Powered By Blogger

sábado, 20 de setembro de 2014

Produção de Alimentos e Segurança

Assim como você pensa sobre como os alimentos podem afetar a sua saúde e a capacidade do corpo combater o câncer, você também precisa começar a se preocupar com a origem dos alimentos.
Será que a forma como o alimento é cultivado ou preparado pode afetá-lo? Será que vale a pena pagar um pouco mais caro pelos alimentos orgânicos? O que é alimento geneticamente modificado? Também é importante saber qual a melhor maneira de preparar ou armazenar seu alimento.

  • Produção de Alimentos
Os pesticidas são usados no cultivo de frutas e vegetais, para protegê-los de insetos, ervas daninhas, fungos, doenças, ratos e outros animais. Mas muitas pessoas questionam o quão segura é a ingestão desses químicos. Ou até mesmo os resíduos de pesticidas encontrados em algumas frutas e vegetais vendidos para o consumo humano, ou usados na alimentação dos animais (que podem acabar passando para as carnes, aves, peixes e produtos lácteos em geral). Existe uma preocupação real sobre o impacto dessas substâncias na nossa saúde, incluindo um possível aumento no risco de desenvolver um câncer.

Até hoje, nenhum estudo relacionou a ingestão desses resíduos e o aumento do risco de câncer. Os benefícios conhecidos de uma boa alimentação, rica em frutas, vegetais e grãos integrais superam, e muito, o risco indefinido de possíveis resíduos de pesticidas nesses alimentos. Mas ainda existe a dúvida: Qual é a melhor maneira para cultivar, preparar e armazenar frutas, legumes, carnes, aves e peixes de modo a obter o maior valor nutritivo além de evitar riscos?

Para reduzir o risco da exposição a pesticidas, você pode optar por comprar alimentos orgânicos, que são cultivados sem o uso de pesticidas. Ou então lavar os alimentos com produtos específicos que ajudam a remover parte dos pesticidas.
Ainda não está claro se o alimento produzido organicamente é mais seguro ou possui mais nutrientes do que os alimentos produzidos convencionalmente.

  • Manipulando o Alimento com Segurança
Durante e após o tratamento do câncer, seu sistema imunológico pode enfraquecer. Nesse período, é recomendado que você fique longe de bactérias e outros organismos que podem deixá-la doente. Aqui estão alguns cuidados que você pode tomar ao comprar e preparar alimentos para mantê-los mais seguros e o seu corpo mais saudável.

Segurança alimentar em casa:

  • Lave as mãos com frequência, usando água morna e sabão. Ensaboe as mãos por 30 segundos antes de enxaguar. Acredita-se que metade de todas as doenças de origem alimentar pode ser eliminada com a lavagem adequada das mãos.

  • Lave bem frutas e verduras, mesmo se você não for comer a casca. Assim diminui o risco de passar bactérias para dentro da fruta ou vegetal enquanto você descasca.

  • Utilize diferentes facas e tábuas de corte diferentes para cortar carne e pão ou alimentos crus e cozidos.

  • Cozinhe todos os alimentos em temperatura adequada.

  • Não utilize produtos fora da data de validade.

  • Não deixe os produtos à base de proteína, como leite, ovos, maionese, creme de leite, carnes, aves e peixe fora da geladeira por mais de 2 horas.

  • Guarde óleos, nozes e sementes em local fresco e seco. Se você vive num lugar de clima quente, talvez seja melhorar mantê-los na geladeira.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/producao-de-alimentos-e-seguranca/3067/23/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla