segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Como o Corpo recebe os Nutrientes dos Alimentos

Comer uma variedade de alimentos de diferentes grupos nutricionais é a maneira mais fácil de ter uma dieta saudável. Os nutrientes necessários ao corpo são:

  • Proteínas
As proteínas fornecem aminoácidos, que ajudam as células do seu copo e realizar as atividades diárias. Elas ajudam o corpo a criar novas células, reparar as células antigas, produzir hormônios e enzimas além de manter o sistema imunológico saudável. Se você não tem bastante proteína, o corpo leva mais tempo para se recuperar de uma doença e você ficará mais vulnerável às doenças.
Durante o tratamento de câncer, algumas pessoas podem precisar de mais proteínas do que o habitual. Boas fontes de proteínas são as carnes magras, peixes, aves e alimentos com baixo teor de gordura, como nozes, feijão, ervilhas e lentilhas.

  • Carboidratos
Os carboidratos fornecem energia rapidamente - logo que ingeridos - entram no sangue como glicose (açúcar no sangue). São utilizados como combustível e as sobras se transformam em gordura.
Frutas, vegetais, pão, massas, grãos, cereais, bolachas, feijão, ervilhas e lentilhas são boas fontes de carboidratos. Muitos deles também são ótimas fontes de fibras, que são importantes para o sistema digestivo.
Açúcar (branco e mascavo), mel e melado também são carboidratos. Porém, esse tipo de carboidratos, são ricos em calorias e não oferecem outros benefícios, como vitaminas e minerais. Grãos integrais, frutas e vegetais são fontes mais saudáveis de carboidratos do que grãos refinados e açúcares.

  • Gorduras
As gorduras são responsáveis pelos ácidos graxos que o corpo precisa para crescer e produzir novas células e hormônios. A gordura também ajuda algumas vitaminas a se moverem através do corpo. As vitaminas A, D, E e K são solúveis em gordura, ou seja, elas precisam de um pouco de gordura para serem absorvidas. Além disso, essas vitaminas são armazenadas no tecido adiposo do corpo e do fígado. Outra função das gorduras é proteger os órgãos contra traumas, além de serem utilizadas como reserva de energia.
As gorduras fornecem mais calorias concentradas do que os carboidratos ou as proteínas, ou seja, uma colher de chá de gordura tem mais calorias do que uma colher de chá de carboidratos ou uma colher de chá de proteína.

Existem três tipos básicos de gorduras:

Gorduras saturadas - São encontradas em alimentos de origem animal, e não vegetal, como derivados de carne e leite integral. A gordura saturada aumenta o nível de colesterol no sangue. As gorduras trans são formadas quando óleos vegetais líquidos passam por um processo chamado hidrogenação, onde o hidrogênio é adicionado para tornar os óleos mais sólidos. As gorduras vegetais hidrogenadas são usadas no processamento de muitos alimentos, pois deixam estes alimentos com uma forma, textura e sabor agradável, além de aumentar a vida útil do alimento. A gordura trans é encontrada em margarinas, biscoitos, bolachas, salgadinhos, frituras, bolos, pães, entre outros alimentos processados. A gordura trans aumenta o nível de colesterol "ruim” (lipoproteína de baixa densidade, LDL) no sangue e reduz o nível de colesterol "bom” (lipoproteína de alta densidade, HDL).

Gorduras Monoinsaturadas e Poliinsaturadas - São encontradas em alimentos de origem vegetal como legumes, nozes e grãos, bem como em óleos feitos a partir destes grãos, como óleo de canola, de soja e de milho. Ômega 3 e ômega 6 são exemplos de ácidos graxos poliinsaturados. Esses ácidos graxos também são encontrados em peixes de água fria, como atum e salmão. Alguns estudos vêm demonstrando que a ingestão de alimentos com gorduras mono ou poliinsaturadas podem ajudar a reduzir o nível de colesterol "ruim” (LDL), além de manter os níveis de triglicérides baixos. Os triglicerídeos são uma forma de gordura que circula no sangue. Pessoas com níveis altos de triglicérides, muitas vezes, tem colesterol total elevado, altos níveis de colesterol "ruim” (LDL) e baixo nível de colesterol "bom” (HDL). Estudos também têm relacionados altos níveis de triglicérides ao aumento do risco de acidente vascular cerebral e doença cardíaca.

  • Vitaminas e Minerais
As vitaminas mantêm os ossos fortes, a visão clara e nítida e a pele, unhas e cabelo saudáveis e brilhantes, além de ajudar o corpo a usar a energia que vêm dos alimentos ingeridos.

Os minerais são elementos químicos que ajudam a regular os processos do corpo. Potássio, por exemplo, ajuda na função dos nervos e músculos. Cálcio ajuda a manter os dentes e ossos fortes. Ferro transporta oxigênio para as células.

Se você mantém uma dieta equilibrada, com bastante calorias e proteínas, provavelmente você terá as vitaminas e minerais suficientes. Mas se você estiver em tratamento, isso poderá ser um desafio. Certos tratamentos podem acabar com sua reserva de algumas vitaminas ou minerais.

Também é importante lembrar que há uma grande diferença entre obter nutrientes através da alimentação e tomar suplementos. As vitaminas e os minerais trabalham juntos no organismo de forma muito complexa, afetando a absorção de um e de outro e influenciando o funcionamento do organismo. Quando você obtém suas vitaminas e minerais através da ingestão de alimentos, é mais fácil para o seu corpo manter esses nutrientes em equilíbrio. Quando você toma um suplemento, você recebe uma alta dose concentrada que, provavelmente, nunca chegaria a receber a partir de alimentos. Enquanto alguns suplementos podem ser benéficos, outros podem reduzir a eficiência dos tratamentos contra o câncer.

  • Água
A água é necessária para viver, sendo essencial para uma boa saúde. Ela compõe cerca de 50% a 60% do peso corporal total. A água é responsável por regular a temperatura, transportar os nutrientes através do organismo e descartar os resíduos. Os tratamentos para o câncer podem, às vezes, causar diarreia ou vômitos. Perder grandes quantidades de líquidos pode levar à desidratação.

Em geral, o ideal é beber de 6 a 8 copos de água por dia. Se você perdeu líquidos por causa de diarreia ou vômito, você precisa repor todo esse liquido e as vitaminas e minerais perdidos.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/como-o-corpo-recebe-os-nutrientes-dos-alimentos/3060/23/

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