Powered By Blogger

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Conheça os riscos da desidratação


imagen1
A maioria dos médicos sempre indica para os pacientes se hidratarem bastante, pois há problemas sérios que os indivíduos podem ter se não o fizerem. A desidratação significa que o corpo não possui a quantidade de água e fluidos que deveria. As crianças são mais suscetíveis à perda de líquidos comparada aos adultos, devido ao peso inferior do corpo e maior circulação de água e eletrólitos.

“Um adulto necessita em média de dois litros de água por dia, para a manutenção das suas funções vitais. A perda de uma pequena porcentagem de líquido em adultos, e de 5% de líquido em crianças, já é considerada uma desidratação leve, que apresenta sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e cansaço. À medida que este processo piora, os olhos podem ficar fundos, a pessoa pode ir ficando irritadiça, com desorientação, e até mesmo coma”, enfatiza a endocrinologista. Bibiana Colenci.
“Nas pessoas com diabetes, este quadro evolui mais rápido. Por isso é muito importante que sempre esteja atento à ingestão de líquidos. Quando a taxa de açúcar está muito elevada no sangue, o corpo tende a expeli-lo através da urina e, assim, perde-se muita água. Esta desidratação pode, por outro lado, piorar a hiperglicemia, elevando a taxa de glicemia, que leva a maior perda de açúcar e água pela urina. Este quadro se perpetua e submete ao corpo ao maior estresse até que a desidratação seja tão intensa que o indivíduo entre em coma, com risco de morte”, detalha Dra. Bibiana.
Nos casos de atletas de altaperformance,oAmerican College of Sports Medicine (ACSM, orienta ingerir aproximadamente 500ml de líquidos nas duas horas antecedentes ao exercício. Os participantes devem começar a beber desde o início da atividade e em intervalos regulares, em volume suficiente para repor as perdas pela sudorese ou o máximo tolerado. Já aNational Athletic Trainer’s Association (NATA)faz as seguintes recomendações: ingerir 500ml a 600ml de água ou outra bebida esportiva duas a três horas antes do exercício e 200ml a 300ml 10 a 20 minutos antes do mesmo; durante a atividade física, a reposição deve aproximar as perdas pelo suor e pela urina com a hidratação. Mesmo assim, costuma-se ter perdas máximas correspondentes a 2% de perda de peso corporal; após o exercício, a hidratação deve ter como objetivo corrigir quaisquer perdas líquidas acumuladas.
Nos casos de pessoas que não fazem exercícios tão intensos, Dra. Bibiana sugere, “se a desidratação for leve, é importante tomar muita água e verificar a cor da urina se está clareando. Se mesmo assim a urina se mantiver escura e a glicemia não abaixar ou estiver ainda subindo, é importante entrar em contato com o endocrinologista para descartar um quadro de cetoacidose metabólica ou alguma infecção ou desidratação que necessite de reposição de líquidos intravenoso. No caso do paciente com diabetes, se a glicemia estiver persistentemente acima de 250mg/dl, mesmo com a melhorada hidratação, ou se estiver maior que 250mg/dl, com quadro de prostração ou confusão metal, tem de levar ao pronto atendimento ou ao endocrinologista para tratar de forma adequada. Para isso, Dra. Bibiana sugeriu um quadro para ilustrar o assunto”:
Tabela 1. Índices do estado de hidratação e sua relação com a urina
tabela 6
Mas a Dra. Bibiana lembra que não é somente por meio da ingestão de água é que pode reverter o processo de desidratação. “Tomar água de coco, suco leves ou chá gelado são boas dicas para quem quer se hidratar. O uso de repositores energéticos e hidroeletrolíticos são só recomendados para atletas ou em casos específicos prescritos pelo endocrinologista”.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.debemcomavida.com.br/conheca-os-riscos-da-desidratacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla