Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Atividades pelo Brasil para a Conscientização do Diabetes - Cont. II - Centro - Oeste

Centro-Oeste 2013

  • Será realizado no dia 12 de novembro o I Seminário Estadual de Sensibilização para o Enfrentamento da Obesidade e Diabetes, em Goiás.  
    Acontecerá em Goiás o I Seminário Estadual de Sensibilização para o Enfrentamento da Obesidade e Diabetes. O evento será realizado no dia 12 de novembro, no período das 8h às 17h30, no Augustus Hotel, GoiâniaGoiás. A ação pelo Dia Mundial dos Diabetes
    Anote na Agenda: 
    • Data: 12 de novembro de 2013
    • Local: Augustus Hotel
    • Horário: 8h às 17h30 
  • Nos dias 6, 7 e 9 de novembro acontecerão atividades em Três Lagoas (MS) pelo Dia Mundial do Diabetes.
    A Prefeitura de Três Lagoas (MS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal Hiperdia, promoverá uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, nos dias 6, 7 e 9 de novembro, em todas as Unidades de Saúde. A programação das atividades está a cargo a coordenadora municipal do Programa Hiperdia, Darlene Heloisa Ferrari Ruiz.
    - Oficina de Porta-Medicamentos
    Data: 06/11/2013 (quarta-feira) , das 9h às 11h e das 13h às 16h
    Local: no auditório do Centro de Referência Assistencial e Educacional (CRASE) Coração de Mãe
    Informações: A oficina é uma parceria do Programa Municipal Hiperdia e CAPS II. Nesta oficina, os pacientes e a equipe do CAPS II ensinarão às equipes de Agentes Comunitários de Saúde da Unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Jardim Maristela e da Unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS Santa Luzia a montaremmodelo de porta-medicamentos, que deverá ser distribuído aos pacientes hipertensos e ou diabéticos, que têm dificuldade de seguir a medicação, de maneira correta (dosagem e horários).

    - Atualização sobre Pé Diabético
    Data: 07/11/2013 (Quinta-feira), das 7h às 11h
    Local: no Plenarinho da Câmara Municipal
    Informações: O objetivo desta ação é capacitar os enfermeiros que trabalham nas Unidades Saúde de Atenção Básica, para a melhoria do atendimento, previsto para a Campanha de sábado (9), alusiva ao Dia Mundial de Diabetes, em Três Lagoas. Nesse dia, entre as demais ações previstas, caberão à equipe de enfermeiros o teste de sensibilidade dos pés nos pacientes diabéticos, assim como orientações sobre os cuidados que esses pacientes devem ter com a saúde.

    - Campanha do Dia Mundial do Diabetes
    Data: 09/111/2013 (sábado), das 8h às 11h
    Local: todas as Unidades Municipais de Saúde
    Informações: Estão convidados a participar desta Campanha e a comparecer na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, os pacientes diabéticos, pré-diabéticos, idosos, hipertensos com sobrepeso ou obesos e familiares.

    Nesse dia, entre as ações programadas, constam: teste de glicemia capilar; triagem (aferição da pressão arterial, peso, estatura e circunferência abdominal); avaliação bucal, teste de sensibilidade dos pés e orientações sobre os cuidados com os pés; orientações sobre alimentação saudável; orientações sobre o Diabetes; e distribuição de material educativo e informativo.
    Nestas ações nas Unidades de Saúde, o Programa Municipal Hiperdia conta com a parceria e participação de alunos do Curso Superior de Nutrição das Faculdades Integradas AEMS.
    Publicado em 05/11/2013 - Categorias: Centro-Oeste 2013 |
  • Regionais Mato Grosso da SBD e da SBEM se unem para a realização da semana do diabetes, de 7 a 14 de novembro
    As regionais do Mato Grosso da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) realizarão a semana do diabetes, entre os dias 7 e 14 de novembro, para marcar a data do Dia Mundial do Diabetes.

    A coordenação das atividades está a cargo da Dra. Maria Luisa Trabachin (Delegada SBD-MT) e da Dra. Cristina Pizarro (Presidente da SBEM-MT). Em cada dia serão feitas aferições de glicemias capilares, peso, altura, IMC, circunferência abdominal e orientações sobre a doença, em um local diferente, conforme listagem abaixo.

    07/11 no Ganha tempo
    08/11 no Hospital Universitário Júlio Muller
    09/11 na Rodoviária
    10/11 no Parque mãe Bonifácia
    11/11 no CERMAC
    12/11 na Universidade de Cuiabá - matriz (Av Beira Rio)
    13/11 no Hospital São Mateus
    14/11 no shopping Goiabeiras

    Além disso, algumas empresas aderiram a campanha e iluminarão de azul suas fachadas. São elas: Droga Chick, Hospital São Mateus, Restaurante Chopão e a praça 8 de abril.
  • A ADISGO realizará atividades, no dia 14 de novembro, para marcar a data do Dia Mundial do Diabetes
    A Associação dos Diabeticos do Sudeste Goiano de Catalão (ADISGO) realizará atividades, no dia 14 de novembro, para marcar a data do Dia Mundial do Diabetes. O tema do evento é "Diabetes: Quem conhece, cuida." A ação acontece no clube da 3ª idade, no Salão do Crac.
    Confira a programação:
    • 7:30hs: Abertura com realização de testes de glicemia capilar, aferição de PA, medidas de IMC –Ìndice de Massa Corporrêa , Workshop da podologia, cardiologia, oftalmologia, nutrição, técnicas de aplicação e armazenamento de insulinas com profissionais da saúde envolvidos na causa e na prevenção das complicações crônicas;
    • 7:30hs às 10:00hs: Café da manhã aos participantes e degustação de produtos diet;
    • 10:15hs: Agradecimento as autoridades presentes e aos patrocinadores;
    • 10:30hs: Entrega das camisetas, squize e alongamento com a educadora física da UNIMED aos participantes da caminhada pela saúde;
    • 11:00hs: Caminhada pela Saúde com saída do Crac, e após finalizaremos com os parabéns a ADISGO pelos seus 23 anos de conquista e luta.

  • O grupo Encontro dos Docinhos  realiza o 2º Encontro da Família e do Portador de Diabetes Tipo 1 do Tocantins.
    O grupo Encontro dos Docinhos, formado por pais e crianças portadores de DM1 realiza no dia 15 de novembro o 2º Encontro da Família e do Portador de Diabetes Tipo 1 do Tocantins. O evento, que é uma ação pelo Dia Mundial do Diabetes, visa esclarecer dúvidas, trocar informações e experiências sobre diabetes tipo 1.
    O Encontro terá cobertura ao vivo da TV Anhanguera, e a repórter Rachel Lemos, diagnosticada com diabetes aos 12 anos, será mestre de cerimônia. O evento terá início às 10h, e contará com almoço servido para 200 pessoas, Desfile dos Docinhos (crianças com diabetes), depoimentos dos pais, brincadeiras e bate papo com profissionais de saúde, além de entrega de brindes. As vagas são limitadas, e o valor por pessoa é de R$15. Menores de 5 anos não pagam. Para ver o convite, clique aqui.
    Anote na Agenda
    2º Encontro da Família e do Portador de Diabetes tipo 1 do Tocantins
    Data: 15 de novembro de 2013
    Local: Jacinta Buffet e Restaurante - 202 sul, Rua NS B, LT 15 - Palmas
    Informações: (63) 8462-9651 / (63) 8401-6264 / (63) 8457-7891
  • O IAPD também organizou sua ação para o Dia Mundial do Diabetes: a Corrida Conta o Diabetes.
    O IAPD (Instituto de Assistência e Pesquisa em Diabetes) também organizou sua ação para o Dia Mundial do Diabetes: a Corrida Conta o Diabetes, que aconteceu no dia 27 de outubro. Os percursos foram 5 e 10 km, partindo do Parque Areião, em Goiás.
    O objetivo da corrida foi criar um alerta para o impacto do diabetes e estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem que os portadores da doença vivam mais e melhor, promover diagnóstico precoce, orientando sobre formas de tratamento adequado, promover integração entre os portadores da enfermidade, além de fomentar a corrida de rua.
    Para os adultos, o percurso teve 10km, 5km e caminhada de 5km. Já as crianças percorreram, no dia 26 de outubro, de 100 a 800 metros. Durante a corrida dos adultos, houve ainda uma ação social, onde serviços como orientação médica, orientação sobre higiene oral, orientação nutricional, exames oftalmológicos e dos pés, orientação pediátrica e atividade física foram prestadas aos presentes. Estiveram presentes no local ainda stands da Liga da Mama da Liga da Urologia.
  • No dia 22 de novembro, às 19h, haverá uma caminhada pelo diabetes na cidade de São Miguel do Araguaia, em Goiás.
    No dia 22 de novembro, às 19h, haverá uma caminhada pelo diabetes na cidade de São Miguel do Araguaia, em Goiás. A ação é organizada pelo Grupo Mexa-se e da Comitiva do Batom e tem o apoio de diversas empresas locais, listadas abaixo. A data foi escolhida em razão do feriado de aniversário da cidade, com o intuito de obter um maior número de participantes.
    A organização informa que antes da caminhada acontecerá uma palesta com o médico Dr. Luiz Peixoto, na própria Praça Ovídio Martins, ponto de partida.
    Empresas que aderiram a campanha:
    - Banco Itaú
    - Caixa Econômica Federal
    - Banco do Brasil
    - Banco Bradesco
    - Igreja Católica
    - Igreja de Cristo
    - Pozzi Modas
    - M. faby Contabilidade
    - Estilo e Moda
    - Costa Organização Contábil

    Anote na Agenda:
    Caminhada Contra o Diabetes
    Data: 22 de novembro, às 19h
    Local: Praça Ovídio Martins
    Informações: (62) 9963-013 (Gilvan)
  • O evento será nos dias 11 e 12 de novembro de 2013, das 19h às 22h30, no Auditório do ITPAC.
    Liga Acadêmica de Diabetes e Endocrinologia (LADE) e a Liga de Angiologia e Cirurgia Vascular de Araguaína (LACVA), do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), de Araguaína, Tocantins, estão organizando o I Simpósio Acadêmico de Diabetes e Suas Consequências Vasculares. O evento será nos dias 11 e 12 de novembro de 2013, das 19h às 22h30, no Auditório do ITPAC, localizado na Avenida Filadélfia.
    Pelo Dia Mundial do Diabetes também será realizada uma atividade de extensão em uma praça da cidade, no dia 13 de novembro. Na ocasião, serão distribuídos panfletos informativos e realizados testes de HGT na população que passar pelo estande.
  • Ações para o Dia Mundial do Diabetes em Cuiabá
    A Associação Matogrossense das pessoas com Diabetes e seus Familiares (AMPED/MT), juntamente com alguns parceiros como a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia – Regional Mato Grosso e a CEDIC/CEDILAB, desenvolverá as seguintes atividades:
    • Algumas unidades de atenção primária e unidades da família do município de Cuiabá estarão realizando a glicemia capilar dos interessados, na semana de 11 a 16 de novembro;
    • No dia 16/11, no Parque Mãe Bonifácia (Avenida Miguel Sutil, s/nº), realizará a Caminhada Azul pelo Diabetes. A atividade terá início às 7h30, com alongamento seguido da caminhada. Neste dia o CEDIC/CEDILAB fará a glicemia capilar dos usuários do parque, além de orientar os presentes sobre a doença.

    obs.conteúdo meramente informativo procure seu médico
    abs,
    Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla