quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Entendendo o Rótulo dos Alimentos

  • 97% livre de gordura
Significa - Contém 3% de gordura, mas dizendo ao contrário soa melhor. Mas saiba que livre de gordura muitas vezes se traduz em adição de açúcar. Leia os ingredientes e veja se o açúcar aparece no início da lista. Se aparecer, é porque provavelmente tem bastante açúcar.

  • Cozido, não Frito
Significa - A ideia de um produto ser cozido implica que é pobre em calorias. Mas nem sempre é verdade, um biscoito pode ser extremamente calórico mesmo não sendo frito.

  • Light, Desnatado
Significa - Uma série de coisas diferentes, mas não necessariamente que o produto tenha pouca gordura ou calorias. Por exemplo: cerveja light tem menos teor de álcool, mas não é menos calórica. Azeite light tem menos sabor, mas o mesmo teor de gordura de um óleo regular.

  • Sem Colesterol
Significa - Alimentos como abacate, margarina, óleos e nozes podem ter níveis baixos de colesterol, mas ainda assim são ricos em gordura. Esqueça o teor de colesterol e observe as gorduras saturadas e trans. Quanto menos, melhor.

  • Óleo Vegetal
Significa - Incluir a palavra vegetal não quer dizer que é saudável! Pode ter sido preparado em óleos vegetais e mesmo assim possuir gorduras saturadas.

  • Sem Adição de Açúcar
Significa - Embora o produto final não tenha adição de açúcar artificial, pode ter uma quantidade elevada de açúcar natural, como por exemplo, frutose (encontrado nas frutas e mel), e, naturalmente, ser bastante calórico.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/entendendo-o-rotulo-dos-alimentos/3056/532/

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