Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de março de 2017

QUAL É A MELHOR HORA PARA TESTAR A GLICEMIA?

diabeticos e glicemia


Pessoas com diabetes sabem o quanto é importante testar os níveis de glicose no sangue para o controle da doença. Os médicos normalmente recomendam que seus pacientes realizem os testes entre 2-6 vezes por dia, dependendo da forma como eles controlam o diabetes e quão grave é a sua condição. Existem diferentes métodos para testar o açúcar no sangue, algumas pessoas testam de uma forma mais periódica, enquanto outros testam esporadicamente. Mas qual é o método que produz melhores resultados? Bem, vamos dar uma olhada e descobrir.

Na maioria das vezes, as pessoas com diabetes tipo 1 devem testar os seus níveis de glicose com mais frequência do que aquelas com diabetes tipo 2, por causa dos riscos envolvidos com as injeções de insulina. Isso ocorre porque injetar insulina em seu organismo aumenta suas chances de hipoglicemia. Pessoas com diabetes tipo 2 também são orientadas a testar com mais frequência se começarem a utilizar injeções, pelo mesmo motivo apresentado acima e porque elas ainda produzem alguma insulina. O problema está em não saber o quanto de insulina é preciso, o que algumas vezes pode ser difícil de ser calculado.
Para a maior parte dos diabéticos, é altamente recomendável que eles sigam uma programação estruturada ao medir seus açúcares, além de manter também os seus horários de refeição dentro de uma rotina. Os dois momentos mais importantes do dia em que você deve verificar os seus níveis, independentemente de qualquer circunstância, são à noite, antes de ir dormir, e pela manhã, quando você acorda. Isso pode lhe dizer muito sobre como seu corpo funciona em um estado de jejum.
Para as pessoas com diabetes tipo 1, estas ações são fundamentais para saber de sua insulina basal (ou de ação prolongada) está definida adequadamente. Para as pessoas com diabetes tipo 2, esse número indica a produção de insulina e glucagon (se os açúcares pela manhã estão altos, o seu fígado pode estar produzindo glicose em excesso –Fenômeno do Amanhecer). Então, certifique-se em manter os testes pela manhã e a noite. Esses números podem se apresentar um pouco alterados se você realizar uma refeição muito tarde ou uma grande refeição antes de deitar. Estatísticas afirmam que a glicemia após um jejum de pelo menos 8 horas deve estar entre 90-130 mg/dl.
Outro momento importante para verificar os seus níveis de açúcar no sangue é antes e/ou depois de comer (ou uma combinação de ambos). Testar os seus açúcares antes de comer pode lhe ajudar a compreender sobre como está sua glicemia com relação à atividade e ingestão de alimentos antes de sua refeição principal. Testar depois de comer vai ajudar você a entender como o seu corpo está processando o alimento e, se você usou insulina, como seu corpo está utilizando. Os especialistas recomendam que os seus níveis de açúcar no sangue devem estar entre 70-130 mg/dl antes das refeições. Cerca de uma hora depois de comer, a taxa recomendada é de até 180 mg/dl.
Existem também algumas outras situações em que testar o açúcar no sangue irá ajudar você a manter os seus níveis de açúcar sob controle. Quando as pessoas ficam doentes, o corpo tende a reagir de forma diferente de quando estamos saudáveis, por isso recomenda-se que os diabéticos verifiquem os seus açúcares com mais frequência quando estiverem passando por alguma outra condição de saúde. Se você estiver utilizando qualquer tipo de medicamento (como antibióticos) mantenha os seus testes e converse com o seu médico sobre quaisquer interações medicamentosas, assim como a sensibilidade à insulina.
Uma das grandes preocupações associadas com os testes de açúcar no sangue é medir durante os períodos de exercício. É importante saber quais são as suas condições antes de começar a praticá-los (alto ou baixo) porque o exercício nestas condições pode proporcionar mais efeitos negativos do que positivos. Antes de exercitar-se, tenha a certeza de que seus açúcares estão em torno de 100 mg/dl e nada mais que 180 mg/dl.
Procure manter os seus testes e lembre-se que, muitas vezes haverá a necessidade de verificar os seus níveis de açúcar no sangue em momentos aleatórios. Se você sente que há algo de errado (sintomas de hipo ou hiperglicemia) não tenha medo e nem preguiça de verificar os seus níveis de açúcar e se há algum outro fator subjacente envolvido com a sua condição. Manter uma rotina agradável, que incorpore os testes aleatórios durante o dia, é uma maneira excelente para ajudar você a entender melhor como o seu corpo funciona com o diabetes e evitar muitas complicações em longo prazo.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
http://blogbr.diabetv.com/qual-e-melhor-hora-para-testar-glicemia/?utm_medium=social&utm_campaign=postplanner&utm_source=facebook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla