Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

DIABETES NA ESCOLA

Amigos entrei no site da ONG Pró- Crianças e Jovens Diabéticos  é muito interessante. O trabalho que eles desenvolvem é para dar uma qualidade de vida e orientação aos Portadores de Diabetes juntamente com seus familiares portanto segue aqui algumas dicas que achei úteis para que você possa ter uma segurança maior na Escola onde seus filhos(as) estudam.Segue na íntegra para você. Espero que possa ajudar você.
abs,
Carla




Caro(a) Internauta

Seja bem vindo ao site de nosso projeto denominado O Bom Combate – Mapeamento Digital dos Direitos dos Portadores de Diabetes, trata-se de um projeto idealizado pela ONG Pró-Crianças e Jovens Diabéticos (Pró-Diabéticos) de Campinas/SP.

Um dos maiores problemas enfrentado pela família da criança portadora de diabetes tipo 1, é o período em que a mesma fica na Escola, pois todo bebê e criança com diabetes tipo 1 é dependente 24horas/dia, 365/dias/ano de um Cuidador (geralmente pai, mãe, irmãos ou avós da criança que irão gerenciar em nível domiciliar o tratamento medicamentoso e não medicamentoso); ocorre que as Escolas Públicas se recusam terminantemente a assumirem esses cuidados especiais que a criança com diabetes tipo 1 é obrigatoriamente dependente.

Diante disso a ONG Pró-Diabéticos foi pesquisar e constatou que não existe legislação vigente que proíba os professores ou servidores das Escolas Públicas de ministrarem medicamentos ou a prestarem socorro aos alunos.

Muito pelo contrário a ONG Pró-Diabéticos já localizou 96(noventa) e seis leis que obriga as escolas a capacitarem seus servidores em primeiros socorros, assim como há legislação vigente que prevê os requisitos para ministração dos medicamentos, e, por exemplo, no município de Campo Grande/SP há legislação que garante a permanência de enfermeiras na escola. Sendo assim, sugerimos que você pesquise na Câmara Municipal se há leis semelhantes em seu município e comunique o Ministério Público (saiba como em Guia de Defesa dos Direitos deste site) no caso de descumprimento da legislação vigente.

Diante desse quadro de absoluto descaso com a gravidade da condição da criança com diabetes tipo 1 na Escola, nós elaboramos um FICHA DO ALUNO COM DIABETES TIPO 1,  contendo um leque de informações que julgamos muito importantes para Escola(s), Academia(s) de Esportes, etc., onde seu(sua) filho(a) estuda, e até mesmo para a pessoa responsável pelo transporte escolar de seu(sua) filho(a), pois acreditamos que essas informações trarão mais segurança para a criança.

Vale frisar que é indispensável que você anexe nessa Ficha do Aluno com Diabetes Tipo 1 uma Prescrição Médica contendo as necessidades especiais da criança com diabetes tipo 1, em caso de aumento (hiperglicemia) ou baixa (hipoglicemia) do açúcar no sangue. Sendo assim elaboramos uma Ficha de Procedimentos na Escola, a qual sugerimos que você peça para o médico que acompanha o(a) paciente com diabetes tipo 1 lhe oriente a respeito, e que posteriormente essas informações sejam afixadas em local de fácil acesso tanto na Escola, Academias de Esporte, como no transporte escolar, pois trata dos procedimentos em caso de emergência.

Recomendamos ainda que você acesse estas duas outras publicações de nossos apoiadores, que são de grande valia para criança com diabetes na escola www.adj.org.br/download/publicacoes/aluno.pdf e www.idf.org/kids-diabetes-information-pack-portuguese


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,

Carla

extraído:https://www.direitosdosdiabeticos.org.br/prodiabeticos/Portugues/download/index.php?acao=escola


Para abrir a FICHA DO ALUNO COM DIABETES TIPO 1  e FICHA PROCEDIMENTOS NA ESCOLA(ALIMENTOS E MEDICAMENTOS) clique abaixo:
 

FICHA DO ALUNO COM DIABETES REVISADA ABRIL 2013

DECLARAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA ESCOLA





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla