Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Considerando as Opções de Tratamento do Câncer de Próstata

Na maioria dos homens diagnosticados com câncer de próstata, a doença está em estágio inicial. Portanto, eles muitas vezes têm várias opções de tratamento a considerar.

Se você tem câncer de próstata em estágio inicial, existem muitos fatores importantes a serem levados em conta antes de decidir sobre um determinado tipo de tratamento, por exemplo, sua idade, estado geral de saúde e a probabilidade de que a doença vai causar problemas para você. Você também deve avaliar os possíveis efeitos colaterais do tratamento e como podem alterar seu modo de vida. Alguns homens, por exemplo, querem evitar possíveis efeitos colaterais, como incontinência ou impotência o máximo de tempo possível. Outros homens estão menos preocupados com isso e muito mais preocupados com a retirada do tumor.

Se você é uma pessoa mais velha ou tem outros problemas de saúde e o tumor é de crescimento lento, pode  ser útil pensar no câncer de próstata como uma doença crônica que, provavelmente, não vai levar você à morte, mas pode causar sintomas que você deseja evitar. Você pode estar mais inclinado pela vigilância ativa, do que aos tratamentos mais susceptíveis de causarem importantes efeitos colaterais, como a radioterapia e a cirurgia. É claro, a própria idade não é necessariamente a melhor base para fazer sua escolha. Muitos homens estão em boa forma física e mental aos 70 anos, enquanto outros mais jovens já não são tão saudáveis.

Se você é jovem e saudável, pode estar mais disposto a enfrentar os efeitos colaterais de terapias que lhe oferecem melhor chance de cura. A maioria dos médicos acreditam que a radioterapia, a prostatectomia radical e a braquiterapia têm os mesmos índices de cura para o câncer de próstata em estágio inicial. No entanto, existem prós e contras de cada tipo de tratamento que devem ser considerados, incluindo os possíveis riscos e efeitos colaterais.

Atualmente, isso pode ser difícil de gerenciar devido à quantidade de tipos de tratamento dentro de cada modalidade, por exemplo, novos tipos de cirurgia (prostatectomia laparoscópica e prostatectomia robótica assistida) e novas técnicas de radioterapia (radioterapia conformacional, radioterapia de intensidade modulada, radioterapia com feixe de prótons, etc.). Muitos deles parecem muito promissores, mas existem poucos dados a longo prazo sobre eles. 

Essa decisão é complexa e muitas vezes difícil de tomar sozinho. Você pode conversar com sua família e amigos antes de tomar a decisão. Também pode considerar que conversar com outros homens que tiveram a doença seja útil. É importante lembrar que a experiência de cada homem com o câncer de próstata é diferente. Só porque alguém que você conhece teve uma boa (ou má) experiência com um determinado tipo de tratamento não significa que o mesmo acontecerá com você.

Você também pode querer considerar uma segunda opinião médica de diferentes especialidades. Conversar com cada um deles pode lhe dar uma melhor perspectiva sobre as suas opções.

Antes de se decidir sobre o tratamento, algumas perguntas que você pode querer perguntar a si mesmo:

  • Você é o tipo de pessoa que precisa fazer algo contra o câncer de próstata, mesmo que isso possa resultar em importantes efeitos colaterais? Ou será que você se sentirá confortável com a vigilância ativa, mesmo que isso signifique ficar mais ansioso e aumente a necessidade e frequência de acompanhamento?
  • Você sente a necessidade de saber de imediato o que seu médico acha? Ou você se sente confortável em não saber os resultados do tratamento por um tempo, como é o caso da radioterapia?
  • Você prefere novas tecnologias, que podem ter algumas vantagens teóricas? Ou você prefere métodos de tratamento comprovados e com os quais os médicos podem ter mais experiência?
  • Quais potenciais efeitos colaterais do tratamento (incontinência, impotência, problemas intestinais) são mais angustiantes para você?
  • Qual a importância para você do tempo de tratamento ou recuperação?
  • Se o seu tratamento inicial não for bem sucedido, quais serão suas opções?

Muitos homens acham estressante ter que escolher entre as opções de tratamento e têm medo de optar pelo "errado". Em muitos casos, não existe a melhor opção, por isso é importante ter seu próprio tempo para escolher a opção certa para você.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/considerando-as-opcoes-de-tratamento-do-cancer-de-prostata/5862/290/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla