Powered By Blogger

sábado, 11 de março de 2017

Você sabe como está a saúde renal do seu filho?

Você sabe como está a saúde renal do seu filho?

O Dia Mundial do Rim, vem chamar atenção para a doença renal infantil,obesidade tem o objetivo de incentivar e facilitar a educação, a detecção precoce e um estilo de vida saudável para combater o avanço de doenças evitáveis nos rins. 



A Doença Renal Crônica ocorre devido a perda progressiva e irreversível das funções renais. Quando isso ocorre, o tratamento de diálise ou transplante é necessário. Se esse tratamento é pesado para um adulto que tem sua rotina totalmente comprometida -  devido às sessões de hemodiálise, que ocorrem 3 vezes por semana durante 4 horas a cada sessão, imagina para uma criança?

Causas das doenças renais na infância

As principais causas de insuficiência renal crônica na infância são as malformações congênitas do trato urinário associado a infecção urinária de repetição, doenças renais hereditárias (como doença de rins policísticos), nefrites (doenças inflamatórias nos rins), cistos renais, fatores genéticos.

O nefropediatra Dr. Arthur Ricardo Wendhausen, alerta que os sinais da doença renal na infância são muito sutis e devem ser observados pelos pais. “Inchaço no corpo; vômitos frequentes; infecções urinárias de repetição; atraso no crescimento e desenvolvimento; problemas ósseos; anemias de difícil tratamento e hipertensão arterial são alguns dos sintomas que indicam aos pais a necessidade urgente de uma avaliação renal ao seu filho”, alerta. A pequena Fabyola Nonato Pinto Araújo, é paciente da Pró-Rim e foi diagnosticada com síndrome nefrótica ainda bem pequena, quando tinha 2 anos. Já passou pelo tratamento renal conservador, precisou fazer um ano de hemodiálise e realizou no final de janeiro seu sonhado transplante renal. 

Mateus Eccel, hoje com 15 anos, também convive com a doença desde muito pequeno. “A minha mãe descobriu que eu nasceria com problema nos rins quando eu ainda estava na barriga dela”, conta. Josiany identificou no ultrassom a má formação nos rins do seu filho. “Quando ele nasceu, logo comecei o acompanhamento com nefrologista”, relata.  Tratou desde criança com Dr Artur e hoje é transplantado renal. Com 10 anos, Mateus recebeu da mãe a doação do rim. 

Prevenção da Doença Renal desde a infância

Uma forma importante de prevenir danos aos rins das crianças é ficar atento à infecção urinária recorrente.  Dr. Artur afirma que existe uma pré-disposição em algumas crianças a apresentarem infecção urinária, especialmente em crianças em que durante o pré-natal, identificou-se a má-formação no trato urinário. “Sintomas como febre persistente, diminuição no volume urinário, irritabilidade, perda de peso, dificuldade de ganhar peso são sinais que devem chamar atenção dos pais, pois a criança pode apresentar algum tipo de complicação da doença diagnosticada previamente”, destaca o especialista.  “Muitas vezes os pais pensam que uma febre é devido a alguma dor do ouvido ou outras causas e não se atentam de que pode ser um problema mais grave ligada à infecção urinária que pode causar dano aos rins de seus filhos”, reforça. 

Hábitos de vida saudáveis desde a infância também previnem a doença renal. Esse será outro aspecto abordado na campanha do Dia Mundial do Rim de 2016. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia atualmente existem cerca de 110 mil pessoas fazem tratamento renal no Brasil e cerca de 10% da população mundial sofre com algum tipo de doença renal.  Como reduzir a alta incidência dessa epidemia, considerada silenciosa? De acordo com o Presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira, a prevenção e a mudança de hábitos da população são fundamentais para esse quadro. Começar desde a infância é a melhor forma.

Cerca de 30% das pessoas que precisam fazer hemodiálise eram diabéticas e 40% perderam a função renal devido a pressão alta não controlada.  “Atitudes saudáveis que podem ser aprendidas na infância impedem positivamente o aumento da incidência de diabéticos, hipertensos e doentes renais no futuro”, relata Dr. Wendhausen, que  dá algumas dicas importantes de prevenção: 

- Buscar hábitos de alimentação saudável, evitando a obesidade infantil;
- Controlar o consumo excessivo do sódio, muito presente nos salgadinhos, sucos de caixinha e demais produtos industrializados;
- Estimular a prática de atividade física;
- Controlar o diabetes;
- Estimular a criança a consumir água;
- Aferição da pressão arterial nas consultas de rotina nas crianças a partir de 3 anos de idade;

Mais orientações sobre a prevenção da doença renal desde a infância e a programação da Campanha do Dia Mundial do Rim realizada pela Pró-Rim estão no site www.diamundialdorim.com.br

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.prorim.org.br/site/noticias/novidade/i/946


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla