quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Câncer - Suplementos Nutricionais

Pacientes com câncer necessitam de um cuidado especial com a alimentação. Alguns tipos de tumores, como os localizados nas regiões da cabeça e pescoço (boca, língua, laringe, etc.) e do trato digestivo (esôfago, estômago, pâncreas), assim como os efeitos colaterais dos tratamentos, podem afetar a ingestão de alimentos comprometendo o apetite, e provocando dor ao engolir, dificuldade na mastigação, alteração do paladar, náuseas e vômitos. Para evitar a perda de peso e os riscos de desnutrição, a utilização de um suplemento nutricional oral oferece a possibilidade de aumentar ou assegurar a ingestão de nutrientes em casos no qual a alimentação encontra-se inadequada.
 
Para pacientes em tratamento oncológico, essa suplementação já pode ser iniciada quando o paciente encontra-se em desnutrição, ou se a ingestão via oral está diminuída por mais de 7 dias, e pode ser mantida durante todo o tratamento. Os benefícios sugeridos em decorrência da suplementação oral são o aumento do peso ou pelo menos redução de sua perda, diminuição da toxicidade gastrointestinal decorrente da quimioterapia e radioterapia, reforço da imunidade e melhora da qualidade de vida. Uma nova abordagem na suplementação oral é o uso do ácido eicosapentanóico (EPA), um composto em investigação por seu papel na prevenção e tratamento da desnutrição associada ao câncer.
 
Estudos sugerem que o EPA atenuaria o efeito debilitante associado ao câncer e melhoraria a função imune. Além disso, foi demonstrado que o EPA tem efeitos anti-tumorais e melhora os resultados clínicos. Entretanto, os resultados não são consistentes para todos os grupos de pacientes, havendo necessidade de mais pesquisas nesse campo. O sucesso da suplementação oral depende do consumo de quantidades suficientes pelo paciente durante períodos prolongados. Outro fator particularmente importante é a aceitabilidade e a palatabilidade de um suplemento nutricional. Procure ingerí-los nos intervalos das refeições (nunca em substituição), eles ajudam a fornecer os nutrientes que o organismo necessita.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/suplementos-nutricionais/288/23/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla