Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O POTÁSSIO ESTÁ PRESENTE SOBRETUDO NA FRUTA

Mês de consciêntização do Câncer de Próstata e Diabetes









Para uma alimentação variada escolha diariamente  2 destas porções de fruta. A fruta assada não perde potássio, pelo que o seu consumo equivale a comer uma peça de fruta.



Na Insuficiência Renal Crónica (IRC), os rins reduzem a capacidade de excreção de potássio. A concentração de potássio deve variar entre 3,5 a 5,5 mEq/L. Concentrações elevadas deste mineral (hipercalémia), podem ser perigosas para o doente, podendo provocar diminuição da força muscular bem como problemas cardíacos graves. Em geral, os especialistas recomendam uma dieta que contenha, pelo menos, 4700 mg de potássio por dia (pessoa normal). No entanto, a maioria das pessoas com doença renal crónica, ou lesão renal aguda deve ingerir menos de 1500-2700 mg de potássio por dia. Para evitar elevadas concentrações de potássio no sangue, o doente deve conhecer os alimentos com maior teor de potássio, assim como algumas técnicas de redução do teor de potássio nos alimentos. Deve ter enconta as recomendações relativas à ingestão de frutas. 
Uma alimentação equilibrada irá melhorar a sua qualidade de vida. Uma dieta especial é parte integrante do seu tratamento.
Portanto, pode ser necessário fazer ajustes na gestão da sua dieta com a ajuda do seu enfemeiro/a / nutricionista, escolhendo frutas que contenham menos potássio por porção.

Porções de fruta recomendadas

Ingira no máximo, uma peça de fruta crua (sem casca) por dia e outra cozida.

2 alperces pequenos
1 rodela de ananás
1/2 banana
1/2 kiwi pequeno
1/2 laranja pequena
1 maçã
1 fatia melancia
5 morangos grandes
1 pêra média
1 pêssego pequeno
1 tangerina
12 bagos de uvas
1/2 Manga
8 cerejas
1 figo
10 framboesas
30 mirtilos
 

Para uma alimentação variada escolha diariamente 2 destas porções de fruta. A fruta assada não perde potássio, pelo que o seu consumo equivale a comer uma peça de fruta.

Processo de desmineralização dos alimentos
Este processo permite reduzir algum do teor de potássio dos alimentos, contudo, não o retira na totalidade, pelo que deverá manter os cuidados na ingestão dos alimentos. 
O potássio é um mineral que se liga facilmente às moléculas de água, por esse facto, a confecção dos alimentos numa base de água (cozedura, caldeirada, etc) permite que os alimentos percam algum do potássio presente na sua forma natural e em cru. Além desse processo, poderá submeter os alimentos ao processo de desmineralização que lhe permite reduzir parte do potássio presente nos alimentos. 
O processo de desmineralização dos alimentos mais ricos em potássio poderá ser útil para melhor controlar os seus níveis sanguíneos. Como referido, este processo permite que os alimentos, quando em contacto com a água, percam algum do potássio que os compõem. 

Existem duas formas de proceder à desmineralização dos alimentos
  •  Fraccionar os alimentos no maior número de porções possível (quanto mais fraccionados, maior a área de contacto com a água e maior a percentagem de potássio que é removido) e deixar de molho durante algumas horas (pelo menos 2h), mudando regularmente a água; 
  • Cozer os alimentos durante 10 minutos depois da água ferver e mudar para uma outra água, já a ferver, para acabar de cozinhar. Em ambos os casos, rejeite as águas, pois estão naturalmente muito concentradas em potássio. 

Nota: Nenhum destes processos retira a totalidade do potássio presente nos alimentos. Por este motivo, não deve prescindir do auxílio do seu nutricionista/dietista, que lhe dará a conhecer os alimentos mais ricos em potássio, quais os recomendados e as quantidades/porções que são adequadas a si e se tornam seguras. Não se esqueça que, mais uma vez, as porções ou tamanho dos alimentos escolhidos são importantes e disso pode depender a sua segurança, controlar os níveis de potássio sanguíneo evitando a hipercaliémia. 

Frutas a evitar


Abacate
Anona
Carambola
Diospiro
Meloa
Melão
Romã
Papaya
Frutos secos
 

Nota: 
Não deve prescindir do apoio do seu dietista/nutricionista que o auxiliará a conhecer os alimentos mais ricos em potássio, quais os recomendados e quais a porções indicadas, adequadas e seguras para si, no seu dia-a-dia, com especial atenção e cuidado no período em que fica mais tempo (três dias) sem fazer hemodiálise.


p.s: meu pai só comia banana maçã, laranja serra d'água, abacaxi de massa amarela não fazia uso do ananás, pêssego, melancia, pera, maçã fuji, manga palmer raramente,uva, morango,nuca deixei ele comer carambola quem ingere pode ser fatal,mexeririca ou tangerina.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
absCarla
Publicado: portaldadialise | 2016-11-02 14:16Última atualização: 2016-11-02 16:58:52Fonte:https://www.portaldadialise.com/articles/o-potassio-esta-presente-sobretudo-na-fruta#.WBoVIsRDCGY.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla