Powered By Blogger

sábado, 30 de novembro de 2013

OS SERVIÇOS DE HEMODIÁLISE DEVEM REALIZAR PERIODICAMENTE, EM SEUS PACIENTES, OS SEGUINTES EXAMES:



➨Caso esta determinação não esteja sendo cumprida, converse com o Responsável Técnico do Serviço no qual você realiza o seu tratamento. Ele deverá lhe esclarecer de forma clara, qual o verdadeiro motivo para este entrave estar ocorrendo.

➥ O paciente deve ser submetido a todos os exames abaixo relacionados, além de ultrassonografia abdominal com estudo dos rins e bexiga, no prazo de 30 (trinta) dias, decorridos da data de sua admissão no programa de tratamento dialítico, caso não disponha do exame realizado nos últimos seis meses.

a) EXAMES MENSAIS: medição do hematócrito, dosagem de hemoglobina, uréia pré e pós a sessão de diálise, potássio, cálcio, fósforo, transaminase glutâmica pirúvica (TGP), glicemia para pacientes diabéticos e creatinina durante o primeiro ano; 

a.1) Quando houver elevação de TGP, descartadas outras causas, o médico nefrologista deve solicitar o Anti-HBc IgM, HbsAg e AntiHCV. 

a.2) A complementação diagnóstica e terapêutica das hepatites virais deve ser assegurada aos pacientes e realizada nos serviços especializados em hepatites virais. 

b) EXAMES TRIMESTRAIS: hemograma completo; medição da saturação da transferrina; dosagem de ferritina, ferro sérico, proteínas totais e frações e fosfatase alcalina. 

c) EXAMES SEMESTRAIS: párato-hormônio, Anti-HBs, e, para pacientes susceptíveis (com Anti-HBC total ou IgG, AgHBs e Anti-HCV inicialmente negativos), a realização de HbsAG e Anti-HCV. Dosagem de creatinina após o primeiro ano. 

d) EXAMES ANUAIS: colesterol total e fracionado, triglicérides, dosagem de anticorpos para HIV e do nível sérico de alumínio, Rx de tórax em PA e perfil. 

➥ Além do PRA ou Painel de Reatividade de Anticorpos positiva, que deve ser colhido no mínimo a cada 3 meses, e seu resultado deve estar sempre atualizado na CNCDO do estado aonde o paciente encontra-se cadastrado na fila de espera para o Transplante Renal. Este procedimento também deve ser realizado pelo Serviço de Hemodiálise. 

➨FONTE: ANVISA (Regulamentação).

obs. conteúdo meramente informativo consulte seu médico
abs,
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla