Powered By Blogger

terça-feira, 30 de setembro de 2014

O que acontece com a comida no seu corpo?

Só de pensar em comer, seu corpo já começa a secretar insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, que ajuda a manter o açúcar no sangue (glicose) sob controle. À medida que você come mais insulina é liberada em resposta aos carboidratos presentes na refeição. A insulina também é liberada quando você come alimentos ricos em proteínas, mas em um ritmo mais lento. Se o pâncreas estiver funcionando corretamente, a quantidade de carboidratos que você está comendo é que determina a quantidade de insulina secretada.

Conforme você vai digerindo os carboidratos, eles vão para a corrente sanguínea como glicose. Para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, a insulina sinaliza as células do corpo para tirar a glicose do sangue. Parte da glicose presente no sangue é usada para gerar energia e a outra parte é armazenada para uso posterior.

Uma nota especial sobre o xarope de milho rico em frutose: Foi introduzido em 1978 e substituiu o açúcar na maioria dos refrigerantes por volta de 1985. O consumo de açúcar total anual (excluindo os adoçantes artificiais) imediatamente passou de 120 para 150 quilos por pessoa. O xarope de milho é formado por 55% de frutose, 42% de glucose e 3% de outros carboidratos. Um fato importante sobre a frutose: é o carboidrato que seu corpo converte em gordura mais facilmente. A frutose em xarope de milho é processada quase que totalmente no fígado, que possui enzimas específicas para realizar esse trabalho, sendo assim, a frutose não tem efeito imediato sobre o açúcar no sangue e nos níveis de insulina, mas há muitos efeitos a longo prazo.

O fígado não é projetado para processar a quantidade de frutose que a maioria das pessoas costuma ingerir nos dias de hoje. As frutas possuem quantidades pequenas de frutose, mas os refrigerantes e sucos adoçados com xarope de milho rico em frutose têm quantidades muito mais elevadas.

O fígado transforma essa enorme quantidade de frutose em gordura e envia para o tecido adiposo. Ao mesmo tempo, a glicose que vem com essa frutose aumenta os níveis de açúcar no sangue e faz com que o organismo secrete insulina, fazendo com que as células se preparem para armazenar essa gordura, incluindo a frutose que já foi transformada em gordura pelo fígado.

Com o tempo o corpo processa e converte o xarope de milho rico em frutose em gordura e você acaba acumulando gordura no fígado. Ou seja, a frutose não tem efeito imediato sobre o nível de açúcar no sangue e insulina, mas depois de alguns anos provavelmente vai fazer com que você armazene calorias em forma de gordura.

Quando a glicose é removida da corrente sanguínea, os níveis de insulina caem e suas células começam a usar a gordura como combustível, no lugar da glicose. É por isso que você pode ficar longos períodos sem comer, como por exemplo, quando está dormindo. Suas células utilizam a gordura como combustível.

Existem dois tipos de gordura corporal: os ácidos graxos e os triglicérides. Os ácidos graxos são pequenos o suficiente para conseguirem se mover pelas células e serem utilizados como combustível. A gordura é armazenada dentro das células como triglicérides, três ácidos graxos unidos. Por serem muito grandes para se movimentar pelas células, os triglicérides são armazenados para uso futuro.

A insulina também desempenha um papel importante, dizendo ao corpo quando armazenar ou quando usar as gorduras e proteínas armazenadas. Ela possui essa função por conseguir afetar as ações de duas enzimas, a lipoproteína lipase (LPL) e a lipase hormônio sensível (HSL).

Alguns pesquisadores sugerem que manter os níveis de insulina estáveis pode ajudar algumas pessoas a perder peso. Comer fontes saudáveis de proteínas e gorduras (carne magra, peixe, aves, nozes e sementes), bem como carboidratos complexos (legumes, frutas e grãos integrais), que são boas fontes de vitaminas e minerais, em vez de carboidratos refinados (doces, açúcar, biscoitos, bolos, pão branco e pizza), pode ajudar a evitar os picos de insulina e a manutenção do peso.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-acontece-com-a-comida-no-seu-corpo/3051/23/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla