Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Tratamento do Câncer de Próstata por Estágio


O estadiamento da doença é um dos fatores mais importantes na escolha da melhor opção de tratamento. Mas, outros fatores, como idade do homem, estado de saúde geral e a expectativa de vida também devem ser considerados.

De fato, muitos médicos determinam as possíveis opções de tratamento de um homem baseados não apenas no estadiamento, mas no risco da recidiva e na sua expectativa de vida. 

Você pode querer perguntar ao seu médico quais fatores estão sendo considerados quando se discute as opções de tratamento. Alguns médicos podem recomendar opções terapêuticas diferentes das listadas aqui.

Estágio I

Esses tumores são pequenos (T1 ou T2a) e não se encontram fora da próstata. Têm baixa graduação de Gleason (até 6) e nível de PSA baixo (menor que 10). Eles geralmente crescem muito lentamente e podem não causar quaisquer sintomas. 

Em homens idosos ou com outros problemas de saúde, sem quaisquer sintomas do câncer de próstata que possam limitar a sua vida, a vigilância ativa é frequentemente recomendada. Para aqueles que desejam iniciar o tratamento, as opções são a radioterapia ou a prostatectomia.

Os homens mais jovens e saudáveis ​​podem considerar a vigilância ativa, a prostatectomia radical ou a radioterapia.

Estágio II

Os tumores estágio II estão contidos na glândula prostática, mas são maiores, têm maior graduação de Gleason e os níveis do PSA são maiores do que os tumores do estágio I. Em comparação aos tumores de próstata estágio I, os de estágio II que não são tratados com cirurgia ou radioterapia e são mais propensos a eventualmente, se disseminar além da próstata e provocar sintomas.

Assim como no estágio I, a vigilância ativa com acompanhamento de PSA é muitas vezes uma boa opção para os homens, idosos ou com outros problemas de saúde, cuja doença não está causando qualquer sintoma. A prostatectomia radical e a radioterapia também podem ser opções adequadas.

As opções de tratamento para os homens mais jovens e saudáveis ​​podem incluir:


  • Prostatectomia radical, muitas vezes com remoção de linfonodos pélvicos. Isto pode ser seguido por radioterapia se o tumor se espalhou além da próstata, no momento da cirurgia, ou se o nível do PSA ainda é detectável após a cirurgia.
  • Apenas radioterapia.
  • Apenas braquiterapia.
  • Braquiterapia e radioterapia combinados.
  • Participação em um estudo clínico.


Todas as opções de radioterapia podem ser combinadas com a hormonioterapia, se existe uma chance de recidiva, baseado no PSA e na graduação de Gleason.

Estágio  III

Os tumores estágio III cresceram fora da glândula prostática, mas não atingiram a bexiga ou o reto (T3). Não se espalharam para os linfonodos (N0) ou órgãos distantes (M0). Estes tumores tem maior probabilidade de recidivar após o tratamento.

As opções de tratamento para este estágio podem incluir:


  • Radioterapia e hormonioterapia.
  • Radioterapia e braquiterapia, possivelmente com um curto período de hormonioterapia.
  • Prostatectomia radical em casos selecionados, muitas vezes com remoção dos linfonodos pélvicos. Isto pode ser seguido por radioterapia.


Os homens com outros problemas de saúde podem receber um tratamento menos agressivo, como a hormonioterapia ou mesmo a vigilância ativa.

A participação em um estudo clínico também é uma opção para muitos homens com câncer de próstata em estágio III.

Estágio  IV

O tumor em estágio IV já se disseminou para as áreas próximas, como bexiga ou reto (T4) , para os linfonodos próximos (N1) ou para órgãos distantes, como os ossos (M1). Alguns tipos de câncer de próstata T4 podem ser curados usando alguns dos tratamentos para o estágio III. Mas a maioria dos tumores em estágio IV não é mais curável com o tratamento padrão.

As opções de tratamento podem incluir:


  • Hormonioterapia.
  • Radioterapia com hormonioterapia, em casos selecionados.
  • Cirurgia para aliviar sintomas, como hemorragia ou obstrução urinária.
  • Tratamentos para metástases ósseas, como denosumabe, bisfosfonatos (ácido zoledrônico) ou um radiofármaco (estrôncio-89, samário-153 ou o rádio-223.
  • Quimioterapia.
  • Vigilância ativa, para pacientes que têm outros problemas de saúde.
  • Participação em um estudo clínico.


O tratamento do câncer de próstata em estágio IV também pode incluir tratamentos para prevenir ou aliviar sintomas como a dor óssea.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamento-do-cancer-de-prostata-por-estagio/5863/290/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla