Powered By Blogger

sábado, 9 de novembro de 2013

Contagem de Carboidratos

Medir glicose com mais frequência ajuda no tratamento do diabetes
Pesquisadores da Unifesp descobriram que usar o aparelho de medição de glicose mais vezes durante o dia ajuda muito no controle do açúcar no sangue.

Giuliana Girardi - São Paulo 

O aparelho que mede a taxa de açúcar no sangue é um velho conhecido das pessoas com diabetes. A novidade é como ele está sendo usado. Os médicos da Universidade Federal de São Paulo orientam os pacientes a fazer vários exames num único dia. 

O paciente recebe um medidor e faz os testes em casa, durante três dias seguidos, antes e depois das principais refeições. Semana a semana os médicos analisam os resultados e assim conseguem ter informações mais precisas, como por exemplo, quando ocorrem as variações da doença, em que horário do dia a taxa de açúcar no sangue está mais alta ou baixa. 

Depois de um mês de tratamento, setenta por cento dos pacientes conseguiram controlar a doença e afastaram os riscos de outros problemas de saúde. 

Um deles é a insuficiência renal, além de ser causa de cegueira, problemas vasculares que levam a amputação, infarto do miocárdio, derrames, tudo isso pode ser causado pelo mau controle do diabetes, por isso tão importante controlar bem, explica Maria Teresa Zanella, professora da Unifesp. 

Outro fator que pode agravar a doença é o descuido com as refeições. Escolher a alimentação correta é uma tarefa que a pessoa com diabetes deve levar muito a sério. Existe um método para isso, o paciente aprende a contar os carboidratos. 
A nutricionista Fernanda Castelo Branco explica: 

Baseado numa dieta de 2000 calorias, utilize como referência 200 gramas de carboidrato dia. Então, por exemplo, se a pessoa come uma banana, ela consome 11 gramas de carboidrato. Portanto, ficam faltando 189 que ela pode consumir ao longo do dia. É bom distribuir esta quantidade durante as refeições. 

No rótulo dos produtos deve que constar a porção de referência. Por exemplo, um pão em que 50 gramas representem uma fatia meia, contém 23 gramas de carboidrato. Então, faltariam 177 gramas pra ela fracionar ao longo do dia. 

Carboidrato é o açúcar do alimento, então é ele que vira glicose no sangue. A gente conta então o carboidrato pra ter um controle glicêmico nas refeições. 

Quando Vagner vai ao supermercado já fica de olho no rótulo dos produtos. Depois que começou a fazer esses cálculos, passou a se alimentar melhor. 

Eu não fico restrito só ao diet, para mim foi super bom, eu consigo comer de tudo sem me preocupar com a questão de diet, não diet, declara Vagner Batista de Lima, publicitário. 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla