Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Atividades pelo Brasil para a Conscientização do Diabetes - Cont. I - Nordeste

Nordeste 2013

  • A SBEM-RN irá organizar uma ação em Natal, dia 10 de novembro, para marcar a data do Dia Mundial do Diabetes.


    SBEM Regional do Rio Grande do Norte, presidida pela Dra. Neidmar da Mata, irá organizar uma ação no Parque das Dunas, em Natal, para marcar a data do Dia Mundial do Diabetes.
    O evento acontece no dia 10 de novembro, das 7h ao meio dia e contará com a participação de endocrinologistas, retinólogos, professores, residentes e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Potiguar.
    O foco principal da campanha será o olho do diabético e a ação receberá apoio do SESI, através de uma Unidade Móvel, para exame de retina, e da Secretaria Municipal de Saúde, para dar seguimento ao tratamento, caso seja diagnosticada a retinopatia.
    Também serão aplicadas, durante a atividade, questionários para rastrear o risco de desenvolver diabetes, teste de glicemia na ponta-de-dedo e avaliação dos pés na busca de identificar neuropatia diabética.
  • Com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia - Regional Alagoas, será realizado uma ação pelo Dia Mundial do Diabetes. 
    Será realizado no período do dia 11 a 15 de novembro a I Semana de Atenção ao Paciente Diabético (SAD) de Maceió, Alagoas. O evento contará com diversas atividades que incluem visitas escolares, iluminação em azul da associação  comercial de Maceió no Dia mundial do Diabetes, caminhada simbólica pela doença, uma feira de saúde e distribuição de uma cartilha informativa. 
    O evento contará com a presença de representantes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia - Regional Alagoas, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - Regional Alagoas, representantes de, além de médicos engajados na luta contra o diabetes das mais diversas áreas, educadores físicos, nutricionitas, enfermeiros e estudantes da área de saúde.
    Terá como parceiros: nimed Maceió, Viva Melhor, EndoVasc, Cendo Internacional, LAVA vascular, Meyer, SBAVC-AL, UNCISAL, LACLIM, Ao Pharmacêutico, Novartis, Sigvaris, Casa do Médico, Associação dos diabéticos e Hipertensos de Alagoas. 
    Confira a Programação: 
    11,12 e 13/11/2013
    Visitas escolares (nos horários das aulas - manhã e tarde)
    Local: CEPA - Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas
    Público alvo: Crianças de 9 a 14 anos

    14/11/2013 – 18h
    Iluminação em azul da associação comercial

    15/11/2013 – 8h
    Caminhada pelo diabetes
    Local de partida: Alagoinhas até o local da feira.

    Público - alvo: diabéticos,parentes, amigos, profissionais e estudantes da área de saúde
    15/11/2013 – 9h
    Feira da Saúde
    Local: Ponta Verde (entre as barracas Kanoa e Lopana)

    Público - alvo: diabéticos,parentes, amigos, profissionais e estudantes da área de saúde
  • Mais uma ação do Dia Mundial do Diabetes acontecerá no Centro de Assistência à Criança Lúcia de Fátima Ribeiro Guimarães Sá.
    Mais uma ação do Dia Mundial do Diabetes acontecerá em Fortaleza, no Ceará. O Centro de Assistência à Criança Lúcia de Fátima Ribeiro Guimarães Sá (CAC) realiza no dia 14 de novembrouma campanha de conscientização com seus funcionários. As atividades realizadas serão verificação da pressão arterial e de glicemia, cálculo do IMC, medição de circunferência abdominal, palestras e distribuição de lanches saudáveis.
    O evento será realizado com a colaboração dos setores de Nutrição, com a Dra Izabel Cristina Lopes da Nóbrega e Dra Adelina Rodrigues Tavares; Educação Permanente com a Dra Ana Karine Duarte Martins e Dra Sônia Maria Cavalcante da Rocha; Enfermagem com a Dra Terezinha Gomes Jucá; Direção Clínica, Dra Heloísa Helena Araújo Martins, além do apoio da Direção Técnica, também com a Dra Heloísa Helena e da Direção Executiva com Dr. Antônio Pio Bizarria.
    Anote na Agenda
    Campanha de Conscientização a Funcionários
    Data: 14 de novembro de 2013.
    Local: Rua Guilherme Perdigão, 299, Parangaba - Fortaleza, Ceará
    Informações: (85) 3225-5431
  • Estudantes de Enfermagem de Salvador, organizaram 13ª Mostra de Projetos com o tema Prevenção do Pé Diabético.
    O Dia Mundial do Diabetes será na próxima semana, mas as ações de conscientização acontecem durante todo o ano. Um exemplo são os estudantes de enfermagem do Centro Universitário Jorge Amado, de Salvador, Bahia, que organizaram a 13ª Mostra de Projetos com o temaPrevenção do Pé Diabético. O evento foi realizado no dia 11 de junho e teve como objetivo evitar sequelas e complicações graves no diabetes.
    Em menção do Dia Mundial, os estudantes escolheram a cor azul para camisa, que ainda levou o símbolo estampado. Com essa contribuição, as ações de prevenção e promoção da saúde foram intensificadas na região
  • A Regional SBEM Ceará está preparando atividades para marcar a data do Dia Mundial do Diabetes.
    A Regional Ceará, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, está preparando uma série de atividades para marcar a data do Dia Mundial do Diabetes. As ações acontecem entre os dias 9 e 17 de novembro.
    Veja como será a programação:
    • 07/11 - Realização da campanha "De olho no olho do diabético" em associação com as sociedades representativas da oftalmologia. Faremos mutirão de atendimento no CIDH(Centro Integrado de Diabtes e Hipetensão), com realização de avaliação de casos suspeitos de retinopatia e realização sequencial de terapia de fotocoagulação à laser nos casos necessários. Serão levados aparelhos de laser para o local de atendimento.
    • 13/11 - Atividade Educativa para Pacientes - Mapas de Conversação no Tratamento do Diabetes - Hospital das Clínicas da UFC - Coordenação Dr. Miguel Nasser Hissa.
    • 23/11 - Atendimento em regime de mutirão em shopping center, com aplicação de questionário de risco(Findrisk) com estudantes das ligas de endocrinologia das universidades locais, realização de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, peso e IMC, além de orientação sobre a doença. Faremos divulgação na mídia.
    • 24/11 - Corrida/Caminhada na Av. Beira Mar para conscientização da população sobre a necessidade de prática de atividade física na prevenção e tratamento do diabetes. Divulgação na mídia.
  • A I Semana de Atenção ao Paciente Diabético acontece entre os dias 11 e 14 de novembro, em Maceió.
    Apesar de estar na primeira edição, a I Semana de Atenção ao Paciente Diabético (SAD) de Maceió já conta com a participação e o apoio de empresas dos mais variados ramos. O projeto será realizado no período de 11 a 15 de novembro de 2013, em Maceió, Alagoas. O objetivo da ação é esclarecer para a população sobre o diabetes e suas complicações, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
    A SAD está sendo organizada pela Liga Acadêmica Vascular com o apoio da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACLIM). Entre a programação prevista para o evento estão visitas escolares ao CEPA (Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas), iluminação em azul da associação comercial de Maceió, caminhada simbólica pelo diabetes, feira de saúde e distribuição de cartilha informativa.
    Anote na Agenda
    I Semana de Atenção ao Paciente Diabético de Maceió
    Data: 11 a 15 de novembro de 2013
  • A Unifarma realizará uma ação em Ubaitaba, para marcar a data do Dia Mundial do Diabetes
    A Unifarma realizará uma Ação Social em Ubaitaba, no dia 14 de novembro, a partir das 7h30, para marcar a data do Dia Mundial do Diabetes. Serão feitos 300 testes de glicemia, aferição dapressão arterial, além de atendimento feito por médicos, dentistas, fisioterapeitas, nutricionistas, enfermeiros e assistente social. 
    Os serviços oferecidos serão gratuitos e a atividade acontece na Praça Dr. Xavier, 117, Ubaitaba, Bahia. Para mais informações ligue para (73) 3230-1652 ou envie um e-mail para  laertluiz@hotmail.com e uni-farma2010@hotmail.com.
  • O Grupo de Amigos Diabéticos em Ação de Cajazeiras (PB) fará um pit stop informativo para a população, seguido de uma caminhada.
    O Grupo de Amigos Diabéticos em Ação de Cajazeiras, Paraíba, vai marcar o Dia Mundial do Diabetes com um pit stop informativo para a população, seguido de uma caminhada silenciosa com diversos segmentos sociais. A única casa de saúde do sertão prepara atividades para seus funcionários, colocando em sua entrada um círculo azul e iluminação azul do dia 13 para o dia 14, além de exames para seus funcionários, palestras sobre educação e saúde.
    O evento está sendo realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Hiperdia, Educação e Saúde, Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social, Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), Nona Gerência Regional de Saúde, Sctrans e Pptrans.
    A ação acontecerá no dia 14 de novembro, às 8h, na Alameda Dr. Sabino Rolim Guimarães, s/nº, em frente à Câmara Municipal de Cajazeiras e Praça das Oiticicas, centro de Cajazeiras.
    Anote na Agenda
    Pit Stop Informativo
    Data: 14 de novembro
    Local: Alameda Dr. Sabino Rolim Guimarães, s/nº
  • A I Caminhada e Corrida do Dia Mundial do Diabetes de São Luís (MA), será no dia 17 de novembro, com largada às 7h.
    A SBEM Regional Maranhão, presidida pela Dra. Viviane Chaves de Carvalho Rocha, está organizando a I Caminhada e Corrida do Dia Mundial do Diabetes, que será no dia 17 de novembro, em São Luis (MA). O percurso será feito na Av. Litorânea, sendo 3km de Caminhada e 8km de Corrida. A largada será em frente à Barraca Mundo Milhas, às 7h.
    As inscrições estão abertas e custam R$ 20 mais um quilo de alimento não perecível. O kit corredor deverá ser retirado no local da largada, no dia anterior, 16/11/2013, das 8h ás 18h. Todos que completarem a caminhada receberão medalha de participação. Já a corrida possui premiação em dinheiro para os três primeiros lugares tanto nas categorias feminino e masculino como especial de cadeirantes e deficientes mentais. Inscrições e informações pelo site www.corridadodiabetes.com.
    Anote na agenda:
    I Caminhada e Corrida do Dia Mundial do Diabetes
    Data: 17 de novembro, às 7h
    Local: Av. Litorânea, em frente à Barraca Mundo Milhas, São Luís (MA)
    Informações: www.corridadodiabetes.com
  • O Centro de Diabetes de Sergipe realizará uma caminhada pelo Dia Mundial do Diabetes, no dia 9 de novembro, na Praça do Mini Golf.
    Com o objetivo de propagar o Dia Mundial do Diabetes, o Centro de Diabetes de Sergipe, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Tiradentes, realizará a IIIª Caminhada do Dia Mundial do Diabetes, no dia 9 de novembro, na Praça do Mini Golf, em São José, Aracaju. Durante todo o percurso serão dadas orientações de saúde, a importância da atividade física e de dieta balanceada para o controle da doença, também serão distribuídos panfletos educativos com as principais informações sobre o Diabetes. Após a caminhada serão realizadas diversas atividades assistenciais como dosagem de glicemia capilar e verificação de pressão arterial e orientações nutricionais.
    Representado pelo Dr. Raimundo Sotero (endocrinologista) o Centro de Diabetes realiza atividades em prol do Dia Mundial há vários anos. Por 6 anos a campanha teve como foco a educação e prevenção em diabetes. A partir de 2013, o tema será “Protegendo o nosso futuro”.
    A Campanha é dirigida a pessoas com Diabetes, pessoas com risco de desenvolver a doença, familiares de Diabéticos e público em geral, tendo, ainda, atividades voltadas para os profissionais de saúde, enfatizando a importância do diagnóstico precoce.
    Mensagens:
    1. Para público em geral e pessoas em risco: Corre risco? Faça umteste de Diabetes.
    2. Para profissionais de saúde: Conheça os sinais e sintomas do Diabetes. Um diagnóstico precoce salva vidas.
    3. Para governantes e legisladores: Prevenção do tratamento do Diabetes é simples e econômico. Coloque em seus planejamentos.
    4. Para familiares: Conheça os sintomas de alerta para o Diabetes. Visite seu médico para medir seu risco.Você pode se ajudar e aos seus parentes.
    5. Para pessoas com Diabetes: Desfrute de uma vida ativa para prevenir complicações.

    Veja o material da Campanha:
     Anote na agenda:
    Caminhada do Dia Mundial do Diabetes
    Data: 09/11/2013
    Local: Praça do Mini Golf, São José, Aracaju/SE
    Publico previsto: 3000 a 4000 pessoas
  • Associação de Diabetes e Hipertensão do Maranhão e Secretaria Estadual de Saúde, convida a população para a Semana em Comemoração ao Dia Mundial do Diabético.
    As ações para o Dia Mundial do Diabetes já estão acontecendo por aí. Uma delas é da ADIHMA (Associação de Diabetes e Hipertensão do Maranhão) junto com a Secretaria Estadual de Saúde. A população é convidada para a Semana em Comemoração ao Dia Mundial do Diabético, que será realizada nos dias 10, 12, e 14 de novembro.
    No dia 10, domingo, será feita a Caminhada na Litorânea. O encontro está marcado para as 7h30, em frente à Biblioteca na Praça Deodoro. Serão disponibilizados dois ônibus para transportar os convidados para a Praça de Brinquedo na Litorânea.
    No dia 12, terça-feira, o dia será de lazer em São José de Ribamar. Ás 9h uma missa será celebrada em ação de graças. Em seguida, acontecerá um show de seresta com Weyber Morais e Teclados com seus convidados. Nesse dia também haverá transporte disponibilizado saindo da Praça Maria Aragão. A saída está prevista para as 7h30 e o retorno para as 17h. O valor cobrado é de R$10, incluindo almoço.
    No Dia Mundial do Diabetes, o evento será na Praça Deodoro: uma feira da saúde está sendo organizada, com teste de glicemia, PA, palestra com profissionais de saúde e ambulância com o apoio da prefeitura de São Luís.
    Para mais informações, o e-mail acatasantos@yahoo.com.br está disponibilizado.
  • O Hospital de Olhos Beira Rio (HOBR), a Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA) e o Grupo de Estudo e Pesquisa do Mutirão do Diabético programaram uma série de atividades para o dia 9 de novembro de 2013.
    Hospital de Olhos Beira Rio (HOBR), a Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA) e oGrupo de Estudo e Pesquisa do Mutirão do Diabético programaram uma série de atividades para o dia 9 de novembro de 2013, em prol do Dia Mundial do Diabetes. As ações são coordenadas pelo Dr. Rafael Ernane A. Andrade (Médico Oftalmologista) e acontecerão no Hospital de Olhos Beira Rio (Rua Mário Padre 185, Beira Rio) e na Praça Rio Cachoeira (Beira Rio).
    Aproximadamente 800 profissionais voluntários estão envolvidos nas ações, possuindo equipes de especialistas em diversas áreas: médicos (endocrinologistas, cardiologistas, vasculares, oftalmologista, nefrologistas), enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas, professores de atividade física, nutricionistas, atores, cantores, músicos e Clubes de Serviços (LIONS, Rotary e Maçonarias).
    Não ocasião, serão realizadas as seguintes ações:
    Parte médica (olho, pé e rim): com capacidade para atendimento de 2000 a 2500 pacientes
    - Exames do fundo de olho para detecção da retinopatia diabética 
    - Exame do pé diabético
    - Avaliação renal e da HAS pelo grupo da nefrologia realizando exames bioquímicos (S. de Urina, Creatinina, Uréia, Glicemia, Hb Glicosilada)

    OBS: Todos os pacientes são orientados, a partir de seus respectivos resultados, e encaminhados através de uma parceria com a ASDITA (Associação dos Diabéticos de Itabuna), prefeitura (Unidade Básica e Hiperdia) e Governo do Estado para tratamento de acordo com a gravidade de cada caso. Os dados são catalogados em uma ficha clínico-epidemiológica e utilizados para traçar o perfil dos diabéticos da região, depois publicados em revistas nacionais de medicina.
    Feira Multidisciplinar de Saúde: com capacidade para circulação de 10 mil pessoas e Campanha Nacional de Detecção de Novos Casos de Diabetes
    - Mais de 20 estandes de serviços e educação relacionadas ao diabetes (medida de glicemia, pressão arterial, nutrição, orientação endocrinológica, cardiológica, oficina do pé diabético, como usar a insulina, automonitorização, orientação física, terapia ocupacional e suporte psicológico, INSS, orientação jurídica, odontológica, da obesidade diabética, entre outras).

    Mutirão na TV Aberta
    - O Mutirão tem apoio forte da TV Cabrália / Record BA. A emissora de TV aberta Record transmitirá várias matérias e entrevistas, ao vivo, em horário nobre, com flahes nacionais, sendo realizado um programa de televisão de 2h de duração, todo voltado ao Diabetes (mostrando todo o evento, além da participação de artistas cantando pela causa) é o programa Balanço Geral no Mutirão do Diabético.

    Ato Público do Dia Mundial do Diabetes e Avanços no Campo de Políticas Públicas
    Temos um ato público de comemoração do Dia Mundial do Diabetes, com a presença de Autoridades Locais e até Nacionais, tais como representantes da SNNO (Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia) CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), ANAD (Associação Nacional de de Assistência ao Diabético), SOFBA (Sociedade de Oftalmologia da Bahia), SBEM-BA (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

    Itabuna Azul 
    A International Diabetes Federation (IDF) e Organização Mundial de Saúde (ONU) abraçaram a campanha do Dia Mundial do Diabético em todo o mundo e uma das ações marcantes está o de iluminar com luz azul, na noite de 14 de novembro, ao menos 500 monumentos ícones em todo o mundo, como é o caso do Cristo Redentor, que já foi em iluminado em 2007 e 2008 e também será iluminado neste ano. Também pretendem chegar a 500 mil casas e entidades particulares. 
    Itabuna também terá vários pontos e marcos iluminados de Azul (a cor do Diabetes)

    Anote na agenda:
    Mutirão do Diabético de Itabuna
    Data: 9 de novembro de 2013, das 8h às 13h.
    Local: Hospital de Olhos Beira Rio e na Praça Rio Cachoeira (Beira Rio)
    Endereço: Rua Mário Padre 185, Beira Rio, CEP 45605-415.
    Cidade e Estado: Itabuna (BA)

    Apoio Nacional: SNNO (Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia) CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), ANAD (Associação Nacional de de Assistência ao Diabético), SOFBA (Sociedade de Oftalmologia da Bahia), SBEM-BA (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).
    Apoio Local: TV CABRÁLIA / REDE RECORD BAHIA; Prefeitura Municipal de Itabuna / Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Estadual de Saúde (SESAB); LIONS Clube de Itabuna; Santa Casa de Misericórdia de Itabuna; UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), UNIME; FTC; Empresas parceiras e amigas do Mutirão do Diabético de Itabuna (Bahiagás, UNIMED Itabuna, Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, entre outras); Maçonarias de Itabuna e a Ordem DeMolay.
    • A Associação Pernambucana do Diabético Jovem (APDJ) programou diversas ações, durante o mês de novembro, para marcar o Dia Mundial do Diabetes 2013, integrando diabéticos, familiares, amigos, instituições e governo.
      Associação Pernambucana do Diabético Jovem (APDJ) programou diversas ações, durante o mês de novembro, para festejar o Dia Mundial do Diabetes 2013. Segundo a presidente da Associação, em parcerias de instituições e laboratórios, a intenção é contribuir com o programa global, levando diabéticos, familiares, amigos, instituições e governo a se preocuparem com o diabetes. Veja, abaixo, a programação coordenada pela APDJ.
      Diabetes: Proteja nosso futuro
      Nosso círculo azul está no ar

      01 de novembro, às 14h30
      Ação: Oficina de pipa. O que a diabetes e as pipas tem em comum
      Local: APDJ – Rua Marquês de Valença, 238, Boa Viagem – Recife (PE)

      01, 08 e 15 de novembro
      Ação: Eu visto azul

      13 e 14 de novembro, das 8h às 17h
      Ação: Projeto Colméia - A população terá oportunidade de aferir a taxa de glicose, entre outros serviços de saúde e cidadania. Projeto coordenado pelo SESC que conta com parceria da APDJ e outras instituições.
      Local: Praça do Carmo, Recife (PE)

      13 a 15 de novembro
      Ação: Tudo azul - Em Recife e Olinda, vários edifícios, monumentos, ponte, antenas, árvores, estarão em tom azul, chamando a atenção para a campanha do Dia Mundial do Diabetes.

      15 de novembro de 2013
      Ação: Diabetes: Proteja nosso futuro

      Local: Pracinha de Boa Viagem, Recife (PE)
      • 8h às 12h - Aferição de glicose e pressão, e informações de bem conduzir a diabetes.
      • 8h - Concentração, todos juntos vestindo azul, para caminhando, pedalando e frevando lembrar da importância do Proteger o futuro.
      • 9h - Partida para o ponto de encontro do Festival de Pipas Círculo azul no ar

      Local: Av. Boa Viagem - Recife, em frente à Padaria Boa Viagem
      • 8h às 12h - Aferição de glicose e pressão, e informações de bem conduzir a diabetes.
      • 11h - Festival de Pipas Círculo azul no ar - Diabéticos, familiares e amigos vestindo azul, irão empinar pipas com o círculo azul, o símbolo do diabético. Juntos, caminharão pelas areias da praia de Boa Viagem, até o 1º Jardim de Boa Viagem, para encontrar os amigos da Escola Bike Anjos. O céu do Recife estará ainda mais azul, lembrando que devemos Proteger o futuro.

      Local: 1º Jardim de Boa Viagem / Recife
      • 9h às 12h - Escola Bike Anjo Recife - Anjos ciclistas voluntários, com experiência, em homenagem ao Dia Mundial de Diabetes, ajudam as pessoas que não sabem a andar de bicicleta a conseguirem se equilibrar na magrelinha, ou querem (RE)começar a pedalar nas ruas.

      29 de novembro
      Entrega à Secretaria de Saúde da Cidade do Recife, dos formulários que apontam o nome, endereço e taxa de glicose alterada, em toda a campanha de detecção 2013. Através do programa Saúde da Família, esperamos que os identificados, sejam localizados, e passem a ser atendidos com diagnóstico, e inseridos em programa de saúde contando com a recepção dos medicamentos, glicosímetros e testes de glicemia. Desta forma estaremos dando vários passos pelo Diabetes.

      obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
      abs,
      Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla