Powered By Blogger

domingo, 15 de janeiro de 2017

Calor e Diabetes


Uma vez alguém me disse algo sobre a glicemia ficar mais alta quando uma pessoa com diabetes está desidratada, pensei: será?

Resolvi fazer uma pesquisinha!




Comecei encontrando uma pesquisa da Clínica Mayo, nos EUA, que constatou que o fato de ter diabetes aumenta o risco de ter doenças relacionadas ao calor. Isso porque os diabéticos tem mais dificuldade de se adaptar ao aumento de temperatura, transpirando menos e consequentemente não tendo sua temperatura da pele diminuída.

Uma pesquisa realizada pela Mayo Clinic, no Arizona, mostra que pacientes com diabetes apresentam índices mais altos de eventos adversos - como hospitalizações, desidratação e morte - no calor.

Ou seja, pessoas com diabetes sofrem mais com o calor e podem ser mais facilmente atingidas por ocorrências de desidratação.

Depois encontrei essa entrevista aqui com a Dr. Elcy Falcão que diz que desidratação altera sim a glicemia:


No caso do tipo 2, a falta de hidratação pode elevar a glicemia e levar a um quadro grave que exija até a internação hospitalar. No caso do tipo 1, a desidratação pode ser consequência da glicemia elevada e do excesso de urina e, também, pode levar a resultados graves.


Como sabemos, elevação dos níveis glicêmicos podem causar cetoacidose diabética, que pode levar ao coma. Por isso, nessas épocas de calor é importante se hidratar sempre!

Além disso, o calor pode ainda mexer com medicamentos e aparelhos. Abaixo um panfleto bem legal com todas as dicas para esses dias de calor:


cuidados, diabetes, calor, desidratação, cuidado com os pés


Eu fico bem mole nessas épocas quentes. Sempre procuro me hidratar e tem dias que parece que nem toda a água do mundo será suficiente. Mas continuo lá bebendo mais e mais. E vocês? Sofrem com os mais de 30 graus que andam fazendo no Brasil?


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.adiabeteseeu.com/2014/01/calor-e-diabetes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla