Será Natal???

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua
atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você. Há uma correria generalizada...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Que familiares e pessoas que  se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação se reconciliem.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
Natal é fraternidade...
Mas o Natal também é união...
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...
Gratidão!!!
abs.fraternos
Carla




quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Como ter uma Vida Saudável

Para a maioria das pessoas, o estresse é algo comum no dia a dia. Pesquisas recentes indicam que o estresse também pode estar relacionado com o sobrepeso. Pior ainda, o estresse pode contribuir para o sobrepeso. O corpo responde ao estresse psicológico ou físico da mesma forma.

Se você está preocupado especificamente com algo, seu cérebro processa a preocupação excessiva e envia uma mensagem para as glândulas pituitária e adrenal, que respondem liberando uma inundação de adrenalina e cortisol, gerando o estresse. Sua frequência cardíaca acelera, fornecendo quantidades extras de sangue aos músculos. Em seguida, seu corpo libera glicose e ácidos graxos em maior quantidade, para fornecer mais combustível. O resultado: fome, muita fome.

Se você tem altos níveis de cortisol, tende a comer alimentos doces ou salgados que forneçam uma fonte rápida de energia e glicose. Lanches como esses, estimulam o cérebro a liberar substâncias químicas de prazer que reduzem a tensão. E acabam sendo com o tempo viciantes.

Dicas para vencer o estresse e melhorar sua saúde

  • Desvie do café
Na próxima vez que você estiver sobre pressão, escolha café descafeinado. Quando você combina estresse com cafeína, o nível de cortisol aumenta, fazendo com que a sua fome aumente.

  • Vá devagar nas refeições
As pessoas tendem a comer mais rápido quando estão sob estresse. Como há um atraso de resposta de 20 minutos antes que o cérebro perceba que uma pessoa está satisfeita, se você estiver comendo mais rápido, poderá acabar comendo demais.

Pode parecer irônico, mas as pesquisas mostram que as pessoas que vivem em dieta constante, acabam tendo seus níveis de cortisol aumentado em até 18%. Privar o organismo de comida é realmente um fator de estresse, e pode, inclusive, criar picos nos níveis de cortisol. Resumindo: estresse e mais fome.

Quando o cérebro é privado de açúcar, seu principal combustível, seu autocontrole despenca e sua força de vontade não tem a menor chance. A única maneira de contornar isso é parar de fazer dietas rígidas. Para estabilizar seus níveis de açúcar no sangue, tente fazer 3 refeições saudáveis por dia, com 2 lanches espaçados entre eles. Isso mantém a fome sob controle e alivia o estresse, abrindo caminho para você perder os quilos extras.

  • Exercite-se!
Isso mesmo faça algumas flexões. Exercitar os músculos é um calmante instantâneo. O exercício físico faz o sangue circular mais rapidamente, libera endorfina e diminui a ansiedade.

  • Descanse
A maneira mais eficaz de reduzir o estresse é fechar os olhos. Seu corpo percebe a privação de sono como algo extremamente estressante. Boas noites de sono ajudam a reestabelecer o equilíbrio, diminuir o estresse, comer menos e se sentir muito melhor.

  • Reforce o café da manhã
As deficiências em vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio e magnésio podem acabar forçando o seu organismo, como consequência, os níveis de cortisol e os desejos por comida acabam aumentando. A solução mais eficaz seria comer um café da manhã reforçado, rico nesses nutrientes. Uma laranja ou uma porção de morangos para fornecer vitamina C, iogurte, que fornece cálcio e magnésio e umas torradas integrais, ricas em vitaminas do complexo B.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/como-ter-uma-vida-saudavel/3055/532/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla