Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Transplante de Medula Óssea - TMO

Transplante de Medula Óssea - TMO
Você certamente já ouviu falar sobre este assunto. Hoje chamado de transplante de células-tronco hematopoéticas, este procedimento é feito com o sangue da medula, sangue periférico (aquele que flui e circula no corpo) ou sangue do cordão umbilical.
doacao de medula ossea
Para entender melhor: a medula óssea, conhecida como tutano, é um tecido líquido-gelatinoso localizado dentro dos ossos, responsável por fabricar todos os elementos do nosso sangue. É ali que nascem as células-tronco hematopoéticas: somente quando atingem a maturidade, elas se diferenciam em relação às suas funções, tornando-se glóbulos brancos (que combatem infecções), vermelhos (que carregam o oxigênio), e plaquetas (que ajudam na coagulação). Aí, sim, estão preparadas para serem lançadas na corrente sanguínea.

O problema da maior parte das doenças do sangue é uma falha nesse mecanismo, quando essas células sofrem uma mutação (normalmente sem causa conhecida), perdem suas funções e começam a atrapalhar o sistema. Pois nesse momento, o transplante entra como uma opção para combater esse transtorno e repovoar a medula com células saudáveis.
Este é um dos procedimentos que possibilitam a cura do câncer. Para alguns casos, o transplante é indicado logo no início. Em outros, essa opção só será aplicada se os primeiros tratamentos não apresentarem resultado. O especialista é quem saberá quando indicá-lo.
No Brasil, são 70 centros especializados no transplante de medula óssea e 26 para transplantes com doadores não-aparentados.
Importante! Se você é um candidato ao transplante, não hesite em tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento com seu médico. 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.abrale.org.br/doencas/transplante-de-medula-ossea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla