não ser o mais eficaz. Mesmo que os sintomas sejam os mesmos, os medicamentos que lhe foram receitados ou aconselhados podem não ser indicados para outras pessoas. Não partilhe pulverizadores nasais/bucais, gotas para os olhos, ouvidos ou nariz pois há o risco de transmissão de doenças.


Nunca utilize um medicamento após terminar o prazo de validade. Existem medicamentos (xaropes, gotas para os olhos) que têm prazo de conservação depois de aberto mais curto que o prazo de validade; verifique a informação que consta na embalagem e no folheto e registe a data de abertura.


Não deite os medicamentos para o lixo. Entregue na farmácia ou na clínica que o acompanha os medicamentos que não utilizou, cujo prazo de validade terminou ou cujo aspecto se encontra alterado (mudança de cor, de consistência ou de cheiro).


MEDICAMENTOS EM VIAGEM


Sempre que planear uma viagem, tenha em atenção os seguintes conselhos, para que possa desfrutar de umas férias tranquilas.


Antes de viajar faça uma lista de todos os medicamentos que necessita, leve sempre uma quantidade superior à necessária para a estadia. Arrume os medicamentos numa bolsa à parte e de fácil acesso (se viajar de avião guarde os medicamentos na bagagem de mão, assim evita as elevadas temperaturas do porão e o extravio da mesma). Faça-se acompanhar de uma cópia das receitas médicas ou de uma declaração médica que descreva a sua terapêutica habitual (é recomendável que estes documentos estejam escritos em inglês ou francês).


Alguns medicamentos podem causar fotossensibilidade, esclareça junto de um profissional de saúde se pode expor-se ao sol ou quais as precauções adicionais a ter.


Quando visitar países estrangeiros, fale com o seu médico ou farmacêutico para averiguar a necessidade de cuidados especiais, como vacinas, repelentes ou outros medicamentos preventivos. Tenha em atenção os fusos horários para que possa controlar os horários das tomas dos medicamentos (mantenha um relógio com a hora do local de partida). Se viajar de avião, consulte as condições impostas para o transporte de líquidos e de medicamentos injetáveis.

Ana Sofia Alves, Farmacêutica (Diaverum)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.portaldadialise.com/articles/doente-renal-medicamentos-casa-e-viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla