Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Prevenção e Tratamento da Metástase Óssea do Câncer de Próstata


Se o câncer de próstata se desenvolver fora da glândula, pode se espalhar para os tecidos ou linfonodos adjacentes e ossos. A disseminação para os ossos pode ser dolorosa e provocar outros problemas, como fraturas ou aumento dos níveis de cálcio.

Prevenir ou retardar a disseminação da doença para os ossos é um dos principais objetivos do tratamento se o tumor se desenvolveu fora da glândula. Se o câncer já atingiu os ossos, controlar ou aliviar a dor e outras complicações é uma parte importante do tratamento.

Tratamentos descritos anteriormente, como hormonioterapia, quimioterapia e vacinas podem ajudar, mas existem outras terapias mais específicas se a doença se disseminou para os ossos:


  • Bisfosfonatos


Os bisfosfonatos são um grupo de medicamentos para aliviar a dor e o aumento dos níveis de cálcio causados pela disseminação da doença para os ossos. Também podem retardar o desenvolvimento de metástases e prevenir fraturas. Além de ajudarem a fortalecer os ossos em homens recebendo terapia hormonal.

Esses medicamentos atuam diminuindo a atividade  dos osteoclastos. Essas células normalmente quebram a estrutura mineral dos ossos para mantê-los saudáveis. Mas, os osteoclastos frequentemente se tornam hiperativos quando as células cancerígenas se espalham para os ossos, o que pode causar problemas.

O bisfosfonato mais utilizado para o tratamento das metástases do câncer de próstata é o ácido zoledrônico. É administrado por via intravenosa, geralmente uma vez a cada 3 ou 4 semanas. Recomenda-se o uso de suplemento contendo cálcio e vitamina D para evitar problemas com a diminuição dos níveis de cálcio .

Os bisfosfonatos também podem ser usados para tratar a osteoporose. Alguns homens com câncer de próstata podem desenvolver a osteoporose após a hormonioterapia.

Os bisfosfonatos podem apresentar efeitos colaterais, como sintomas de gripe, dores ósseas ou articulares e problemas renais.

Um efeito colateral raro, mas importante dos bisfosfonatos é a osteonecrose da mandíbula. Nessa condição, uma parte do osso da mandíbula perde seu suprimento de sangue, podendo levar à perda de dentes e infecções ou feridas no osso da mandíbula. Recomenda-se uma verificação dentária antes de começar o tratamento com bisfosfonatos. Também é importante manter uma boa higiene oral e exames dentários regulares para ajudar a prevenir esta condição.


  • Denosumabe


O denosumabe é outro medicamento para tratar metástases ósseas do câncer de próstata. Assim como os bisfosfonatos, o denosumabe também bloqueia os osteoclastos, mas de forma diferente.

Em pacientes com a doença avançada, o denosumabe pode prevenir ou retardar problemas, como fraturas. Também pode ser útil se o tratamento com ácido zoledrônico não está mais respondendo.

Este medicamento é administrado como uma injeção subcutânea a cada 4 semanas. Recomenda-se o uso de um suplemento que contenha cálcio e vitamina D para evitar problemas com os níveis baixos de cálcio.

Os efeitos colaterais comuns do denosumabe incluem náuseas, diarreia e sensação de fraqueza ou cansaço. Assim como os bisfosfonatos, o denosumabe também pode causar osteonecrose da mandíbula, e são recomendadas as mesmas precauções, como check-up dentário.


  • Corticosteroides


Alguns estudos sugerem que medicamentos corticosteroides, como a prednisona e a dexametasona, podem aliviar a dor óssea em alguns homens. Também podem ajudar nos níveis do PSA.


  • Radioterapia


A radioterapia pode reduzir a dor óssea, principalmente se a dor está limitada apenas a uma região. A radioterapia pode ser administrada em tumores na coluna vertebral, aliviando a pressão sobre a medula em alguns casos. A radioterapia também pode aliviar outros sintomas, reduzindo tumores em outras partes do corpo.


  • Radiofármacos


Os radiofármacos são medicamentos que contêm elementos radioativos. Eles são administrados via intravenosa e se estabelecem nas áreas dos ossos com doença ativa. A radiação emitida localmente destrói as células cancerígenas.

Atualmente, existem 3 radiofármacos que podem ser usados no tratamento das metástases ósseas do câncer de próstata:


  1. Estrôncio-89.
  2. Samário-153.
  3. Rádio -223.


Estes radiofármacos podem ser utilizados no tratamento das óssea. Ao contrário da radioterapia, este tratamento permite que todos os ossos afetados pela doença sejam tratados ao mesmo tempo.

O principal efeito colateral dos radiofármacos é a diminuição nas taxas sanguíneas, que pode aumentar o risco de infecções ou hemorragias.


  • Medicamentos para a Dor


Quando devidamente prescritos, os medicamentos para dor, como ibuprofeno, acetaminofeno ou opioides similares a morfina são muito eficazes. Sintomas, como sonolência e prisão de ventre podem aparecer, mas geralmente podem ser tratados alterando a dose ou adicionando outros medicamentos.

Quando tiver dor ou qualquer outro sintoma converse com seu médico, pois a dor e a maioria dos sintomas da doença muitas vezes podem ser tratados de forma eficaz.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído;http://www.oncoguia.org.br/conteudo/prevencao-e-tratamento-da-metastase-ossea-do-cancer-de-prostata/5860/290/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla