Powered By Blogger

terça-feira, 15 de novembro de 2016

12 perguntas e respostas sobre nutrição para Pacientes Renais

Mês de consciêntização do Câncer de Próstata e Diabetes




=#Diabetes Uma Doença Invisível 












Nutricionistas da Pró-Rim esclarecem as dúvidas mais comuns.


Dando continuidade à série que já esclareceu dúvidas sobre hemodiálise ediálise peritoneal fizemos uma enquete nas redes sociais da Pró-Rim sobre nutrição para pacientes renais. As nutricionistas da Fundação, Fabiana Nerbass e Jyana Morais, responderam as dúvidas enviadas. Confira: 


1. O que um recém-transplantado pode ou não comer?

Depende da medicação que o paciente está usando após o transplante. Se ele não usa timoglobulina, por exemplo, com um mês já pode comer comida crua, como verduras e frutas. Se usou timoglobulina, só pode depois de três meses. Mas a princípio, a alimentação do transplantado é uma alimentação saudável, não tem grandes restrições como a do paciente em diálise, porque o rim está funcionando. Há que se ter os cuidados normais como colocar frutas e verduras de molho em hipoclorito e não comer comida mal passada. No pós-transplante imediato, o paciente precisa ter cuidado com os alimentos doces, porque há um risco de 20% de se tornar diabético.



2. Minhas dúvidas são em relação às quantidades de sal e produtos industrializados.

Quanto menos sal a pessoa comer, melhor. Isso influencia na pressão e, nos pacientes em hemodiálise, vai afetar a sede, fazendo com que ele ganhe mais peso entre uma diálise e outra. Orientamos os pacientes a tentar adicionar aos alimentos o mínimo de sal possível. E para melhorar o sabor pode usar qualquer tempero natural à vontade, como alho, cebola, coentro, salsinha e cebolinha. Dos alimentos industrializados, o paciente deve evitar ao máximo aqueles que tenham muita concentração de sal, como alimentos em conserva, caldos em tablete, temperos prontos, embutidos.



3. E quais frutas podemos comer ou não?

Tudo depende da quantidade de potássio que a fruta tem. Mas tem que ser uma orientação mais individualizada. Só não pode comer a carambola porque é tóxica. É preciso consultar um nutricionista para saber as quantidades porque para uns pode ser um pouco mais e, para outros, menos.



4. Cozinhar o feijão e trocar a água mais de uma vez, cozinhar legumes como batata e cenoura e trocar a água de novo realmente ajuda a tirar o potássio?

Cozinhar os alimentos apenas uma vez e desprezar a água já faz com que a maior parte do potássio seja desprezada. No caso do feijão, o que acontece é que o potássio que está dentro do grão vai para o caldo. Por isso, orientamos os pacientes a evitar o caldo.



5. Por que os produtos industrializados não apresentam também a quantidade de potássio existente nos rótulos?

Porque infelizmente não existe essa obrigatoriedade. Não há essa exigência, mas seria muito importante que houvesse essa resolução, pelo menos para o potássio e fósforo.



6. Meu esposo faz hemodiálise e há alguns dias comeu batata doce e teve diarreia. A batata eleva algo no sangue?

Pode ter sido uma coincidência. Nos diabéticos, se comer a batata em grande quantidade pode aumentar a glicemia, que é a glicose do sangue.



7. Minha mãe faz hemodiálise há 12 anos, tem pressão alta e anemia. Quais os alimentos que ela deve comer e não pegar peso? 

Para evitar o ganho de peso excessivo, ela deve tentar ingerir o mínimo de sal possível. E se a pessoa for diabética, é importante estar com a glicemia controlada, porque a glicose elevada também dá muita sede.



8. Essa mesma nutrição servirá para pacientes transplantados? 

Não. Em quem faz hemodiálise, o rim não está funcionando, então o que é ingerido fica acumulado no sangue, pois o excesso só é retirado na hemodiálise. Já o paciente transplantado (com função renal normal) está eliminando o que sobra no organismo normalmente. A única orientação que continua é com relação ao sal, que deve continuar sendo controlado. O transplantado não precisa evitar alimentos que contenham potássio se o rim está funcionando bem.



9. Faço tratamento conservador para o rim e tenho muita anemia, por quê?

A anemia ocorre porque o rim produz um hormônio chamado eritropoetina, que estimula a medula óssea a produzir células vermelhas no sangue. Então, não é por falta de ferro que o paciente renal tem anemia, é pela falta desse hormônio, que ele vai receber através de medicamento. Por isso, não adianta comer alimentos que tenham ferro, nesse caso.



10. Além de minha mãe fazer diálise, também é diabética. Muda alguma coisa a dieta para crônicos renais? 

Ela vai ter que alinhar as orientações de quem faz diálise com as orientações do diabético. O nutricionista é a pessoa mais indicada para individualizar essas orientações.



11. O paciente renal pode tomar coca-cola, suco de laranja ou comer banana?

Depende da fase da insuficiência renal em que a pessoa se encontra e dos exames laboratoriais. Por exemplo, o paciente em tratamento conservador ou em diálise peritoneal que estejam com o potássio normal podem tomar suco de laranja, já o paciente em diálise deve evitar, porque tem muito potássio. A coca-cola é rica em fósforo, mas há pacientes que não têm fósforo alto, já outros sim. Com relação à banana, que é rica em potássio, orientamos nossos pacientes em hemodiálise a consumir apenas uma banana e mais nenhuma fruta num mesmo dia.



12. Pacientes com rins policísticos podem tomar uma xícara de café por dia?

Estudos recentes têm recomendado que pacientes com rins policísticos evitem a cafeína, pois ela estimularia o aumento dos cistos. Mas ainda são estudos preliminares e uma xícara é uma quantidade pequena. Tenha cuidado apenas com a quantidade.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs;

Carla
http://www.prorim.org.br/2011/noticias/ver/i/249





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla