Powered By Blogger

domingo, 21 de setembro de 2014

Tipo de Câncer Infantil - Ependimomas -Tumores do Sist. Nerv. Central

Ependimomas

O Ependimoma tem origem nas células dos ventrículos cerebrais e acomete o cérebro e a medula espinhal. Interfere nas funções vitais do cérebro, como memória, aprendizagem, sentidos (audição, visão, olfato, tato, paladar) e a emoção, e da medula espinhal, que está conectada através de nervos com a maioria das partes do corpo. Ocorre geralmente até os 10 anos de idade e constitui 10% dos casos de tumores pediátricos.
Sinais da presença de ependimoma (sintomas)
* Dores de cabeça freqüentes;
* Apreensões;
* Náusea freqüente e vômito;
* Perda do contrapeso (equilíbrio) e dificuldade de andar;
Fatores de Risco (causas)
A causa da maioria dos tumores cerebrais na infância é desconhecida.
Exames e testes para diagnosticar (detectar/ achar) o ependimoma na infância:
  • Tomografia computadorizada: método que fotografa em diferentes ângulos e com alta precisão órgãos e tecidos do corpo. Os retratos são feitos por um computador ligado a um raio-x. Pode existir a necessidade de se engolir ou injetar uma tintura na veia do paciente para ajudar o computador a enxergar mais claramente os órgãos, ossos e tecidos dentro do corpo. Além de determinar a exata localização do tumor, este exame também é capaz de determinar seu exato tamanho e extensão para outros órgãos.
  • Ressonância Magnética: exame que fotografa os tecidos do corpo no sentido transversal por meio de ondas magnéticas (igual a um imã) que se alteram de acordo com o tipo de tecido do corpo que atravessam. Por ser um exame demorado, o paciente precisa ficar imobilizado. Em crianças pequenas os médicos geralmente usam sedativos ou analgésicos para evitar desconforto.
  • Biópsia: remoção de células ou tecidos do tumor por meio de agulha introduzida através da pele ou por uma pequena cirurgia para retirar um pedaço do tumor. A parte removida é analisada através de um microscópio para determinar se o tumor é maligno ou não, e se for, qual o seu tipo. O Ependimoma na infância após diagnosticado é removido na cirugia. Radioterapia e quimioterapia associadas são utilizadas em alguns casos.
Fatores que influenciam nas possibilidades de recuperação:
* A quantidade de tumor removido na cirurgia
* A idade da criança quando o tumor foi encontrado
* Localização do tumor
Fonte: USP oncopediatria.org

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://sobope.org.br/apex/f?p=106:13:16246292975201::NO::DFL_PAGE_ID:338

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla